Notícias
A cidade ganhou mais de 8km de rede de esgoto e encerra 2025 com quase 30% de cobertura
O município de Missão Velha recebeu uma série de intervenções de esgotamento sanitário ao longo de 2025. A cidade, que encerrará o ano com uma cobertura de esgoto próxima de 30%, ganhou mais de 8,4km de novas redes. As obras foram desenvolvidas prioritariamente nos bairros Centro e Da Fé e são essenciais para que o esgoto de mais de 1.600 imóveis possam ser coletados e tratados adequadamente.
Comerciante no centro da cidade, e uma das mais de 5.300 pessoas diretamente beneficiadas pelo avanço do esgotamento sanitário em Missão Velha, Dejanires Oliveira destaca que é importante que as obras sigam. “Muito bom ver a instalação do esgoto, pela questão do saneamento mesmo, conscientizar as pessoas. Especialmente aqui nessa rua era muito ruim, agora está bem melhor. Muito importante que continuem e cheguem para a cidade toda” , frisou ela.
Detalha-se que, somente neste ano, a cidade vive um crescimento percentual da cobertura de rede de esgoto superior a 10%. O gerente executivo da Ambiental Ceará, Tadeu Bezerra, reforça a importância de que a população se conecte ao sistema. “ A ampliação da rede só tem real sentido quando a população faz uso dela, garantindo que o esgoto que antes corria na rua e poluía a cidade e o meio ambiente passe a ser devidamente coletado e tratado, deixando o espaço urbano mais agradável” , ponderou o gestor.
Frequentadora assídua do centro de Missão Velha, Aparecida Rodrigues, conta que considera a ampliação da rede fundamental para a saúde coletiva. “Essas obras ajudam a evitar doenças, tira o esgoto da rua e ajuda para que tenha menos mosquitos em toda cidade, diminui a dengue, por exemplo. Fica tudo mais organizado e sem o mau cheiro”, falou a moradora.
Melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Missão Velha também recebeu adequações ao longo de 2025. Um dos principais pontos para otimização dos processos desenvolvidos no equipamento foi a implantação de um tratamento preliminar com medição de vazão, gradeamento e instalação de caixa de areia, ampliando a eficiência das etapas subsequentes.
Tratando mensalmente mais 3.300 m3 de esgoto, a ETE também teve o sistema de desinfecção qualificado, melhorando os indicadores de qualidade do efluente devolvido ao meio ambiente.

PPP do esgotamento sanitário
A Parceria Público-Privada de esgoto firmada entre a Ambiental Ceará e a Cagece tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,5 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.
