Notícias

Ver notícia

As obras são executadas pela Ambiental Ceará, dentro da Parceria Público-Privada de esgoto firmada com a Cagece

O município de Juazeiro do Norte seguirá com obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário até o final de 2025. As intervenções farão com que mais de 100 km de novas redes de esgoto sejam construídas na cidade somente neste ano, elevando o percentual de cobertura para 46,38%. As intervenções são executadas pela Ambiental Ceará, parceira da Cagece na operação e universalização do esgoto.

As obras estão em andamento desde o início do ano e irão beneficiar diretamente mais de 40 mil juazeirenses dos bairros Frei Damião, São José, Antônio Vieira, Triângulo e Santo Antônio, localidades que hoje dispõem de pequeno índice de cobertura.

“Essas obras em Juazeiro do Norte são importantes para garantir o cumprimento do Marco Legal do Saneamento Básico, que visa universalizar a coleta e o tratamento de esgoto de forma ambientalmente correta, gerando qualidade de vida e saúde para toda população atendida” , pontua o gerente regional da Cagece, Gilberto Junior.

Essa ideia é reforçada pelo gerente executivo da Ambiental Ceará, Tadeu Bezerra. “ Nossa meta é seguir com uma rotina de investimentos continuados na região do Cariri, especialmente em Juazeiro do Norte, a fim de garantir em 2033 tenhamos o marco de 90% do esgoto coletado e tratado ” , explica o gestor

Recuperação asfáltica
Após a implantação da rede de esgoto nos territórios beneficiados, a Ambiental Ceará realiza a recuperação do pavimento asfáltico, seguindo os padrões já praticados desde o início da operação da concessionária. A empresa devolverá todos os trechos em que as obras estão ocorrendo com pavimento de qualidade, seja ele asfalto ou pedra.

Nos trechos em que há asfalto, a recuperação acontece em duas etapas. O primeiro estágio consiste na colocação de pavimento provisório, que tem duração média de cinco dias, período em que o solo vai se ajustar – nesta fase, é normal que o trecho fique ligeiramente desnivelado, mas é um processo natural de adaptação. A etapa final consiste na colocação do pavimento definitivo, corrigindo desníveis e outras imperfeições que a cobertura provisória deixou evidentes.

Quando o pavimento da área é do tipo pedra, a recomposição acontece em paralelo à implantação da rede, assim, ao final da intervenção, o território também já estará com o calçamento recuperado.

PPP do esgotamento sanitário
A Parceria Público-Privada de esgoto firmada entre a Ambiental Ceará e a Cagece tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental Ceará e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Ceará é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 24 municípios cearenses.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.