Notícias

Ver notícia

Atividade é promovida pela Ambiental Ceará e busca conscientizar sobre os impactos do despejo irregular de esgoto em rios, lagoas e no oceano

Lideranças comunitárias da Grande Barra do Ceará e Grande Pirambu participam, na manhã deste sábado (30), de passeio educativo no Rio Ceará. A ação, promovida pela Ambiental Ceará, visa conscientizar esses líderes e os moradores da região sobre os impactos ambientais do despejo irregular de esgoto em rios, lagoas e no oceano. A atividade inicia às 7h, saindo do Albertu’s Restaurante, na Barra do Ceará.

“Queremos que a coleta, tratamento e destinação correta do esgoto das comunidades ajude os rios, riachos, lagoas e nossos verdes mares a se tornarem balneáveis para que o banho, a pesca e o entretenimento sejam uma constante em nossa cidade. E a Barra do Ceará é um lugar de relevância histórica e sobretudo ambiental, cenário onde o Rio Ceará/Maranguapinho encontra o mar, que desenha o pôr do sol mais bonito da cidade e tem o amanhecer mais vivo. A Barra do Ceará é um dos espaços que mais retrata o jeito de ser fortalezense: leve, iluminada e empreendedora”, afirma a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz.

Por meio da Parceria Público-Privada firmada com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a Ambiental Ceará é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário de Fortaleza e mais 23 cidades cearenses. 

Foram convidadas, para a atividade, lideranças comunitárias de bairros como Barra do Ceará, Vila Velha, Pirambu, Morro Santiago, Cristo Redentor e Planalto das Goiabeiras. A comitiva sairá em catamarãs, do píer da Barra, adentrando o leito do Rio Ceará. Cada embarcação terá a presença de um educador ambiental, que vai compartilhar informações sobre a relação entre esgotamento sanitário e a despoluição das águas.

“Essa atividade será uma semente, um passo importante para alertar as pessoas de que o esgoto é um dos poluidores do Rio Ceará. Sabemos que essa consciência ambiental não se constrói de um dia para o outro, mas é com esse trabalho que, de pouco em pouco, vamos criando um projeto de longo prazo”, avalia Francisca Silva. Moradora da Barra do Ceará, ela se define como ativista em prol do rio e será uma das educadoras da ação.

Qualidade da água

A balneabilidade do Rio Ceará vem sendo reduzida ano a ano, segundo aponta a turismóloga Fernanda Almeida, que coordena o grupo de voluntários da ONG SOS Mata Atlântica responsável por analisar a qualidade da água do manancial. “No último ano, o índice de balneabilidade do rio caiu bastante. Analisamos 14 parâmetros, desde a presença de lixo até a cor da água e a presença de coliformes fecais. Essa diminuição da qualidade impacta em diversos fatores, como a qualidade do pescado que se tira dali”, exemplifica Fernanda.

Além do viés de educação ambiental, o passeio no rio fortalece uma das bandeiras defendidas pela Ambiental Ceará, que é de contribuir com a despoluição de mananciais e com a recuperação da balneabilidade das praias e rios, a partir da universalização do esgotamento sanitário

PPP de esgoto

A Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Ambiental Ceará e a Cagece atende 4,3 milhões de pessoas e, ao todo, R$ 19 bilhões serão investidos – desse total, R$ 6,2 bilhões serão aplicados em obras. 

A Ambiental Ceará, em parceria com a Cagece, irá cumprir as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que determina que 90% da população tenha acesso à coleta e ao tratamento de esgoto até o ano de 2033, avançando para 95% em 2040.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

O atendimento ao cliente permanece com a Cagece. Utilize a Central de Atendimento da Cagece para qualquer solicitação.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Ceará trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Ceará é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 24 municípios cearenses.