Notícias
As ações ocorrem nos municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha
Com o início da quadra chuvosa no estado, os cuidados com a rede de esgoto devem ser redobrados. Para evitar obstruções, extravasamentos e alagamentos, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), através da Ambiental Ceará, realiza ações preventivas para assegurar o bom funcionamento da rede.
No Cariri, as ações vêm sendo realizadas desde o final de 2025, totalizando em manutenções preventivas em mais de 60 km de rede em Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha. Entre os meses de dezembro e janeiro quase 65 toneladas de resíduos sólidos foram removidas das redes de esgoto dos três municípios.
Esses materiais, que foram descartados de forma inadequada na rede, podem ocasionar obstruções e possíveis extravasamentos. Entre os resíduos encontrados na tubulação estão areia, sacos plásticos, copos descartáveis, entre outros.
“A manutenção preventiva visa evitar ocorrência de extravasamento de esgoto, já que a presença de sólidos compromete a eficiência do sistema. No entanto, a colaboração dos usuários é fundamental: não descartar resíduos sólidos na rede, manter as caixas de gordura limpas e garantir o livre acesso às caixas de inspeção são medidas essenciais. Além disso, o lixo doméstico deve ser destinado à coleta pública, evitando o assoreamento das tubulações e danos aos equipamentos,” explica a coordenadora de Planejamento, Monitoramento e desempenho da Cagece, Juliana Filgueiras de Oliveira
Em Juazeiro do Norte, além dos serviços preventivos, foram realizadas a substituição de 400 metros de rede de esgoto na Avenida Doutor Floro Bartolomeu, ampliando a funcionalidade do sistema que opera no trecho.
“As atividades que estamos conduzindo no Cariri são parte do processo, mas, o essencial é que a população mantenha o bom uso da rede de esgoto, não descarte lixo na rede e efetue a separação das águas de chuva, encaminhando esse líquido para o sistema de drenagem urbana, e não para o esgoto”, comentou André Ramos, coordenador de operações e serviços da Ambiental Ceará.
Manutenção em redes de grande diâmetro
As redes de maior diâmetro, a exemplo das de 500 mm, demandam atenção especial, devido a quantidade de efluentes que circulam nesses trechos. Com objetivo de assegurar uma manutenção efetiva, nesses pontos da rede de esgoto as equipes de manutenção fizeram a utilização do caminhão Roots, equipamento que permite a remoção de resíduos e do óleo que, muitas vezes, fica incrustado nas paredes do sistema de esgoto.
Sobre a PPP de esgotamento sanitário
A Parceria Público-Privada de esgoto firmada entre a Cagece e Ambiental Ceará tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,5 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.
