Postado por [email protected] em 15/jan/2026 - Sem Comentários
Cerca de 50 colaboradores se mobilizaram para transformar a sede do Grupo de Interesse Ambiental (GIA), marcando um novo capítulo na história da instituição.
O endereço fica localizado no bairro Cocó, em Fortaleza. Ao chegar, um imóvel que não passa desapercebido por suas cores na fachada, mais alguns passos e floridas plantas e árvores acolhem o visitante, já a luz solar, esta entra pelos cômodos da casa reforçando a energia de transformação do trabalho que se faz ali, no Grupo de Interesse Ambiental – GIA.
Foi este o resultado do voluntariado de cerca de 50 colaboradores da Ambiental Ceará, que no mês de julho de 2025 realizaram um mutirão para executar serviços de reforma e organização no local. O grupo se dividiu entre pintura da fachada, restauro de grades e portões, além de limpeza da área externa e plantio de mudas.

A iniciativa foi reconhecida no Prêmio Voluntariado Aegea 2025, na categoria Meio Ambiente, fortalecendo o compromisso de cada um dos envolvidos com o propósito que engloba toda a Aegea: a vontade de ir além do básico e movimentar vidas por meio de suas ações. Com isso, o GIA também receberá uma doação no valor de R$ 5 mil reais para fortalecer os trabalhos desenvolvidos na instituição.
Emocionada com a notícia, Cláudia Bezerra, presidente da instituição, relembra como o espaço estava antes de todo o trabalho realizado pelos voluntários da Ambiental Ceará. “Estou aqui sem palavras, só de lembrar a luta que foi para conquistarmos esta casa, uma sede para continuar o trabalho do GIA e que, ao conseguirmos, enfrentamos tantos desafios estruturais. Mas, aí vieram vocês e transformam tudo por aqui. Sim, a passagem de vocês deixou uma semente muito fértil de transformação e inaugurou um novo capítulo da nossa história”, destacou.
Luana Santiago é coordenadora de Responsabilidade Social e foi uma das voluntárias, ao retornar ao local para dar a notícia do Prêmio Voluntariado da Aegea, a colaboradora verificou a continuidade no cuidado e na manutenção de tudo o que foi feito pelo grupo. “Eu lembro da primeira vez que vim aqui e na hora já pensei que poderíamos fazer mais, transformar essa realidade. A energia que está esse lugar, o cuidado que mantiveram, parece que foi ontem que viemos aqui. Fico muito orgulhosa de fazer parte desse capítulo para o GIA”, compartilhou.
A diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz, destacou, ainda, a importância do reconhecimento da atividade de voluntariado na empresa, mas principalmente a continuidade de apoio ao Gia. A gestora enfatiza que “o problema de um – como a destinação correta de resíduos, pode ser a solução para outros – com o reuso de materiais para produção de bolsas e estojos que impulsionam o empreendedorismo feminino e geração de renda. Estamos muito felizes em poder seguir apoiando este trabalho tão relevante e de verdadeiro impacto social”.

O Grupo de Interesse Ambiental (GIA)
Criado em novembro de 1998 no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, o GIA expandiu a atuação para diversos municípios cearenses, entre os quais estão Maranguape, Chorozinho e Beberibe. Em Fortaleza, o grupo concentra o trabalho em bairros com altos índices de vulnerabilidade social, como Barra do Ceará, Jardim Iracema, Bom Jardim, Mucuripe e Vicente Pinzón.
Além das oficinas de inovação sustentável, o grupo oferece formação para líderes ambientais e tem um papel fundamental no controle social de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente, por meio de parcerias estratégicas com instituições públicas e privadas e a participação de conselhos de unidades de conservação – a exemplo da APA de Baturité, a Reserva da Mata Atlântica e, mais recentemente, o Parque Estadual do Cocó.
Programa de Voluntariado Aegea
O Programa Corporativo de Voluntariado do Grupo Aegea busca fomentar ações sociais lideradas por seus colaboradores de maneira estratégica, estruturada e sistematizada, contribuindo para que o trabalho voluntário seja um valor da empresa e um comportamento esperado de seus colaboradores.
Dessa forma, aproxima os colaboradores da comunidade e contribui para o atendimento de demandas sociais locais. Outros benefícios são o desenvolvimento de novos talentos e habilidades e o estímulo ao protagonismo daqueles que se envolvem em ações voluntárias. O voluntário é movido por um propósito e pelas causas em que acredita e com as quais se identifica. Por meio dessa inciativa, a Aegea quer conectar pessoas engajadas, gerando um benefício local imediato e reconhecido pela comunidade.
Postado por [email protected] em 23/dez/2025 - Sem Comentários
Com o apoio, ao longo de 2025 mais de 370 crianças e adolescentes foram atendidos pelo Instituto Pensando Bem, projeto social com atuação no Beco do Céu, do bairro Vila Velha, em Fortaleza
No entardecer do último dia 17 de dezembro, o clima natalino e o sentimento de gratidão tomaram conta do Beco do Céu, onde atua o Instituto Pensando Bem. Aos poucos, o espaço foi ficando pequeno para tanta expectativa de pais e responsáveis que desejavam ver suas crianças e adolescentes em apresentações artísticas de música, canto, dança e teatro no Natal na Favela.
O encontro teve como objetivo compartilhar e celebrar as realizações do ano de 2025 da instituição social, reconhecendo o apoio e a parceria de empresas, como o Instituto Aegea e a Ambiental Ceará que, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91), investiram R$487 mil reais, viabilizando a realização de 19 turmas dos cursos de ballet, violão, violino, coral, teatro e contação de história, destinados a 376 crianças e adolescentes.

Parceria que transforma vidas
Com os olhos fixos na direção do palco, a dona de casa Flaviane Silva admirava e aplaudia sua filha de 3 anos, durante a apresentação de balé: “É muito especial para gente ver nossos filhos assim, só tenho a agradecer um projeto como esse que tira eles das ruas, das telas, a rotina melhorou muito. A gente só tem muito a agradecer em quem acredita na gente e nas nossas crianças”, reforçou.
Fazendo um retrospecto das ações de parceria com o Instituto Pensando Bem, a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz, esteve presente na atividade e destacou a importância do investimento social em projetos de impacto como o Beco do Céu. A gestora enfatiza “A Arte transforma vidas. Reconhecemos a força de uma iniciativa como essa para uma família, para a sociedade. Assim como o propósito da Aegea, ‘Nossa Natureza Movimenta Vidas’, esse investimento, em conjunto com a ampliação da rede de esgotamento sanitário na área, movimentou e transformou, verdadeiramente, a trajetória dessas crianças e de suas famílias”.
O fundador e gestor do Instituto Pensando Bem, Rutênio Florêncio, agradeceu pelo histórico de parceria, que além do incentivo de formação cultural no ano de 2025, já realizou ações de voluntariado, bem como a promoção do diálogo constante para as demandas da comunidade quanto ao serviço de esgotamento sanitário. Ele destaca, ainda, que “são esses tipos de parceria e investimentos que aproximam a empresa do território, atuando como ponte para encaminhar demandas e soluções”.

Instituto Aegea
O Instituto Aegea, braço de iniciativas de impacto socioambiental da Aegea, é uma organização sem fins lucrativos de abrangência nacional, com a missão de induzir a qualidade ambiental, o desenvolvimento humano e a melhoria de vida da população nos municípios de atuação do Grupo Aegea. A instituição visa gerar impacto positivo, por meio de investimentos sociais e fomento de parcerias, projetos e ações nas áreas mais vulneráveis das cidades, com foco na melhoria da saúde, educação e geração de renda, meio ambiente, equidade racial e de gênero.
PPP do esgotamento sanitário
A Parceria Público-Privada de esgoto firmada entre a Ambiental Ceará e a Cagece tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,5 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.
Postado por [email protected] em 28/nov/2025 - Sem Comentários
Atualmente, mais de 9 mil imóveis já podem se interligar ao sistema de esgotamento sanitário, garantindo mais saúde e qualidade de vida com o avanço do saneamento básico na cidade.
De porta em porta, profissionais da Ambiental Ceará e da prefeitura de Horizonte percorreram as ruas do município levando informação e orientações com a blitz educativa Caminhando com a Ambiental. A iniciativa aconteceu em quatro edições, nos dias 18, 20, 25 e 28 de novembro, com o objetivo de mobilizar os moradores que já contam com rede disponível para que façam a sua conexão ao sistema de coleta e tratamento de esgoto.
A proposta é promover uma visita lúdica e interativa, na qual a população é sensibilizada sobre o serviço de esgotamento sanitário, além de poder responder ao Quiz do Saneamento Básico e concorrer a brindes.
Jonatas Lima é morador do município desde 1996 e vem acompanhando toda a transformação do lugar, que já conviveu com muitas ruas com esgoto a céu aberto, mas que hoje já conta com a cobertura de rede coletora. Proprietário de uma barbearia, onde a fossa está localizada bem embaixo da área de atendimento, ele recebeu a ação e já tem reservado material e profissional para poder se interligar. “É um avanço grande para nossa população, a fossa contamina o solo e temos que cuidar para tratar o esgoto corretamente, por uma questão de saúde mesmo”, enfatiza.

Com um sorriso largo no rosto e atenta às orientações, dona Francielda Lima recebeu a equipe já compartilhando que, sendo moradora recente na casa, desde que chegou já ficou preocupada com a presença de fossa. “imagina, todo o transtorno e o dinheiro que a gente tem que ter quando essa fossa enche, fora a questão da nossa saúde. Quero logo é ter esse serviço”, reforçou.

A blitz Caminhando com a Ambiental vem sendo realizada desde o mês de outubro e passou também pelas cidades de Fortaleza e Itaitinga, seguindo para o município de Barbalha, na região do Cariri cearense, no mês de dezembro.
O projeto soma os esforços da Ambiental Ceará, a parceira público-privada da Cagece, em busca da universalização do saneamento básico que, para acontecer, também conta com a consciência e a iniciativa da população ao fazer a sua parte e conectar seus imóveis ao sistema de esgoto.
Horizonte, por exemplo, dispões de cerca de 54% de cobertura de rede, sendo que mais de 9 mil imóveis já poderiam estar interligados, garantindo a coleta e o tratamento adequado do esgoto, o que implica em melhores índices de saúde, qualidade de vida, além da valorização dos imóveis.
PPP do esgotamento sanitário
A Parceria Público-Privada de esgoto firmada entre a Ambiental Ceará e a Cagece tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,5 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.