Notícias
Intervenções executadas pela Ambiental Ceará no município preveem instalação 4,5 km de rede de esgoto
Mais de 5,8 mil moradores dos bairros de Pica Pau, Mal Cozinhado e Diadema, em Horizonte, estão sendo contemplados com ampliação da rede de esgoto, executada pela Ambiental Ceará, parceira da Cagece na operação e universalização do esgotamento sanitário. A obra prevê a implantação de 4,5 km de redes e a construção de três Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) no município, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza.
Após essa etapa, que deve ser concluída em julho, agentes da Ambiental Ceará visitarão os moradores contemplados com a rede, para orientá-los sobre a conexão dos imóveis ao sistema de coleta e tratamento de esgoto.
As intervenções executadas pela Ambiental Ceará no município de Horizonte preveem, ainda, a melhoria do sistema de esgotamento sanitário do condomínio José Lino da Silveira, no bairro Planalto Horizonte. A obra beneficiará mais de 300 imóveis que terão o esgoto direcionado para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) após a desativação do sumidouro biodigestor utilizado para a destinação dos efluentes gerados por quase mil moradores que residem no local.
Atualmente, o sistema de esgotamento sanitário utilizado neste local é semelhante a uma fossa séptica. O serviço adequa a destinação do esgoto aos padrões ambientais vigentes e garante a preservação dos corpos hídricos da região.
Ainda neste ano, os distritos de Queimados e Dourados, também em Horizonte, serão contemplados com rede de esgoto e estarão aptos a se conectar ao sistema de esgotamento sanitário da região. Cada uma das localidades receberá 5 km de novas redes de esgoto.
Operação em Horizonte
A Ambiental Ceará começou a operar no município em 2023, quando o município tinha 32% de cobertura de esgoto. Ao fim de 2024, o número avançou para 41%, como resultado das obras de ampliação da rede e do trabalho de revitalização do sistema pré-existente. Com as intervenções previstas para este ano, a meta é chegar ao fim de 2025 com 53% de cobertura de esgoto na cidade.
Hoje, Horizonte tem mais de 16 mil imóveis que já possuem o sistema de esgotamento disponível, mas que ainda não estão conectados. É importante lembrar que a população tem participação ativa na jornada de universalização do esgotamento sanitário, conectando os imóveis às redes coletoras disponíveis e contribuindo para que os efluentes não se convertam em canais de transmissão de doenças como diarreia, por exemplo.
PPP do esgotamento sanitário
Por meio da Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Cagece, a Ambiental Ceará é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, incluindo a Capital.
A empresa atende 4,3 milhões de cearenses e, ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos em obras. A meta é universalizar o saneamento até 2033, ou seja, garantir que 90% da população das 24 cidades atendidas pela PPP tenha acesso à coleta e ao tratamento de esgoto. A cobertura será ampliada para 95% até 2040.