Notícias

Ver notícia

Encontro foi realizado com os participantes do programa, que é executado pela Ambiental Ceará

Da Barra do Ceará ao José Walter, da Granja Lisboa ao Jangurussu, a diversidade de bairros e lideranças comunitárias de Fortaleza se encontrou, na manhã do último sábado (7), para celebrar as conquistas do ano do Programa Afluentes na capital cearense. O evento foi o momento de reconhecer e valorizar a parceria dos Afluentes com a Ambiental Ceará, com o objetivo de se aproximar da comunidade e alcançar a universalização do esgotamento sanitário.

“Por meio do Afluentes, a gente consegue entender como funciona o serviço de esgoto. Mais que isso, conhecemos pessoas e lideranças do nosso bairro e de outros lugares da cidade. Hoje, todo mundo, aqui, se conhece”, destacou Benedita Alves, moradora do Vila Velha 4 e integrante do programa.  

Criado pela Aegea – empresa controladora da Ambiental Ceará e referência em saneamento privado no Brasil –, o Afluentes tem o objetivo de fortalecer o relacionamento entre a comunidade e as concessionárias ao redor do país. Desde o início da operação, em maio de 2023, a empresa realiza o mapeamento das lideranças nos 24 municípios onde atua, com o intuito de conhecer as necessidades de cada local e aproximar as equipes dos moradores, permitindo que conheçam mais a fundo as necessidades de cada local e recebam sugestões acerca dos serviços prestados. Dessa forma, o Afluentes é, também, uma ferramenta que integra o dia a dia da operação.  Nas 24 cidades atendidas pela Ambiental Ceará, e onde o programa é executado, são quase 2 mil participantes, dos quais 800 estão em Fortaleza.

Durante todo o ano, são promovidos encontros e rodas de conversa sobre operação e ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto. 

Para a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz, a ocasião fortaleceu o compromisso de universalizar o esgoto. “Foi o momento de celebrar as realizações de 2024 e construir as expectativas de 2025. Também fortalecemos nosso compromisso para que os Afluentes estejam cada vez mais empenhados na missão de, junto com a gente, conectar a próxima casa à rede de esgoto. Essa é uma tarefa não somente da Ambiental Ceará ou dos Afluentes, mas da sociedade como um todo”, reforçou. 

Benedita Alves é moradora do Vila Velha 4, em Fortaleza, e integra o Programa Afluentes.

No evento, os Afluentes puderam conhecer colaboradores da Ambiental Ceará de setores como Comercial, Serviços e Operação, podendo entender melhor o dia a dia da operação do sistema de esgotamento sanitário. 

“Esse evento foi a cara de Fortaleza, com a sua diversidade, com a sua brasicidade, com todas as suas diferenças. Reunimos de forma calorosa e empática  todas essas pessoas para que elas conseguissem sentir a gratidão que a Ambiental Ceará tem por cada um deles. Estamos muito felizes e acredito que esse é o início de um grande legado na Capital”, enfatizou a coordenadora de Responsabilidade Social da Ambiental Ceará, Luana Santiago.

PPP do esgotamento sanitário

Por meio da Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Cagece, a Ambiental Ceará é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. A PPP atende 4,3 milhões de cearenses e, ao todo, R$6,2 bilhões serão investidos em obras. A PPP visa promover o avanço do esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, avançando para 95% em 2040.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Ceará é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 24 municípios cearenses.

Contato Saiba mais
Contato

O atendimento ao cliente permanece com a Cagece. Utilize a Central de Atendimento da Cagece para qualquer solicitação.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Ceará trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.