Cagece e Ambiental Ceará orientam a população sobre ligações irregulares de água da chuva na rede de esgoto

Postado por [email protected] em 17/jun/2026 - Sem Comentários

Com equipes dedicadas à identificação de ligações irregulares de águas pluviais na rede de esgoto, profissionais da Parceria Público-Privada Cagece e Ambiental Ceará já visitaram mais de 7.900 residências apenas no primeiro trimestre de 2026.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em parceria com a Ambiental Ceará, vem intensificando ações de orientação à população sobre a destinação correta das águas pluviais e do esgoto doméstico. A iniciativa busca prevenir sobrecargas na rede de esgotamento sanitário, especialmente durante o período chuvoso, contribuindo para a eficiência operacional do sistema e para a qualidade dos serviços prestados à população.

Somente no primeiro trimestre de 2026, equipes da parceria visitaram 7.975 residências nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Horizonte para identificar e orientar moradores sobre ligações irregulares de águas de chuva na rede de esgoto. Durante as ações, foram identificadas 1.128 ocorrências desse tipo de conexão inadequada.

A prática, embora muitas vezes realizada por desconhecimento, pode comprometer o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário. Isso porque a infraestrutura foi projetada para receber exclusivamente os efluentes domésticos provenientes de pias, chuveiros e vasos sanitários. Já a água da chuva deve ser direcionada para o sistema de drenagem urbana.

Para identificar as irregularidades, as equipes utilizam testes de fumaça e corante, métodos seguros e sem impactos ambientais que permitem verificar a existência de conexões indevidas entre os sistemas. Além do trabalho técnico, a ação tem caráter educativo, levando informações à população sobre a importância da separação correta das tubulações.

Atualmente, as atividades estão concentradas principalmente nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Horizonte, localidades que registram maior incidência de sobrecargas na rede durante a quadra chuvosa. Em Fortaleza, uma das áreas prioritárias das ações é o bairro Vicente Pinzón, na região do Riacho Maceió e da Avenida Beira-Mar. No local, foram identificadas 612 ligações irregulares de águas pluviais à rede de esgoto.

Para a coordenadora de Interação Social da Cagece, Sâmia Andrade, levar educação ambiental e informação para a população é fundamental para o fortalecimento das ações de saneamento. “A educação sanitária é uma importante aliada na construção de cidades mais sustentáveis. Por meio dessas ações de orientação, aproximamos a população do tema saneamento e mostramos como atitudes simples, como a correta destinação da água da chuva, podem gerar benefícios coletivos, contribuindo para o bom funcionamento dos sistemas e para a promoção da saúde pública”, afirma.


A correção dessas situações contribui para reduzir riscos de extravasamentos e melhorar o desempenho da infraestrutura sanitária, principalmente em períodos de chuvas intensas. Quando identificam ligações irregulares, as equipes orientam os moradores sobre a necessidade de adequação das instalações hidráulicas. As informações também são encaminhadas aos órgãos competentes para as providências cabíveis.

O diretor-executivo da Ambiental Ceará, Fábio Arruda, reforça a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é reduzir os impactos gerados por essas conexões irregulares, que sobrecarregam uma infraestrutura que não foi projetada para receber água da chuva. Ao corrigir essas situações, evitamos transtornos à população, protegemos a saúde pública, preservamos a infraestrutura e contribuímos diretamente para a qualidade ambiental das nossas cidades”, explica.

A Cagece reforça que a participação da população é essencial para o bom funcionamento dos sistemas de saneamento. A correta destinação das águas pluviais contribui para a preservação da infraestrutura, a melhoria da prestação dos serviços e a promoção da saúde pública e da qualidade de vida nas cidades cearenses.

183 mil famílias cearenses já podem se interligar ao sistema de esgotamento sanitário

Postado por [email protected] em 24/fev/2026 - Sem Comentários

O número representa a quantidade de imóveis que já possuem infraestrutura para conexão à rede de esgoto e que precisam realizar a adesão ao sistema para ter direito ao serviço de coleta e tratamento de esgoto.

Diariamente, equipes sociais da Ambiental Ceará, parceira da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) na operação dos serviços de esgotamento sanitário, visitam residências cearenses sensibilizando a população quanto à importância de se conectarem à rede de esgoto disponível. Cerca de 183 mil residências já poderiam estar conectadas ao sistema de esgotamento sanitário, contribuindo para o avanço da universalização do saneamento do Estado e para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento social. 

Das 24 cidades atendidas pela Parceria Público-Privada (PPP), somente Fortaleza possui quase 100 mil casas com conexões de esgoto ociosas, ou seja, que não utilizam a rede mesmo com o benefício disponível. Na lista de municípios com a maior disponibilidade de ligações de esgoto, a capital é seguida por Juazeiro do Norte que possui 12.407, Horizonte com 8.438, Caucaia com 7.355, São Gonçalo do Amarante com 4.750 e Cascavel com1.225 imóveis aptos à interligação. 

Dona Maria Elisete, 75 anos, é moradora do bairro Parangaba, em Fortaleza, há mais de 50 anos e interligou sua casa à rede de esgoto em 2025. A aposentada relata que convivia com mau cheiro e os frequentes custos com esgotamento da fossa séptica, em média R$ 250,00 a cada serviço. “Eu nem queria mais receber visitas dos parentes do interior, pois quando alguém pedia para usar o banheiro eu já pensava logo que iria encher a fossa e me dar muito trabalho. Agora, estou livre e a vida ficou melhor, mais digna”, compartilha. 

Maria Elisete, moradora do bairro Parangaba, em Fortaleza.

O diretor de Gestão de Parcerias da Cagece, Luciano Arruda, reforça que a interligação dos imóveis à rede de esgoto é fundamental para que os investimentos realizados se convertam em benefícios concretos para a população. “A rede está disponível para milhares de famílias cearenses, mas é essencial que cada morador faça sua parte e realize a conexão do imóvel. Quando a população se interliga ao sistema, garantimos mais saúde, preservação ambiental e avanço na universalização do saneamento no Ceará”, destaca. 

Em 2025, foram realizadas mais de 535 mil visitas a residências cearenses, resultando com a conexão à rede de esgoto em mais de 80 mil imóveis. A cada visita de uma equipe de sensibilização, os moradores recebem informações sobre os benefícios do acesso ao esgotamento sanitário, como a melhoria da qualidade de vida, da saúde e até da contribuição para a educação das crianças. Os profissionais também destacam a valorização dos imóveis, a importância do tratamento de esgoto para a proteção dos lençóis freáticos, lagos, rios, mares e do meio ambiente como todo, que deixam de ser contaminados com o despejo direto e irregular de esgoto quando os imóveis estão desconectados do sistema de coleta. 

O diretor-presidente da Ambiental Ceará, Andre Bicca, aponta que investimentos importantes estão sendo realizados, mas que é importante a população realizar a conexão dos imóveis para que novos avanços ocorram. “Os investimentos estão acontecendo: só no ano de 2025, por exemplo, foram implantados mais de 344km de novas redes de esgoto nas 24 cidades atendidas pela PPP. Mas, para alcançar ganhos sociais efetivos, a adesão da população precisa avançar junto ao realizar a interligação de suas casas”, destaca. 

Como se conectar à rede de esgoto 
Para verificar se um endereço possui rede de esgoto disponível e solicitar a interligação ao sistema, a Cagece orienta aos clientes que entrem em contato com a companhia pelos canais de atendimento disponíveis como a Central de Atendimento (0800.275.0195), o aplicativo Cagece App (disponível para Android e iOS) ou por meio da Gesse, assistente virtual que atende no portal da companhia (www.cagece.com.br). 

Sobre a PPP de esgotamento sanitário   
A Parceria Público-Privada de esgoto firmada entre a Cagece e Ambiental Ceará tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,5 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.