Postado por [email protected] em 08/jun/2026 - Sem Comentários
Entre as principais práticas adotadas pela companhia, empresa da Aegea, maior grupo de saneamento privado do Brasil, destacam-se o reuso de areia retirada de processo de tratamento de esgoto e a criação de acessórios a partir de fardamentos danificados.
O esgotamento sanitário está entre os serviços essenciais com maior influência na qualidade de vida da população, reduzindo a incidência de doenças de veiculação hídrica e a proliferação de pragas, como ratos e baratas. É também um dos maiores mecanismos de defesa da natureza, pois onde existe a disponibilidade desse serviço há proteção contra a poluição das águas por despejo direto de esgoto bruto em rios, lagoas açudes e mares.
Operando no Estado do Ceará desde 2023, quando venceu contrato de Parceria Público Privada com a Cagece, a Ambiental Ceará, empresa do grupo Aegea, está ampliando o impacto ambiental gerado pela atuação da marca a partir de práticas de sustentáveis, especialmente as de economia circular. Umas dessas ações ocorre na Estação de Pré-Condicionamento de Esgoto (EPC), em Fortaleza, responsável por tratar mais de 70% do esgoto gerado na capital cearense.
Desde novembro de 2025, a empresa realizou o reaproveitamento de 400 toneladas de areia retiradas do processo de tratamento de esgoto na EPC. O resíduo é retirado na etapa pré-liminar, enviado para Central de Beneficiamento onde passa por etapas de secagem e de tratamento para descontaminação. Por fim, são realizadas análises de laboratório para a comprovação de que o material está propenso ao reuso em obras e serviços diários da própria empresa, enquadrando-se nas normas técnicas para utilização em serviços de saneamento e construção. Com a prática, a empresa passou a suprir a demanda de areia, antes destinada a aterro sanitário, na sua operação da capital e em cidades atendidas da região metropolitana.

“Atuar de maneira sustentável é um compromisso da Ambiental Ceará desde a sua fundação. Entendemos que isso precisa ir além da coleta e do tratamento do esgoto, tornando-se parte concreta do nosso dia a dia operacional. O reuso da areia integra esse movimento, ao permitir o reaproveitamento de um resíduo que anteriormente seria destinado a aterros sanitários”, afirma o diretor executivo da Ambiental Ceará, Fábio Arruda.
A lógica de reaproveitamento também se estende a outras frentes da operação, como o destino de uniformes antigos da empresa. Em parceria com a ONG Mamãe Margarida, que reúne artesãs do bairro Salesianos, em Juazeiro do Norte, os fardamentos em desuso passam a integrar um novo ciclo de produção, sendo transformados em mochilas, bolsas e cordões para crachá. A iniciativa conecta sustentabilidade ambiental à geração de renda e fortalecimento social, ampliando o alcance das ações de governança da companhia.

Com quase 50 anos de atuação, a instituição recebe os uniformes, que antes passam por um processo de lavagem, custeado pela empresa, para garantir condições adequadas de manuseio. Cerca de 3 mil conjuntos já foram destinados às artesãs desde o início da parceria em 2025, além da recuperação das máquinas de costura utilizadas no processo de confecção dos novos materiais. A partir dessa ação, centenas de novos produtos foram confeccionados, como bolsas e cordões de crachás, sendo que 70% permanecem com as artesãs, contribuindo diretamente para a geração de renda e a manutenção das atividades da ONG, enquanto o restante retorna para uso da própria empresa.
Ao integrar iniciativas ambientais e sociais em sua operação, a Ambiental Ceará reafirma o compromisso com práticas sustentáveis e com a melhoria da qualidade de vida da população. “Atuar com sustentabilidade é uma premissa da Aegea e de todas as unidades que integram o grupo. Por isso, nossas equipes estão diariamente em busca de projetos e práticas capazes de ampliar a nossa atuação nesse campo”, destaca o diretor-presidente da Ambiental Ceará, André Bicca.
Postado por [email protected] em 20/maio/2026 - Sem Comentários
Com acesso gratuito, o projeto “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” já está recebendo visitas agendadas de estudantes da rede pública e, no sábado, 23/5, será aberta para a população com cinema ao ar livre.
Uma experiência interativa que faz o público conhecer o ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual, com uma mostra de cinema ambiental. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que chegou a Fortaleza (CE), recebendo visitações entre os dias 20 e 23 de maio, na Lagoa da Libânia, no bairro Mondubim.
De quarta (20/5) a sexta-feira (22/5), o atendimento será destinado a estudantes de escolas públicas, previamente agendadas. No sábado (23/5), a exposição será aberta ao público em geral das 15h às 19h já, a partir das 19h, acontece a “Mostra Cine ao Ar Livre”. A entrada é gratuita.
A exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” é viabilizada por meio da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), com patrocínio do Instituto Aegea e Ambiental Ceará, apoio local da Prefeitura de Fortaleza, Secretaria Executiva Regional 10 e Secretaria de Educação. A realização é da 3 Apitos Cultura, Ministério da Cultura e Governo do Brasil – Do lado do povo brasileiro.
“O projeto Olho D’Água, incentivado pelo Instituto Aegea, chega pela segunda vez ao Ceará para proporcionar conhecimento para crianças, adolescentes e comunidade sobre a importância do Saneamento Básico, de como o saneamento melhora a qualidade de vida de uma cidade e de seus cidadãos. E o projeto Olho D’Água, a partir de uma exposição criativa, divertida e interativa possibilita que o participante vivencie e entenda a importância do descarte adequado de resíduos, da importância de ter sua casa conectada à rede de esgoto”, comentou Águeda Muniz, diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará.
A exposição circula pelo estado desde o mês de março e já passou pelas cidades de Crato, Barbalha, Missão Velha, Juazeiro do Norte, Farias Brito, Nova Olinda, Santana do Cariri, Chorozinho e Itaitinga.
Preservação dos recursos hídricos
Com o intuito de despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora, o projeto tem como tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos” e traz à tona a exposição, que acontece em um Tech-Truck, um caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência interativa.
A exposição oferece uma experiência de realidade virtual, em que o público pode mergulhar no universo da animação 3D, realizar um percurso que parte de uma nascente (olho d’água), chegar a rios maiores e desaguar no mar.
“Neste trajeto, os visitantes passam por cidades, por uma floresta e por comunidades, vivenciando experiências fantásticas que divertem, mas também ensinam práticas para cuidar melhor da água e do meio ambiente do nosso planeta”, diz Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto.
Compõe a iniciativa a “Mostra Cine ao Ar Livre”, em que são exibidos filmes que apresentam questões relacionadas à preservação ambiental e à sustentabilidade, de forma lúdica e atrativa para todas as idades. Todas as atividades são gratuitas.

Diferentes locais do Brasil
O “Olho D’Água”, que está em sua quarta edição, já passou por mais de 100 cidades em 14 estados brasileiros, sempre com grande participação do público e sucesso em todos os locais por onde passou. Atualmente, dois caminhões do projeto viajam por diferentes estados do Brasil, levando a experiência e os aprendizados para ainda mais pessoas.
“Nossa expectativa é manter o sucesso que o projeto vem obtendo desde seu início e seguir atendendo um público diverso, com abordagem acessível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio ambiente e da preservação dos recursos hídricos”, afirma Guilherme Mello, um dos coordenadores do projeto.
SERVIÇO
Exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”
Quando: 20 a 22/05, para escolas agendas / 23/05 (sábado), visitação aberta ao público
Onde: Lagoa da Libânia, no bairro Mondubim
Horário: 15h às 19h
Acesso gratuito
Postado por [email protected] em 08/maio/2026 - Sem Comentários
Com acesso gratuito, a exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” recebe visita de estudantes, previamente agendados, e no sábado, 9/5, será aberta para a população com cinema ao ar livre.
Uma experiência interativa que faz o público conhecer o ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual, com uma mostra de cinema ambiental. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que chegou ao município de Chorozinho (CE), e segue até o dia 9 de maio de 2026, na Praça da Igreja Matriz.
Até a sexta-feira (8/5), o atendimento é voltado, exclusivamente, às escolas, previamente agendadas. Já, no sábado (9/5), a exposição fica aberta ao público em geral das 15h às 19h e, também nesse dia (sábado, 9/5), acontece a “Mostra Cine ao Ar Livre” às 19h. A entrada é gratuita.
A exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” é viabilizada por meio da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), com patrocínio do Instituto Aegea e Ambiental Ceará, apoio local da Prefeitura de Chorozinho e Secretaria de Educação. A realização é da 3 Apitos Cultura, Ministério da Cultura e Governo do Brasil – Do lado do povo brasileiro.
“O projeto Olho D’Água, incentivado pelo Instituto Aegea, chega pela segunda vez ao Ceará para proporcionar conhecimento para crianças, adolescentes e comunidade sobre a importância do Saneamento Básico, de como o saneamento melhora a qualidade de vida de uma cidade e de seus cidadãos. E o projeto Olho D’Água, a partir de uma exposição criativa, divertida e interativa possibilita que o participante vivencie e entenda a importância do descarte adequado de resíduos, da importância de ter sua casa conectada à rede de esgoto”, comentou Águeda Muniz, diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará.
Preservação dos recursos hídricos
Com o intuito de despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora, o projeto tem como tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos” e traz à tona a exposição, que acontece em um Tech-Truck, um caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência interativa.
A exposição oferece uma experiência de realidade virtual, em que o público pode mergulhar no universo da animação 3D, realizar um percurso que parte de uma nascente (olho d’água), chegar a rios maiores e desaguar no mar.
“Neste trajeto, os visitantes passam por cidades, por uma floresta e por comunidades, vivenciando experiências fantásticas que divertem, mas também ensinam práticas para cuidar melhor da água e do meio ambiente do nosso planeta”, diz Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto.
Compõe a iniciativa a “Mostra Cine ao Ar Livre”, em que são exibidos filmes que apresentam questões relacionadas à preservação ambiental e à sustentabilidade, de forma lúdica e atrativa para todas as idades. Todas as atividades são gratuitas.

Diferentes locais do Brasil
O “Olho D’Água”, que está em sua quarta edição, já passou por mais de 100 cidades em 14 estados brasileiros, sempre com grande participação do público e sucesso em todos os locais por onde passou. Atualmente, dois caminhões do projeto viajam por diferentes estados do Brasil, levando a experiência e os aprendizados para ainda mais pessoas.
“Nossa expectativa é manter o sucesso que o projeto vem obtendo desde seu início e seguir atendendo um público diverso, com abordagem acessível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio ambiente e da preservação dos recursos hídricos”, afirma Guilherme Mello, um dos coordenadores do projeto.
SERVIÇO
Exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”
Quando: De 06 a 09 de maio de 2026
Onde: Praça da Igreja Matriz de Chorozinho
Horário: 15h às 19h
Acesso gratuito
Postado por [email protected] em 06/maio/2026 - Sem Comentários
Os materiais jornalísticos reconhecidos concorreram entre os mais de 100 trabalhos submetidos nesta edição da premiação.
Na noite da última terça-feira, dia 05 de maio, comunicadores, jornalistas e profissionais de imprensa de Fortaleza e Região Metropolitana estiveram reunidos no Ideal Clube para a cerimônia de premiação do 2º Prêmio Jornalismo Ambiental do Ceará. A iniciativa da Ambiental Ceará e Ambiental Crato, empresas do grupo Aegea no Estado, reconheceu os melhores trabalhos norteados pelo tema: “Como a universalização do esgotamento sanitário transforma vidas e contribui no cuidado com o meio ambiente”.
Ao todo, em Fortaleza, foram entregues 14 premiações, divididas em sete categorias: Áudio, Texto, Telejornalismo, sendo duas de concorrência estadual – Repórter Cinematográfico e Fotojornalismo. As categorias Universitário e Redes Sociais foram lançadas nesta edição, destacando as produções jornalísticas da academia e nas mídias digitais.
O Prêmio Jornalismo Ambiental do Ceará é dividido em dois momentos, e o primeiro aconteceu em evento realizado no último dia 25 de abril, quando foram conhecidos 15 trabalhos vencedores, produzidos na região Cariri.
Os materiais jornalísticos reconhecidos concorreram entre os mais de 100 trabalhos submetidos, número que superou a primeira edição da iniciativa, o que reforça o engajamento da imprensa cearense com a universalização do esgotamento sanitário. Os projetos inscritos foram avaliados por banca julgadora técnica, multidisciplinar e de representatividade no jornalismo e no setor de saneamento básico.

André Bicca, diretor-presidente da Ambiental Ceará e da Ambiental Crato frisou o papel central da imprensa na conscientização para universalização do esgotamento sanitário no estado. “Para nós é muito importante esse evento, é o espaço de reconhecimento do papel fundamental da imprensa para a universalização; é a imprensa que leva informação para população. Nós temos que chegar a 90% de cobertura de esgoto até 2033, e o trabalho da mídia é essencial para que isso ocorra”, destacou o gestor.
O evento também foi marcado por Homenagem Especial concedida ao jornalista, radialista e apresentador, Nonato Albuquerque. Com cerca de cinco décadas de atuação no jornalismo cearense, o profissional se destaca por uma atuação que leva até a população temas do cotidiano com credibilidade e compromisso, a exemplo da pauta da importância do saneamento básico na vida das pessoas. “É o tempo de serviço, é a gratidão para com os companheiros que me abraçam e para com todos que me afagam pelos serviços prestados como jornalista; mas, fundamentalmente é o reconhecimento de um trabalho feito em equipe”, comentou o homenageado da noite.

O Prêmio de Jornalismo Ambiental reconhece a relevância da imprensa e seu papel fundamental para o alcance das metas definidas no Marco Legal do Saneamento Básico, ao levar informação e conhecimento para a população sobre a temática e seus benefícios no dia a dia, transformando realidades, trazendo mais saúde e qualidade de vida.
Confira a lista completa dos vencedores – Edição Fortaleza
Categoria Universitário
Brian Sthefano Ferreira Gomes Costa – Unifanor Wydan
Reportagem: Com avanço do tratamento de esgoto, Ceará registra impactos na saúde pública e na qualidade de vida
Categoria Redes Sociais
Bruna Lira – Grupo O Povo
Reportagem: Série “Como o saneamento básico redesenha o futuro de comunidades em Fortaleza”
Equipe: Luíza Vieira – Repórter / Letícia Lopes – editora-adjunta
Categoria Áudio
1° lugar: Bruna Lira – O Povo CBN
Reportagem: Série “Como O Saneamento Básico Redesenha o Futuro de Comunidades em Fortaleza”
Equipe: Luíza Vieira – repórter /Letícia Lopes – editora-adjunta / Eduardo Rubens – operador de áudio
2° lugar: Roberta Farias – FM Dom Bosco
Reportagem: Esgoto a céu aberto: O risco invisível que desafia Fortaleza
Equipe: Lucas Sousa e Brendo Carvalho – Jornalistas / Vanessa Ádrian – estagiária de Jornalismo
3° lugar: Luciano Augusto – Rádio Jovem Pan News Fortaleza
Reportagem: Do Marco Legal à realidade: Como o Ceará avança no Saneamento
Categoria Texto
1° lugar: Karyne Lane – Jornal O Povo
Reportagem: Série de Reportagens “Pajeú Redivivo”
2° lugar: Ideídes Guedes – Diário do Nordeste
Reportagem: Infância Submersa na Lama
3° lugar: Adriana Albuquerque – Agência de Fortaleza
Reportagem: “Conexões que Transformam Vidas – O Esgotamento Sanitário e a Conquista da Dignidade em Fortaleza”
Equipe: Produção e reportagem Adriana Albuquerque: Anna Regadas, Silmara Cavalcante e Vinícius Soares / Revisão: Adriana Albuquerque /Anna Regadas e Silmara Cavalcante / Edição: Adriana Albuquerque, Maraelyse Araripe e Thiago Paiva / Imagens: Zé Rosa Filho / Vídeo Mateus Dantas / Imagens de drone: João Guilherme / Coordenação: Maraelyse Araripe e Moema Soares
Categoria Telejornalismo
1° lugar: Liliana Benevides – TV Ceará
Reportagem: Série: Por Água Abaixo
Equipe: Repórter: Thea Morel / Produção: Liliana Benevides / Edição de Texto: Ana Martins / Cinegrafistas: Gilson Melo, João Batista e Leandro Silva / Arte Finalização: George Prudente
2° lugar: Fernanda de Castro – TV Cidade Fortaleza
Reportagem: Série: Saneamento que Salva Vidas
Equipe: Karolina Maia de Sousa e Franciane Amaral Barbosa – produção / Francisco Viana da Silvia Júnior – coordenador-geral de jornalismo / Matheus Castro de Freitas e Miguel Anderson da Costa Ferreira – edição de texto / Mirela Matos de Oliveira – editora de vídeo / Francisco André Sousa da Silva e Carlos Roberto Pereira Félix – cinegrafistas
3° lugar: Halisson Ferreira – TV Verdes Mares
Reportagem: Esgoto e Dignidade: Um Desafio na História do Ceará
Equipe: Produção e edição de texto: Halisson Ferreira / Edição de images: Fernando Ferreira / Edição de texto: George Facundo / Repórter: Davi César / Imagens: Benjamin Lopes e Marcélio Bezerra / Arte: Edilberto Rodrigues
Categoria Repórter Cinematográfico (Ampla concorrência)
2° lugar: Nilson Filho – Alece TV
Reportagem: Um rio chagado pelas mãos do homem
Equipe: Nilson Filho, Salomão Costa e Daniel Cardoso. (Imagens e Drone)
Categoria Fotojornalismo (Ampla Concorrência)
1° lugar: Fábio Lima – Jornal O Povo
Trabalho: Havia um córrego no caminho
2° lugar: Fabiane de Paula – Diário do Nordeste
Trabalho: Infância submersa na lama
Postado por [email protected] em 16/mar/2026 - Sem Comentários
Desde 2023, o município já recebeu cerca de 59km de novas redes de esgoto, ampliando o acesso à coleta e ao tratamento para mais de 6 mil residências.
Pacajus está entre as 24 cidades contempladas pela Parceria Público-Privada entre a Cagece e a Ambiental Ceará, iniciativa que tem como objetivo levar o esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033.
Em pouco mais de dois anos de atuação no município, a PPP chega a mais de 30% de cobertura de rede de esgoto na cidade, com a implantação de cerca de 59km de redes coletoras. A nova infraestrutura ampliou em mais de 6 mil novas ligações residenciais que passarão a destinar o esgoto corretamente para o tratamento. Com isso, uma população de 16.597 pessoas passou a garantir mais saúde, dignidade e valorização imobiliária.
No ano de 2025, só o bairro Croatá II recebeu mais de 11km de infraestrutura de rede em vias importantes, a exemplo da Rua Francisco José de Sousa.
Conectar os imóveis à rede de esgoto é preciso
A PPP entre Cagece e Ambiental Ceará vem realizando investimentos importantes para levar a infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto para a população, mas para Pacajus avançar na universalização do Saneamento Básico, é necessário que moradores conectem suas casas à rede de esgoto já disponível.
Atualmente, em Pacajus são mais de 1.800 casas com ligações de esgoto ociosas, ou seja, que não utilizam a rede mesmo com o benefício disponível.
Para verificar se um endereço possui rede de esgoto disponível e solicitar a interligação ao sistema, a Cagece orienta aos clientes que entrem em contato com a companhia pelos canais de atendimento disponíveis como a Central de Atendimento (0800.275.0195), o aplicativo Cagece App (disponível para Android e iOS) ou por meio da Gesse, assistente virtual que atende no portal da companhia (www.cagece.com.br)
Postado por [email protected] em 24/fev/2026 - Sem Comentários
O número representa a quantidade de imóveis que já possuem infraestrutura para conexão à rede de esgoto e que precisam realizar a adesão ao sistema para ter direito ao serviço de coleta e tratamento de esgoto.
Diariamente, equipes sociais da Ambiental Ceará, parceira da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) na operação dos serviços de esgotamento sanitário, visitam residências cearenses sensibilizando a população quanto à importância de se conectarem à rede de esgoto disponível. Cerca de 183 mil residências já poderiam estar conectadas ao sistema de esgotamento sanitário, contribuindo para o avanço da universalização do saneamento do Estado e para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento social.
Das 24 cidades atendidas pela Parceria Público-Privada (PPP), somente Fortaleza possui quase 100 mil casas com conexões de esgoto ociosas, ou seja, que não utilizam a rede mesmo com o benefício disponível. Na lista de municípios com a maior disponibilidade de ligações de esgoto, a capital é seguida por Juazeiro do Norte que possui 12.407, Horizonte com 8.438, Caucaia com 7.355, São Gonçalo do Amarante com 4.750 e Cascavel com1.225 imóveis aptos à interligação.
Dona Maria Elisete, 75 anos, é moradora do bairro Parangaba, em Fortaleza, há mais de 50 anos e interligou sua casa à rede de esgoto em 2025. A aposentada relata que convivia com mau cheiro e os frequentes custos com esgotamento da fossa séptica, em média R$ 250,00 a cada serviço. “Eu nem queria mais receber visitas dos parentes do interior, pois quando alguém pedia para usar o banheiro eu já pensava logo que iria encher a fossa e me dar muito trabalho. Agora, estou livre e a vida ficou melhor, mais digna”, compartilha.

O diretor de Gestão de Parcerias da Cagece, Luciano Arruda, reforça que a interligação dos imóveis à rede de esgoto é fundamental para que os investimentos realizados se convertam em benefícios concretos para a população. “A rede está disponível para milhares de famílias cearenses, mas é essencial que cada morador faça sua parte e realize a conexão do imóvel. Quando a população se interliga ao sistema, garantimos mais saúde, preservação ambiental e avanço na universalização do saneamento no Ceará”, destaca.
Em 2025, foram realizadas mais de 535 mil visitas a residências cearenses, resultando com a conexão à rede de esgoto em mais de 80 mil imóveis. A cada visita de uma equipe de sensibilização, os moradores recebem informações sobre os benefícios do acesso ao esgotamento sanitário, como a melhoria da qualidade de vida, da saúde e até da contribuição para a educação das crianças. Os profissionais também destacam a valorização dos imóveis, a importância do tratamento de esgoto para a proteção dos lençóis freáticos, lagos, rios, mares e do meio ambiente como todo, que deixam de ser contaminados com o despejo direto e irregular de esgoto quando os imóveis estão desconectados do sistema de coleta.
O diretor-presidente da Ambiental Ceará, Andre Bicca, aponta que investimentos importantes estão sendo realizados, mas que é importante a população realizar a conexão dos imóveis para que novos avanços ocorram. “Os investimentos estão acontecendo: só no ano de 2025, por exemplo, foram implantados mais de 344km de novas redes de esgoto nas 24 cidades atendidas pela PPP. Mas, para alcançar ganhos sociais efetivos, a adesão da população precisa avançar junto ao realizar a interligação de suas casas”, destaca.
Como se conectar à rede de esgoto
Para verificar se um endereço possui rede de esgoto disponível e solicitar a interligação ao sistema, a Cagece orienta aos clientes que entrem em contato com a companhia pelos canais de atendimento disponíveis como a Central de Atendimento (0800.275.0195), o aplicativo Cagece App (disponível para Android e iOS) ou por meio da Gesse, assistente virtual que atende no portal da companhia (www.cagece.com.br).
Sobre a PPP de esgotamento sanitário
A Parceria Público-Privada de esgoto firmada entre a Cagece e Ambiental Ceará tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,5 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.
Postado por [email protected] em 22/jan/2026 - Sem Comentários
O descarte irregular continua sendo um dos maiores desafios da manutenção do sistema de esgotamento sanitário. Só em 2025, foram retiradas mais de 430 toneladas de resíduos sólidos do tratamento preliminar (gradeamento) das estações de tratamento de esgoto.
A Ambiental Ceará, parceira da Cagece na operação e universalização do esgoto, intensifica as ações de limpeza preventiva na rede de esgoto da capital cearense, realizando intervenções em cerca de 12km de rede coletora, apenas no mês de janeiro deste ano. Durante a ação, que segue nessa quadra chuvosa, as equipes retiram resíduos descartados incorretamente nas tubulações de esgoto, o que ocasiona entupimentos e extravasamentos.
Bairros como Parangaba, Maraponga, Passaré, Barra do Ceará e Meireles já passaram por manutenções. Além disso, com atenção ao período das férias e à alta movimentação na cidade, áreas que compreendem a rede hoteleira e com maior volume de visitantes também já foram contempladas.
Os serviços são realizados, prioritariamente, no período noturno, após às 23h, para minimizar impactos na circulação da via.
Tecnologia a serviço da prevenção
Entre os espaços da cidade que recebem as equipes da Ambiental Ceará, estão o Polo Gastronômico da Varjota e a área de barracas da Praia do Futuro. Nessas regiões, uma das situações que requer maior atenção é o acúmulo de gordura descartada indevidamente na tubulação. Para reduzir eventuais transtornos, a empresa orienta moradores e empresários da área sobre o descarte correto de resíduos sólidos e oleosos, além de investir em uma tecnologia biológica para reduzir eventuais transtornos causados, o chamado Free-Flow Block .
Trata-se de um produto, ambientalmente seguro, que utiliza uma combinação de bactérias naturais e enzimas que decompõem a gordura e outros resíduos orgânicos presentes nas tubulações. Com isso, a rede é desobstruída e é evitado o acúmulo de materiais no sistema de esgoto que causam entupimentos.
Nesse cronograma preventivo, em vias onde se encontram os chamados “coletores-troco” – grandes tubulações por onde passam alto volume de esgoto, a Ambiental Ceará também utiliza o equipamento SeeSnake, um robô de videomonitoramento, com o qual é possível identificar pontos que demandem maior atenção e/ou manutenção da rede coletora.
O bom uso da rede
O descarte irregular continua sendo um dos maiores desafios da manutenção do esgotamento sanitário, e a população também faz parte dessa postura preventiva, adotando atitudes de bom uso da rede coletora.
Apenas em 2025, foram retiradas mais de 430 toneladas de resíduos sólidos do tratamento preliminar (gradeamento) das estações de tratamento da Ambiental Ceará, materiais que foram descartados irregularmente na rede de esgoto e galerias pluviais. Além disso, no mesmo período, a empresa realizou, em média, mais de 71 mil manutenções no sistema de esgotamento só de Fortaleza, grande parte necessárias justamente por entupimentos provocados pelo descarte inadequado.
Entre os itens mais encontrados estão restos de alimentos, óleo e gordura, sacolas plásticas, absorventes, cascas e sementes, tecidos, papéis, preservativos, cotonetes, fio dental, embalagens, cabelos, medicamentos, borra de café, cigarros e fraldas.
Outro ponto importante de atenção para a população é o cuidado para que as águas das chuvas sejam destinadas corretamente para o sistema de drenagem e não para a rede de esgoto, o que gera sobrecarga no sistema e aumento de extravasamentos.
Em caso de presenciar uma situação de entupimento da rede de esgoto, a população pode entrar em contato por meio dos canais de atendimento da Cagece: aplicativo Cagece App (disponível para Android e iOS) ou por meio da Gesse, assistente virtual que atende no portal da companhia (www.cagece.com.br), além da Central de Atendimento (0800 275 0195).
Sobre a PPP de esgotamento sanitário
A Parceria Público-Privada de esgoto firmada entre a Ambiental Ceará e a Cagece tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,5 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.
Postado por [email protected] em 15/jan/2026 - Sem Comentários
Cerca de 50 colaboradores se mobilizaram para transformar a sede do Grupo de Interesse Ambiental (GIA), marcando um novo capítulo na história da instituição.
O endereço fica localizado no bairro Cocó, em Fortaleza. Ao chegar, um imóvel que não passa desapercebido por suas cores na fachada, mais alguns passos e floridas plantas e árvores acolhem o visitante, já a luz solar, esta entra pelos cômodos da casa reforçando a energia de transformação do trabalho que se faz ali, no Grupo de Interesse Ambiental – GIA.
Foi este o resultado do voluntariado de cerca de 50 colaboradores da Ambiental Ceará, que no mês de julho de 2025 realizaram um mutirão para executar serviços de reforma e organização no local. O grupo se dividiu entre pintura da fachada, restauro de grades e portões, além de limpeza da área externa e plantio de mudas.

A iniciativa foi reconhecida no Prêmio Voluntariado Aegea 2025, na categoria Meio Ambiente, fortalecendo o compromisso de cada um dos envolvidos com o propósito que engloba toda a Aegea: a vontade de ir além do básico e movimentar vidas por meio de suas ações. Com isso, o GIA também receberá uma doação no valor de R$ 5 mil reais para fortalecer os trabalhos desenvolvidos na instituição.
Emocionada com a notícia, Cláudia Bezerra, presidente da instituição, relembra como o espaço estava antes de todo o trabalho realizado pelos voluntários da Ambiental Ceará. “Estou aqui sem palavras, só de lembrar a luta que foi para conquistarmos esta casa, uma sede para continuar o trabalho do GIA e que, ao conseguirmos, enfrentamos tantos desafios estruturais. Mas, aí vieram vocês e transformam tudo por aqui. Sim, a passagem de vocês deixou uma semente muito fértil de transformação e inaugurou um novo capítulo da nossa história”, destacou.
Luana Santiago é coordenadora de Responsabilidade Social e foi uma das voluntárias, ao retornar ao local para dar a notícia do Prêmio Voluntariado da Aegea, a colaboradora verificou a continuidade no cuidado e na manutenção de tudo o que foi feito pelo grupo. “Eu lembro da primeira vez que vim aqui e na hora já pensei que poderíamos fazer mais, transformar essa realidade. A energia que está esse lugar, o cuidado que mantiveram, parece que foi ontem que viemos aqui. Fico muito orgulhosa de fazer parte desse capítulo para o GIA”, compartilhou.
A diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz, destacou, ainda, a importância do reconhecimento da atividade de voluntariado na empresa, mas principalmente a continuidade de apoio ao Gia. A gestora enfatiza que “o problema de um – como a destinação correta de resíduos, pode ser a solução para outros – com o reuso de materiais para produção de bolsas e estojos que impulsionam o empreendedorismo feminino e geração de renda. Estamos muito felizes em poder seguir apoiando este trabalho tão relevante e de verdadeiro impacto social”.

O Grupo de Interesse Ambiental (GIA)
Criado em novembro de 1998 no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, o GIA expandiu a atuação para diversos municípios cearenses, entre os quais estão Maranguape, Chorozinho e Beberibe. Em Fortaleza, o grupo concentra o trabalho em bairros com altos índices de vulnerabilidade social, como Barra do Ceará, Jardim Iracema, Bom Jardim, Mucuripe e Vicente Pinzón.
Além das oficinas de inovação sustentável, o grupo oferece formação para líderes ambientais e tem um papel fundamental no controle social de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente, por meio de parcerias estratégicas com instituições públicas e privadas e a participação de conselhos de unidades de conservação – a exemplo da APA de Baturité, a Reserva da Mata Atlântica e, mais recentemente, o Parque Estadual do Cocó.
Programa de Voluntariado Aegea
O Programa Corporativo de Voluntariado do Grupo Aegea busca fomentar ações sociais lideradas por seus colaboradores de maneira estratégica, estruturada e sistematizada, contribuindo para que o trabalho voluntário seja um valor da empresa e um comportamento esperado de seus colaboradores.
Dessa forma, aproxima os colaboradores da comunidade e contribui para o atendimento de demandas sociais locais. Outros benefícios são o desenvolvimento de novos talentos e habilidades e o estímulo ao protagonismo daqueles que se envolvem em ações voluntárias. O voluntário é movido por um propósito e pelas causas em que acredita e com as quais se identifica. Por meio dessa inciativa, a Aegea quer conectar pessoas engajadas, gerando um benefício local imediato e reconhecido pela comunidade.
Postado por [email protected] em 23/dez/2025 - Sem Comentários
Com o apoio, ao longo de 2025 mais de 370 crianças e adolescentes foram atendidos pelo Instituto Pensando Bem, projeto social com atuação no Beco do Céu, do bairro Vila Velha, em Fortaleza
No entardecer do último dia 17 de dezembro, o clima natalino e o sentimento de gratidão tomaram conta do Beco do Céu, onde atua o Instituto Pensando Bem. Aos poucos, o espaço foi ficando pequeno para tanta expectativa de pais e responsáveis que desejavam ver suas crianças e adolescentes em apresentações artísticas de música, canto, dança e teatro no Natal na Favela.
O encontro teve como objetivo compartilhar e celebrar as realizações do ano de 2025 da instituição social, reconhecendo o apoio e a parceria de empresas, como o Instituto Aegea e a Ambiental Ceará que, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91), investiram R$487 mil reais, viabilizando a realização de 19 turmas dos cursos de ballet, violão, violino, coral, teatro e contação de história, destinados a 376 crianças e adolescentes.

Parceria que transforma vidas
Com os olhos fixos na direção do palco, a dona de casa Flaviane Silva admirava e aplaudia sua filha de 3 anos, durante a apresentação de balé: “É muito especial para gente ver nossos filhos assim, só tenho a agradecer um projeto como esse que tira eles das ruas, das telas, a rotina melhorou muito. A gente só tem muito a agradecer em quem acredita na gente e nas nossas crianças”, reforçou.
Fazendo um retrospecto das ações de parceria com o Instituto Pensando Bem, a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz, esteve presente na atividade e destacou a importância do investimento social em projetos de impacto como o Beco do Céu. A gestora enfatiza “A Arte transforma vidas. Reconhecemos a força de uma iniciativa como essa para uma família, para a sociedade. Assim como o propósito da Aegea, ‘Nossa Natureza Movimenta Vidas’, esse investimento, em conjunto com a ampliação da rede de esgotamento sanitário na área, movimentou e transformou, verdadeiramente, a trajetória dessas crianças e de suas famílias”.
O fundador e gestor do Instituto Pensando Bem, Rutênio Florêncio, agradeceu pelo histórico de parceria, que além do incentivo de formação cultural no ano de 2025, já realizou ações de voluntariado, bem como a promoção do diálogo constante para as demandas da comunidade quanto ao serviço de esgotamento sanitário. Ele destaca, ainda, que “são esses tipos de parceria e investimentos que aproximam a empresa do território, atuando como ponte para encaminhar demandas e soluções”.

Instituto Aegea
O Instituto Aegea, braço de iniciativas de impacto socioambiental da Aegea, é uma organização sem fins lucrativos de abrangência nacional, com a missão de induzir a qualidade ambiental, o desenvolvimento humano e a melhoria de vida da população nos municípios de atuação do Grupo Aegea. A instituição visa gerar impacto positivo, por meio de investimentos sociais e fomento de parcerias, projetos e ações nas áreas mais vulneráveis das cidades, com foco na melhoria da saúde, educação e geração de renda, meio ambiente, equidade racial e de gênero.
PPP do esgotamento sanitário
A Parceria Público-Privada de esgoto firmada entre a Ambiental Ceará e a Cagece tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,5 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.
Postado por [email protected] em 10/nov/2025 - Sem Comentários
Com cerca de 8 mil imóveis aptos para se conectar à rede, Itaitinga é a segunda cidade a receber a blitz educativa Caminhando com a Ambiental, com foco em ampliar adesões ao esgotamento sanitário
Moradores do município de Itaitinga recebem neste mês de novembro a visita da blitz educativa ‘Caminhando com a Ambiental’, que tem como objetivo ampliar a adesão ao sistema de esgotamento sanitário na cidade. A ação teve início na última terça-feira (04) e seguirá até o dia 13 de novembro, percorrendo bairros com potencial de novas conexões.
A cidade da Região Metropolitana de Fortaleza é o segundo município atendido pela PPP do esgotamento sanitário a receber a ação educativa neste ano. Em outubro, a blitz passou pelo bairro da Parangaba, em Fortaleza, e também contemplará os moradores de Horizonte e Barbalha, ainda neste ano.
A ação consiste na abordagem porta-a-porta de moradores cujos imóveis têm rede disponível, mas ainda não estão conectados ao sistema de coleta e tratamento de esgoto. Durante a visita, os participantes respondem ao Quiz do Saneamento Básico e concorrem a brindes. De forma lúdica e interativa, a população tem a oportunidade de saber mais sobre a coleta e o tratamento do esgoto e consegue contar com o serviço de conexão dos imóveis à rede.
Rosane Nunes, moradora do bairro Parque Genezaré, participou da ação e realizou a conexão da casa ao sistema de esgoto. “Esse serviço é um investimento. Aqui, era necessário esgotar a fossa pelo menos três vezes ao ano. Agora, vamos economizar”, resume.

Infraestrutura e conexão
Itaitinga é um dos 24 municípios cearenses beneficiados pela Parceria Público-Privada entre a Cagece e a Ambiental Ceará para a expansão da rede de coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, o município da Região Metropolitana de Fortaleza tem 23,3% de cobertura de esgoto. No início da operação, em 2023, esse percentual não chegava a 5%.
O município registra, no ainda, cerca de 8 mil imóveis que tem rede disponível, mas ainda não estão conectados ao sistema de esgoto.
“Somente o serviço de esgotamento sanitário garante que todo o esgoto coletado nas residências terá a destinação correta e será direcionado ao meio ambiente com o tratamento adequado. Isso significa cuidado com a natureza e, também, mais saúde e qualidade de vida para a população. Mas só tem sentido esse trabalho se o morador tomar a iniciativa de aderir a esse serviço, conectando sua casa à rede de esgoto”, afirma o diretor-executivo da Ambiental Ceará, Fábio Arruda.
Caminhando com a Ambiental
Entre outubro e dezembro, a Ambiental Ceará realizará 16 blitzes educativas. A expectativa é de que pelo menos 500 imóveis recebam a blitz ‘Caminhando com a Ambiental’ nos municípios abrangidos pela Parceria Público-Privada para o esgotamento sanitário.
Além de Itaitinga e Fortaleza, a ação ocorrerá também em Horizonte, de 17 a 27 de novembro, e em Barbalha, na Região Cariri, entre os dias 3 e 11 de dezembro. As blitzes ocorrem sempre às terças e quintas-feiras, mobilizando equipes das áreas Comercial, Responsabilidade Social e Comunicação. O anúncio dos demais bairros contemplados pela ação será realizado pelo perfil da Ambiental Ceará nas redes sociais.
PPP do esgotamento sanitário
A Parceria Público-Privada de esgoto firmada entre a Ambiental Ceará e a Cagece tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,5 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.