Notícias
Com mais de 50% de disponibilidade de rede, o município ainda conta com quase 8 mil imóveis com ligações ociosas
O município de Barbalha recebe durante as duas primeiras semanas de dezembro a blitz educativa “Caminhando com a Ambiental”. A ação, que teve início nesta quarta-feira (3), também será realizada nos dias 4, 9 e 11 de dezembro, sempre percorrendo ruas com elevada possibilidade de conexão à rede de esgoto.
A atividade consiste em uma abordagem em tom lúdico e descontraído dos moradores de áreas que já dispõem de rede, mas, que ainda não estão interligados ao serviço. Durante a visita, os moradores são convidados a participar do Quiz do Saneamento Básico, e concorrem a brindes. Desta forma, a população amplia o conhecimento sobre os processos de coleta e tratamento de esgoto, bem como sobre o papel da Parceria Público-Privada firmada entre Cagece e Ambiental Ceará e a necessidade de posturas coletivas com objetivo de alcançar a universalização.
Barbalha encerra o Caminhando com a Ambiental em 2025, antes de chegar na região do Cariri, o projeto foi desenvolvido na capital cearense e nos municípios de Itaitinga e de Horizonte.
Mazé Dantas, residente no bairro Cirolândia, contou que já está conectada à rede de esgoto. “Eu acho importante por vários motivos, o esgoto a céu aberto é feio e muito prejudicial, o odor é forte. Eu decidi fazer porque é uma preocupação a menos, a rua fica mais limpa. Acho interessante e todos deveriam se conscientizar em relação a isso, porque fica realmente uma cidade mais limpa”, falou a crocheteira.
Barbalha conta com mais de 50% de disponibilidade de rede
Um dos 24 municípios integrantes da PPP de esgoto conformada entre a Cagece e a Ambiental Ceará, a cidade de Barbalha conta hoje com uma das melhores coberturas de rede da região do Cariri. Nessa linha, detalha-se que o território encerrará 2025 com quase 57% de disponibilidade.
Contudo, a quantidade de imóveis com rede ociosa também é elevada, a cidade conta atualmente com quase 8 mil residências neste contexto. Ou seja, locais que já poderiam estar coletando e tratando o efluente gerado, porém, ainda estão realizando o descarte de maneira inadequada.
“Vivemos em uma área rica de recursos naturais, e a preservação desse aparato é uma iminência que passa inegavelmente pelo esgotamento sanitário. É urgente que a população se conecte e retire o esgoto das ruas, a fim de melhorar a qualidade de vida de maneira plural, evitando a poluição de corpos hídricos, reduzido gastos com doenças de veiculação hídrica, além de vetores como ratos e baratas” , destacou Tadeu Bezerra, gerente executivo da Ambiental Ceará.

PPP do esgotamento sanitário
A Parceria Público-Privada de esgoto firmada entre a Ambiental Ceará e a Cagece tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,5 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.
