Postado por [email protected] em 17/jun/2026 - Sem Comentários
Com equipes dedicadas à identificação de ligações irregulares de águas pluviais na rede de esgoto, profissionais da Parceria Público-Privada Cagece e Ambiental Ceará já visitaram mais de 7.900 residências apenas no primeiro trimestre de 2026.
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em parceria com a Ambiental Ceará, vem intensificando ações de orientação à população sobre a destinação correta das águas pluviais e do esgoto doméstico. A iniciativa busca prevenir sobrecargas na rede de esgotamento sanitário, especialmente durante o período chuvoso, contribuindo para a eficiência operacional do sistema e para a qualidade dos serviços prestados à população.
Somente no primeiro trimestre de 2026, equipes da parceria visitaram 7.975 residências nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Horizonte para identificar e orientar moradores sobre ligações irregulares de águas de chuva na rede de esgoto. Durante as ações, foram identificadas 1.128 ocorrências desse tipo de conexão inadequada.
A prática, embora muitas vezes realizada por desconhecimento, pode comprometer o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário. Isso porque a infraestrutura foi projetada para receber exclusivamente os efluentes domésticos provenientes de pias, chuveiros e vasos sanitários. Já a água da chuva deve ser direcionada para o sistema de drenagem urbana.
Para identificar as irregularidades, as equipes utilizam testes de fumaça e corante, métodos seguros e sem impactos ambientais que permitem verificar a existência de conexões indevidas entre os sistemas. Além do trabalho técnico, a ação tem caráter educativo, levando informações à população sobre a importância da separação correta das tubulações.
Atualmente, as atividades estão concentradas principalmente nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Horizonte, localidades que registram maior incidência de sobrecargas na rede durante a quadra chuvosa. Em Fortaleza, uma das áreas prioritárias das ações é o bairro Vicente Pinzón, na região do Riacho Maceió e da Avenida Beira-Mar. No local, foram identificadas 612 ligações irregulares de águas pluviais à rede de esgoto.
Para a coordenadora de Interação Social da Cagece, Sâmia Andrade, levar educação ambiental e informação para a população é fundamental para o fortalecimento das ações de saneamento. “A educação sanitária é uma importante aliada na construção de cidades mais sustentáveis. Por meio dessas ações de orientação, aproximamos a população do tema saneamento e mostramos como atitudes simples, como a correta destinação da água da chuva, podem gerar benefícios coletivos, contribuindo para o bom funcionamento dos sistemas e para a promoção da saúde pública”, afirma.

A correção dessas situações contribui para reduzir riscos de extravasamentos e melhorar o desempenho da infraestrutura sanitária, principalmente em períodos de chuvas intensas. Quando identificam ligações irregulares, as equipes orientam os moradores sobre a necessidade de adequação das instalações hidráulicas. As informações também são encaminhadas aos órgãos competentes para as providências cabíveis.
O diretor-executivo da Ambiental Ceará, Fábio Arruda, reforça a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é reduzir os impactos gerados por essas conexões irregulares, que sobrecarregam uma infraestrutura que não foi projetada para receber água da chuva. Ao corrigir essas situações, evitamos transtornos à população, protegemos a saúde pública, preservamos a infraestrutura e contribuímos diretamente para a qualidade ambiental das nossas cidades”, explica.
A Cagece reforça que a participação da população é essencial para o bom funcionamento dos sistemas de saneamento. A correta destinação das águas pluviais contribui para a preservação da infraestrutura, a melhoria da prestação dos serviços e a promoção da saúde pública e da qualidade de vida nas cidades cearenses.
Postado por [email protected] em 22/jan/2026 - Sem Comentários
O descarte irregular continua sendo um dos maiores desafios da manutenção do sistema de esgotamento sanitário. Só em 2025, foram retiradas mais de 430 toneladas de resíduos sólidos do tratamento preliminar (gradeamento) das estações de tratamento de esgoto.
A Ambiental Ceará, parceira da Cagece na operação e universalização do esgoto, intensifica as ações de limpeza preventiva na rede de esgoto da capital cearense, realizando intervenções em cerca de 12km de rede coletora, apenas no mês de janeiro deste ano. Durante a ação, que segue nessa quadra chuvosa, as equipes retiram resíduos descartados incorretamente nas tubulações de esgoto, o que ocasiona entupimentos e extravasamentos.
Bairros como Parangaba, Maraponga, Passaré, Barra do Ceará e Meireles já passaram por manutenções. Além disso, com atenção ao período das férias e à alta movimentação na cidade, áreas que compreendem a rede hoteleira e com maior volume de visitantes também já foram contempladas.
Os serviços são realizados, prioritariamente, no período noturno, após às 23h, para minimizar impactos na circulação da via.
Tecnologia a serviço da prevenção
Entre os espaços da cidade que recebem as equipes da Ambiental Ceará, estão o Polo Gastronômico da Varjota e a área de barracas da Praia do Futuro. Nessas regiões, uma das situações que requer maior atenção é o acúmulo de gordura descartada indevidamente na tubulação. Para reduzir eventuais transtornos, a empresa orienta moradores e empresários da área sobre o descarte correto de resíduos sólidos e oleosos, além de investir em uma tecnologia biológica para reduzir eventuais transtornos causados, o chamado Free-Flow Block .
Trata-se de um produto, ambientalmente seguro, que utiliza uma combinação de bactérias naturais e enzimas que decompõem a gordura e outros resíduos orgânicos presentes nas tubulações. Com isso, a rede é desobstruída e é evitado o acúmulo de materiais no sistema de esgoto que causam entupimentos.
Nesse cronograma preventivo, em vias onde se encontram os chamados “coletores-troco” – grandes tubulações por onde passam alto volume de esgoto, a Ambiental Ceará também utiliza o equipamento SeeSnake, um robô de videomonitoramento, com o qual é possível identificar pontos que demandem maior atenção e/ou manutenção da rede coletora.
O bom uso da rede
O descarte irregular continua sendo um dos maiores desafios da manutenção do esgotamento sanitário, e a população também faz parte dessa postura preventiva, adotando atitudes de bom uso da rede coletora.
Apenas em 2025, foram retiradas mais de 430 toneladas de resíduos sólidos do tratamento preliminar (gradeamento) das estações de tratamento da Ambiental Ceará, materiais que foram descartados irregularmente na rede de esgoto e galerias pluviais. Além disso, no mesmo período, a empresa realizou, em média, mais de 71 mil manutenções no sistema de esgotamento só de Fortaleza, grande parte necessárias justamente por entupimentos provocados pelo descarte inadequado.
Entre os itens mais encontrados estão restos de alimentos, óleo e gordura, sacolas plásticas, absorventes, cascas e sementes, tecidos, papéis, preservativos, cotonetes, fio dental, embalagens, cabelos, medicamentos, borra de café, cigarros e fraldas.
Outro ponto importante de atenção para a população é o cuidado para que as águas das chuvas sejam destinadas corretamente para o sistema de drenagem e não para a rede de esgoto, o que gera sobrecarga no sistema e aumento de extravasamentos.
Em caso de presenciar uma situação de entupimento da rede de esgoto, a população pode entrar em contato por meio dos canais de atendimento da Cagece: aplicativo Cagece App (disponível para Android e iOS) ou por meio da Gesse, assistente virtual que atende no portal da companhia (www.cagece.com.br), além da Central de Atendimento (0800 275 0195).
Sobre a PPP de esgotamento sanitário
A Parceria Público-Privada de esgoto firmada entre a Ambiental Ceará e a Cagece tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,5 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.