Postado por [email protected] em 27/maio/2026 - Sem Comentários
As atividades visam garantir o pleno funcionamento da rede durante os festejos de Santo Antônio
Um dos símbolos das festividades juninas em todo o Nordeste, a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha, movimenta todo o estado do Ceará. Somente no dia do cortejo do pau da bandeira a estimativa é que 300 mil pessoas passem pelo município. Toda essa movimentação demanda que ações sejam feitas para garantir que a integralidade do sistema de esgotamento sanitário funcione normalmente.
Desde o início de maio, a Ambiental Ceará intensificou a realização de limpezas preventivas na rede de esgoto de Barbalha, especialmente no centro histórico do município, e demais áreas que concentram atividades da festividade que abre o São João do Nordeste.
Tadeu Bezerra, gerente executivo da Ambiental Ceará explica como se dá a limpeza da rede. “O processo consiste em realizar o hidrojateamento das redes, a fim de limpá-las, assegurando que o efluente chegue à Estação de Tratamento correspondente sem enfrentar dificuldades. Isso trará uma maior segurança operacional, fortalecendo o sistema nesse momento de abertura dos festejos juninos. Importante recomendar que a população evite descartar lixo na rede de esgoto, já que o sistema não é dimensionado para receber contribuições desta ordem”, detalhou o gestor.
Frisa-se que esse tipo de intervenção acontece de modo frequente em todas as cidades atendidas pela parceria Público-Privada Ambiental Ceará e Cagece. Contudo, devido o aumento expressivo de pessoas no município de Barbalha, em face do evento, a intensificação ocorre, sempre no intuito de assegurar que a festividade aconteça de modo tranquilo e sem intercorrências.
As Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) da cidade, estruturas responsáveis por bombear todo o esgoto coletado até a estação de tratamento mais próxima, também passaram por procedimentos de preparação, a fim de garantir que o equipamento opere normalmente mesmo diante do aumento de fluxo causado pela população flutuante que chega ao município para participar da Festa de Santo Antônio.
PPP do esgotamento sanitário
A Parceria Público-Privada de esgoto firmada entre a Ambiental Ceará e a Cagece tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,5 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.
Postado por [email protected] em 22/maio/2026 - Sem Comentários
Dos três, apenas dois bairros já estão com o serviço de coleta e tratamento de esgoto universalizado, considerando as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento. No bairro Romeirão, por exemplo, a cobertura chega a 96% da população residente na área
A rede de esgoto avançou em Juazeiro do Norte nos últimos três anos através da Parceria Público-Privada (PPP) Cagece e Ambiental Ceará, garantindo a disponibilidade do esgotamento sanitário para mais de 60 mil juazeirenses que antes não possuíam o benefício em suas ruas. Somente os bairros Limoeiro, Pirajá e Romeirão, três dos mais tradicionais e populosos da cidade, somam 2.580 residências com a coleta e tratamento de esgoto disponíveis, mas os imóveis não estão conectados ao sistema.
No Pirajá e Romeirão, por exemplo, o serviço de esgotamento sanitário já está universalizado, ou seja, mais de 90% da população residente desses bairros podem usufruir do benefício. Porém, muitas residências não estão conectadas à rede de esgoto. Apenas no Pirajá, são 1.154 imóveis, que poderiam estar realizando a destinação correta dos esgotos.
A Ambiental Ceará aponta que mais de 8 mil moradores dessas áreas poderão ser beneficiados com a coleta e o tratamento de esgoto ao realizarem a adesão ao sistema, contribuindo para a redução de doenças, insetos e outros vetores de saúde associados à existência de esgoto nas ruas, rios e outras áreas sem tratamento.
O enfermeiro Augusto Ferreira pondera que a maior parte das doenças infectocontagiosas está relacionada à ausência ou ao não uso do sistema de esgotamento sanitário. “A maioria das doenças infectocontagiosas e parasitárias estão associadas à presença de esgoto a céu aberto ou falta de coleta de esgoto. Além disso, ambientes sem saneamento favorecem a presença constante de mosquitos, ratos, baratas e outros vetores”, explica.
Tadeu Bezerra, gerente-executivo da Ambiental Ceará, destaca que a transformação da qualidade de vida urbana está diretamente relacionada à conexão ao sistema de esgotamento sanitário. “Apenas a implantação da infraestrutura não é suficiente para impedir os danos que o esgoto bruto causa à natureza e às pessoas, é preciso que a população ligue suas casas às redes de esgoto, que façam o uso do sistema. Assim teremos cidades melhores, mais limpas, agradáveis e saudáveis”, explica.
Casas que podem se conectar à rede de esgoto, mas não estão conectadas
Quantidade por cada bairro citado:
• Limoeiro: 1.150 imóveis
• Pirajá: 1.154 imóveis
• Romeirão: 276 imóveis
Como se conectar à rede de esgoto
Busque um dos canais de atendimento da Cagece, por meio do 0800 275 0195, além das lojas de atendimento físico, pelo Cagece App e através da Gesse, atendente virtual. Seguindo este caminho será possível consultar a disponibilidade de rede nos bairros e ruas de Juazeiro do Norte, além de solicitar a ligação da sua casa ao sistema.
PPP do esgotamento sanitário
A Parceria Público-Privada de esgoto firmada entre a Ambiental Ceará e a Cagece tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,5 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.
Postado por [email protected] em 20/maio/2026 - Sem Comentários
Com acesso gratuito, o projeto “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” já está recebendo visitas agendadas de estudantes da rede pública e, no sábado, 23/5, será aberta para a população com cinema ao ar livre.
Uma experiência interativa que faz o público conhecer o ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual, com uma mostra de cinema ambiental. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que chegou a Fortaleza (CE), recebendo visitações entre os dias 20 e 23 de maio, na Lagoa da Libânia, no bairro Mondubim.
De quarta (20/5) a sexta-feira (22/5), o atendimento será destinado a estudantes de escolas públicas, previamente agendadas. No sábado (23/5), a exposição será aberta ao público em geral das 15h às 19h já, a partir das 19h, acontece a “Mostra Cine ao Ar Livre”. A entrada é gratuita.
A exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” é viabilizada por meio da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), com patrocínio do Instituto Aegea e Ambiental Ceará, apoio local da Prefeitura de Fortaleza, Secretaria Executiva Regional 10 e Secretaria de Educação. A realização é da 3 Apitos Cultura, Ministério da Cultura e Governo do Brasil – Do lado do povo brasileiro.
“O projeto Olho D’Água, incentivado pelo Instituto Aegea, chega pela segunda vez ao Ceará para proporcionar conhecimento para crianças, adolescentes e comunidade sobre a importância do Saneamento Básico, de como o saneamento melhora a qualidade de vida de uma cidade e de seus cidadãos. E o projeto Olho D’Água, a partir de uma exposição criativa, divertida e interativa possibilita que o participante vivencie e entenda a importância do descarte adequado de resíduos, da importância de ter sua casa conectada à rede de esgoto”, comentou Águeda Muniz, diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará.
A exposição circula pelo estado desde o mês de março e já passou pelas cidades de Crato, Barbalha, Missão Velha, Juazeiro do Norte, Farias Brito, Nova Olinda, Santana do Cariri, Chorozinho e Itaitinga.
Preservação dos recursos hídricos
Com o intuito de despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora, o projeto tem como tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos” e traz à tona a exposição, que acontece em um Tech-Truck, um caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência interativa.
A exposição oferece uma experiência de realidade virtual, em que o público pode mergulhar no universo da animação 3D, realizar um percurso que parte de uma nascente (olho d’água), chegar a rios maiores e desaguar no mar.
“Neste trajeto, os visitantes passam por cidades, por uma floresta e por comunidades, vivenciando experiências fantásticas que divertem, mas também ensinam práticas para cuidar melhor da água e do meio ambiente do nosso planeta”, diz Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto.
Compõe a iniciativa a “Mostra Cine ao Ar Livre”, em que são exibidos filmes que apresentam questões relacionadas à preservação ambiental e à sustentabilidade, de forma lúdica e atrativa para todas as idades. Todas as atividades são gratuitas.

Diferentes locais do Brasil
O “Olho D’Água”, que está em sua quarta edição, já passou por mais de 100 cidades em 14 estados brasileiros, sempre com grande participação do público e sucesso em todos os locais por onde passou. Atualmente, dois caminhões do projeto viajam por diferentes estados do Brasil, levando a experiência e os aprendizados para ainda mais pessoas.
“Nossa expectativa é manter o sucesso que o projeto vem obtendo desde seu início e seguir atendendo um público diverso, com abordagem acessível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio ambiente e da preservação dos recursos hídricos”, afirma Guilherme Mello, um dos coordenadores do projeto.
SERVIÇO
Exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”
Quando: 20 a 22/05, para escolas agendas / 23/05 (sábado), visitação aberta ao público
Onde: Lagoa da Libânia, no bairro Mondubim
Horário: 15h às 19h
Acesso gratuito
Postado por [email protected] em 14/maio/2026 - Sem Comentários
Com acesso gratuito, o projeto “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” já está recebendo visita de estudantes e no sábado, 16/5, será aberta para a população com cinema ao ar livre.
Uma experiência interativa que faz o público conhecer o ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual, com uma mostra de cinema ambiental. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que chegou ao município de Itaitinga (CE), e segue até o dia 16 de maio de 2026, na Praça da Igreja Matriz.
Até a sexta-feira (15/5), o atendimento é voltado, exclusivamente, às escolas, previamente agendadas. Já, no sábado (16/5), a exposição fica aberta ao público em geral das 15h às 19h e, também nesse dia (sábado, 16/5), acontece a “Mostra Cine ao Ar Livre” às 19h. A entrada é gratuita.
A exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” é viabilizada por meio da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), com patrocínio do Instituto Aegea e Ambiental Ceará, apoio local da Prefeitura de Itaitinga e Secretaria de Educação. A realização é da 3 Apitos Cultura, Ministério da Cultura e Governo do Brasil – Do lado do povo brasileiro.
“O projeto Olho D’Água, incentivado pelo Instituto Aegea, chega pela segunda vez ao Ceará para proporcionar conhecimento para crianças, adolescentes e comunidade sobre a importância do Saneamento Básico, de como o saneamento melhora a qualidade de vida de uma cidade e de seus cidadãos. E o projeto Olho D’Água, a partir de uma exposição criativa, divertida e interativa possibilita que o participante vivencie e entenda a importância do descarte adequado de resíduos, da importância de ter sua casa conectada à rede de esgoto”, comentou Águeda Muniz, diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará.

Preservação dos recursos hídricos
Com o intuito de despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora, o projeto tem como tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos” e traz à tona a exposição, que acontece em um Tech-Truck, um caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência interativa.
A exposição oferece uma experiência de realidade virtual, em que o público pode mergulhar no universo da animação 3D, realizar um percurso que parte de uma nascente (olho d’água), chegar a rios maiores e desaguar no mar.
“Neste trajeto, os visitantes passam por cidades, por uma floresta e por comunidades, vivenciando experiências fantásticas que divertem, mas também ensinam práticas para cuidar melhor da água e do meio ambiente do nosso planeta”, diz Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto.
Compõe a iniciativa a “Mostra Cine ao Ar Livre”, em que são exibidos filmes que apresentam questões relacionadas à preservação ambiental e à sustentabilidade, de forma lúdica e atrativa para todas as idades. Todas as atividades são gratuitas.
Diferentes locais do Brasil
O “Olho D’Água”, que está em sua quarta edição, já passou por mais de 100 cidades em 14 estados brasileiros, sempre com grande participação do público e sucesso em todos os locais por onde passou. Atualmente, dois caminhões do projeto viajam por diferentes estados do Brasil, levando a experiência e os aprendizados para ainda mais pessoas.
“Nossa expectativa é manter o sucesso que o projeto vem obtendo desde seu início e seguir atendendo um público diverso, com abordagem acessível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio ambiente e da preservação dos recursos hídricos”, afirma Guilherme Mello, um dos coordenadores do projeto.
SERVIÇO
Exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”
Quando: Até 16 de maio de 2026
Onde: Praça da Igreja Matriz de Itaitinga
Horário: 15h às 19h
Acesso gratuito
Postado por [email protected] em 08/maio/2026 - Sem Comentários
Com acesso gratuito, a exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” recebe visita de estudantes, previamente agendados, e no sábado, 9/5, será aberta para a população com cinema ao ar livre.
Uma experiência interativa que faz o público conhecer o ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual, com uma mostra de cinema ambiental. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que chegou ao município de Chorozinho (CE), e segue até o dia 9 de maio de 2026, na Praça da Igreja Matriz.
Até a sexta-feira (8/5), o atendimento é voltado, exclusivamente, às escolas, previamente agendadas. Já, no sábado (9/5), a exposição fica aberta ao público em geral das 15h às 19h e, também nesse dia (sábado, 9/5), acontece a “Mostra Cine ao Ar Livre” às 19h. A entrada é gratuita.
A exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” é viabilizada por meio da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), com patrocínio do Instituto Aegea e Ambiental Ceará, apoio local da Prefeitura de Chorozinho e Secretaria de Educação. A realização é da 3 Apitos Cultura, Ministério da Cultura e Governo do Brasil – Do lado do povo brasileiro.
“O projeto Olho D’Água, incentivado pelo Instituto Aegea, chega pela segunda vez ao Ceará para proporcionar conhecimento para crianças, adolescentes e comunidade sobre a importância do Saneamento Básico, de como o saneamento melhora a qualidade de vida de uma cidade e de seus cidadãos. E o projeto Olho D’Água, a partir de uma exposição criativa, divertida e interativa possibilita que o participante vivencie e entenda a importância do descarte adequado de resíduos, da importância de ter sua casa conectada à rede de esgoto”, comentou Águeda Muniz, diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará.
Preservação dos recursos hídricos
Com o intuito de despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora, o projeto tem como tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos” e traz à tona a exposição, que acontece em um Tech-Truck, um caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência interativa.
A exposição oferece uma experiência de realidade virtual, em que o público pode mergulhar no universo da animação 3D, realizar um percurso que parte de uma nascente (olho d’água), chegar a rios maiores e desaguar no mar.
“Neste trajeto, os visitantes passam por cidades, por uma floresta e por comunidades, vivenciando experiências fantásticas que divertem, mas também ensinam práticas para cuidar melhor da água e do meio ambiente do nosso planeta”, diz Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto.
Compõe a iniciativa a “Mostra Cine ao Ar Livre”, em que são exibidos filmes que apresentam questões relacionadas à preservação ambiental e à sustentabilidade, de forma lúdica e atrativa para todas as idades. Todas as atividades são gratuitas.

Diferentes locais do Brasil
O “Olho D’Água”, que está em sua quarta edição, já passou por mais de 100 cidades em 14 estados brasileiros, sempre com grande participação do público e sucesso em todos os locais por onde passou. Atualmente, dois caminhões do projeto viajam por diferentes estados do Brasil, levando a experiência e os aprendizados para ainda mais pessoas.
“Nossa expectativa é manter o sucesso que o projeto vem obtendo desde seu início e seguir atendendo um público diverso, com abordagem acessível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio ambiente e da preservação dos recursos hídricos”, afirma Guilherme Mello, um dos coordenadores do projeto.
SERVIÇO
Exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”
Quando: De 06 a 09 de maio de 2026
Onde: Praça da Igreja Matriz de Chorozinho
Horário: 15h às 19h
Acesso gratuito
Postado por [email protected] em 06/maio/2026 - Sem Comentários
Os materiais jornalísticos reconhecidos concorreram entre os mais de 100 trabalhos submetidos nesta edição da premiação.
Na noite da última terça-feira, dia 05 de maio, comunicadores, jornalistas e profissionais de imprensa de Fortaleza e Região Metropolitana estiveram reunidos no Ideal Clube para a cerimônia de premiação do 2º Prêmio Jornalismo Ambiental do Ceará. A iniciativa da Ambiental Ceará e Ambiental Crato, empresas do grupo Aegea no Estado, reconheceu os melhores trabalhos norteados pelo tema: “Como a universalização do esgotamento sanitário transforma vidas e contribui no cuidado com o meio ambiente”.
Ao todo, em Fortaleza, foram entregues 14 premiações, divididas em sete categorias: Áudio, Texto, Telejornalismo, sendo duas de concorrência estadual – Repórter Cinematográfico e Fotojornalismo. As categorias Universitário e Redes Sociais foram lançadas nesta edição, destacando as produções jornalísticas da academia e nas mídias digitais.
O Prêmio Jornalismo Ambiental do Ceará é dividido em dois momentos, e o primeiro aconteceu em evento realizado no último dia 25 de abril, quando foram conhecidos 15 trabalhos vencedores, produzidos na região Cariri.
Os materiais jornalísticos reconhecidos concorreram entre os mais de 100 trabalhos submetidos, número que superou a primeira edição da iniciativa, o que reforça o engajamento da imprensa cearense com a universalização do esgotamento sanitário. Os projetos inscritos foram avaliados por banca julgadora técnica, multidisciplinar e de representatividade no jornalismo e no setor de saneamento básico.

André Bicca, diretor-presidente da Ambiental Ceará e da Ambiental Crato frisou o papel central da imprensa na conscientização para universalização do esgotamento sanitário no estado. “Para nós é muito importante esse evento, é o espaço de reconhecimento do papel fundamental da imprensa para a universalização; é a imprensa que leva informação para população. Nós temos que chegar a 90% de cobertura de esgoto até 2033, e o trabalho da mídia é essencial para que isso ocorra”, destacou o gestor.
O evento também foi marcado por Homenagem Especial concedida ao jornalista, radialista e apresentador, Nonato Albuquerque. Com cerca de cinco décadas de atuação no jornalismo cearense, o profissional se destaca por uma atuação que leva até a população temas do cotidiano com credibilidade e compromisso, a exemplo da pauta da importância do saneamento básico na vida das pessoas. “É o tempo de serviço, é a gratidão para com os companheiros que me abraçam e para com todos que me afagam pelos serviços prestados como jornalista; mas, fundamentalmente é o reconhecimento de um trabalho feito em equipe”, comentou o homenageado da noite.

O Prêmio de Jornalismo Ambiental reconhece a relevância da imprensa e seu papel fundamental para o alcance das metas definidas no Marco Legal do Saneamento Básico, ao levar informação e conhecimento para a população sobre a temática e seus benefícios no dia a dia, transformando realidades, trazendo mais saúde e qualidade de vida.
Confira a lista completa dos vencedores – Edição Fortaleza
Categoria Universitário
Brian Sthefano Ferreira Gomes Costa – Unifanor Wydan
Reportagem: Com avanço do tratamento de esgoto, Ceará registra impactos na saúde pública e na qualidade de vida
Categoria Redes Sociais
Bruna Lira – Grupo O Povo
Reportagem: Série “Como o saneamento básico redesenha o futuro de comunidades em Fortaleza”
Equipe: Luíza Vieira – Repórter / Letícia Lopes – editora-adjunta
Categoria Áudio
1° lugar: Bruna Lira – O Povo CBN
Reportagem: Série “Como O Saneamento Básico Redesenha o Futuro de Comunidades em Fortaleza”
Equipe: Luíza Vieira – repórter /Letícia Lopes – editora-adjunta / Eduardo Rubens – operador de áudio
2° lugar: Roberta Farias – FM Dom Bosco
Reportagem: Esgoto a céu aberto: O risco invisível que desafia Fortaleza
Equipe: Lucas Sousa e Brendo Carvalho – Jornalistas / Vanessa Ádrian – estagiária de Jornalismo
3° lugar: Luciano Augusto – Rádio Jovem Pan News Fortaleza
Reportagem: Do Marco Legal à realidade: Como o Ceará avança no Saneamento
Categoria Texto
1° lugar: Karyne Lane – Jornal O Povo
Reportagem: Série de Reportagens “Pajeú Redivivo”
2° lugar: Ideídes Guedes – Diário do Nordeste
Reportagem: Infância Submersa na Lama
3° lugar: Adriana Albuquerque – Agência de Fortaleza
Reportagem: “Conexões que Transformam Vidas – O Esgotamento Sanitário e a Conquista da Dignidade em Fortaleza”
Equipe: Produção e reportagem Adriana Albuquerque: Anna Regadas, Silmara Cavalcante e Vinícius Soares / Revisão: Adriana Albuquerque /Anna Regadas e Silmara Cavalcante / Edição: Adriana Albuquerque, Maraelyse Araripe e Thiago Paiva / Imagens: Zé Rosa Filho / Vídeo Mateus Dantas / Imagens de drone: João Guilherme / Coordenação: Maraelyse Araripe e Moema Soares
Categoria Telejornalismo
1° lugar: Liliana Benevides – TV Ceará
Reportagem: Série: Por Água Abaixo
Equipe: Repórter: Thea Morel / Produção: Liliana Benevides / Edição de Texto: Ana Martins / Cinegrafistas: Gilson Melo, João Batista e Leandro Silva / Arte Finalização: George Prudente
2° lugar: Fernanda de Castro – TV Cidade Fortaleza
Reportagem: Série: Saneamento que Salva Vidas
Equipe: Karolina Maia de Sousa e Franciane Amaral Barbosa – produção / Francisco Viana da Silvia Júnior – coordenador-geral de jornalismo / Matheus Castro de Freitas e Miguel Anderson da Costa Ferreira – edição de texto / Mirela Matos de Oliveira – editora de vídeo / Francisco André Sousa da Silva e Carlos Roberto Pereira Félix – cinegrafistas
3° lugar: Halisson Ferreira – TV Verdes Mares
Reportagem: Esgoto e Dignidade: Um Desafio na História do Ceará
Equipe: Produção e edição de texto: Halisson Ferreira / Edição de images: Fernando Ferreira / Edição de texto: George Facundo / Repórter: Davi César / Imagens: Benjamin Lopes e Marcélio Bezerra / Arte: Edilberto Rodrigues
Categoria Repórter Cinematográfico (Ampla concorrência)
2° lugar: Nilson Filho – Alece TV
Reportagem: Um rio chagado pelas mãos do homem
Equipe: Nilson Filho, Salomão Costa e Daniel Cardoso. (Imagens e Drone)
Categoria Fotojornalismo (Ampla Concorrência)
1° lugar: Fábio Lima – Jornal O Povo
Trabalho: Havia um córrego no caminho
2° lugar: Fabiane de Paula – Diário do Nordeste
Trabalho: Infância submersa na lama
Postado por [email protected] em 05/maio/2026 - Sem Comentários
Os trabalhos são executados pela Ambiental Ceará em cidades nas regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri
A Ambiental Ceará, parceira da Cagece na operação e universalização do esgoto, divulga o cronograma de obras de expansão e melhorias do sistema de esgotamento sanitário das cidades atendidas pela Parceria Público-Privada. As vias estarão com intervenções entre os dias 4 e 8 de maio.
CAUCAIA
Conjunto Metropolitano
Rua Pedro Alves De Menezes
Rua São Jerônimo
EUSÉBIO
Coité
Rua Das Flores
FORTALEZA
Curió
CE – 165
Granja Lisboa
Travessa Dom Fradique
Granja Portugal
Rua Oscar França
Mondubim
Rua V Conjunto Planalto Mondubim
Siqueira
Rua Bom Jesus
Rua Doutor Fernando Augusto
Rua Paulino Rocha
MARACANAÚ
Pajuçara
Rua Nossa Senhora de Nazaré
MARANGUAPE
Itapebussu
Rua Lindolfo Prata
Novo Maranguape
Rua Antônio Gondin Costa
Rua Luiz Tiburcio
Sapupara
Avenida Tabatinga
JUAZEIRO DO NORTE
Vila Três Marias
CE – 060
Todas as residências da área contemplada com as obras foram previamente comunicadas, pela Ambiental Ceará, sobre a realização das obras. Qualquer dúvida pode ser encaminhada a partir dos canais oficiais de atendimento da Cagece: aplicativo Cagece App (disponível para Android e iOS) ou por meio da Gesse, assistente virtual que atende no portal da companhia (www.cagece.com.br), além da Central de Atendimento (0800 275 0195).
PPP do esgotamento sanitário
A Parceria Público-Privada de esgoto firmada entre a Ambiental Ceará e a Cagece tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,5 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.