Notícias

Ver notícia

Moradores celebram início das intervenções que vão implantar 2,3 km de novas redes de esgoto no bairro

Alguns moradores do bairro Vila Velha 4, em Fortaleza, já não acreditavam mais que o esgotamento sanitário se tornasse realidade. Mas a chegada das equipes da Ambiental Ceará trouxe esperança de um novo cenário. “Até que enfim vai tirar essa lama da porta da gente, porque o mau cheiro é muito grande. Não acreditava mais que viesse, não. Vai ficar bom e mudar muita coisa.”, celebrou a dona de casa Francisca Barbosa, 63, que acompanha de perto o andamento das obras. 

Francisca faz parte dos cerca de 3 mil moradores do bairro beneficiados com a implantação de 2,3 km de redes de coleta de esgoto. Após a obra, residentes de 650 imóveis poderão se conectar ao sistema de esgotamento sanitário. Até então, o Vila Velha 4 não possuía nenhuma estrutura desse tipo, e os efluentes eram despejados na rua ou em tubulações clandestinas.

O sentimento de alegria pelas obras se repetiu no comércio de Elisângela de Sousa, 43, que há mais de duas décadas aguardava o saneamento na rua Maria Zenóbio Carneiro, a primeira a receber intervenções no bairro. “Espero essa obra há muito tempo, desde que cheguei aqui com minha família. A gente empurrava a lama e ainda causava confusão com os vizinhos, porque ninguém quer lama na sua porta. A gente quer que melhore do jeito que está acontecendo”, avalia a comerciante.

Há poucos passos dali, também era possível compartilhar a comemoração da microempreendedora Cheila Nogueira, 51. “Glória a Deus! Foi muita promessa, mas finalmente o dia chegou. Todos os dias, eu tinha que limpar o lixo da porta de casa e ainda me sujar de lama. Vale a pena essa poeira, porque um dia acaba e fica a limpeza na frente da nossa casa”, celebrou. A obra beneficia, também, dois filhos e um irmão dela, todos vizinhos da microempreendedora.

Cheila Nogueira, moradora do Vila Velha 4. Foto: Esdras Nogueira/Ambiental Ceará.

“Essa obra do Vila Velha 4 representa bem as intervenções que a Ambiental Ceará tem feito ao longo deste ano, priorizando as áreas em que veremos grandes transformações a partir da chegada do esgotamento sanitário. E aqui, além de garantir mais saúde, qualidade de vida e bem-estar para a população, estamos contribuindo para a preservação do Rio Ceará, que corre aqui próximo”, destaca o diretor de Operações da Ambiental Ceará, Fernando Lima. 

Universalização do serviço

A implantação de rede no bairro integra as ações da empresa para universalizar o acesso à coleta e ao tratamento de esgoto em 24 cidades das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, incluindo a Capital. Até o momento, quase 50 km de novas redes de coleta foram instaladas nas cidades, permitindo que 32,7 mil imóveis se conectem ao sistema de esgotamento sanitário. 

Além de solucionar o problema do esgoto a céu aberto, as obras de ampliação estão associadas a benefícios como redução de doenças e aumento na produtividade dos trabalhadores, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil. 

De acordo com o estudo, a partir da universalização do esgotamento sanitário, o Ceará vai somar R$ 36,8 bilhões em benefícios sociais, entre 2023 e 2040. Esse valor considera a redução dos custos em saúde, o aumento na produtividade do trabalho e as rendas geradas com valorização imobiliária e atividades turísticas, além de indicadores como as rendas geradas pelo investimento nas obras e na operação do saneamento.

PPP do esgotamento sanitário

Por meio da Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Cagece, a Ambiental Ceará é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. A PPP atende 4,3 milhões de cearenses e, ao todo, R$6,2 bilhões serão investidos em obras. A PPP visa promover o avanço do esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, avançando para 95% em 2040.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Ceará trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Ceará é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 24 municípios cearenses.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental Ceará e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.