Notícias

Ver notícia

Programa da Ambiental Ceará cria um canal aberto e direto de relacionamento entre a empresa e a população e será executada em 24 municípios

Iniciativa que estreita o relacionamento entre a Ambiental Ceará e a comunidade, o programa Afluentes foi lançado no município de Pacajus, na quinta-feira (31), reunindo lideranças comunitárias que têm o esgotamento sanitário entre as principais bandeiras defendidas. Durante o encontro, os participantes revelaram o otimismo dos moradores da cidade com a chegada das obras de saneamento e reforçaram que estão dispostos a serem disseminadores das informações e de outras atividades relacionadas ao processo de universalização da coleta e tratamento de esgoto no município.

O programa Afluentes é executado em todas as concessionárias da Aegea – empresa controladora da Ambiental Ceará e líder em saneamento privado no Brasil – e, por meio do contato com lideranças de comunidades, aproxima as equipes dos moradores, permitindo que conheçam mais a fundo as necessidades de cada local e recebam sugestões acerca dos serviços prestados. Dessa forma, o Afluentes é, também, uma ferramenta que integra o dia a dia da operação.

“Foi um momento muito rico, em que pudemos nos apresentar enquanto empresa, falar um pouco sobre as obras e sobre os nossos projetos sociais. Através do Afluentes, vamos implementar os nossos programas e apoiar os projetos sociais de Pacajus, disponibilizar cronogramas de obra e mais informações que fazem parte do dia a dia da operação. Estamos muito felizes com o engajamento das lideranças e, com o apoio deles, vamos levar cada vez mais saúde e qualidade de vida para a população de Pacajus”, disse a coordenadora de Responsabilidade Social da Ambiental Ceará, Helena Gurgel.

Líder comunitária há mais de 30 anos em Pacajus, Maria da Conceição Pires Caetano disse ser um privilégio presenciar a expansão do esgotamento sanitário na cidade, e ainda contribuir com o trabalho. “Me sinto feliz e realizada por ver, nos meus 62 anos, essas obras serem realizadas. É uma luta nossa de muitos anos”, disse ela, que é fundadora e presidente da Associação de Apoio aos Carentes de Pacajus (AACP). Para a presidente da Associação Beneficente da Criança, do Adolescente, do Idoso e Adjacências, Maria Lúcia Gomes, 61, a universalização do esgotamento sanitário será, também, a oportunidade de mais crescimento para a cidade. “Nosso município só tem a ganhar, saneamento é fundamental para Pacajus crescer”.

Universalizar o esgotamento
O programa Afluentes será executado nas 24 cidades contempladas pela Parceria Público-Privada firmada entre Ambiental Ceará e Cagece, visando garantir que, até 2033, estes municípios tenham 90% de cobertura de esgoto. Ao longo da operação, o Afluentes vai promover, também, reuniões periódicas com a comunidade, onde são apresentados balanços dos investimentos e ações desenvolvidas. Além disso, esses encontros são oportunidades de esclarecer dúvidas e ouvir as solicitações da comunidade.

Na Região Metropolitana de Fortaleza, o programa já foi lançado em Guaiúba, Eusébio, Aquiraz, Cascavel e Pacajus e, agora, seguirá o cronograma em Maranguape, Horizonte, Itaitinga, Chorozinho, Pacatuba e Maracanaú. No mês de julho e início de agosto, o Afluentes foi lançado nos seis municípios da Região Metropolitana do Cariri que fazem parte da PPP.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Ceará é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 24 municípios cearenses.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Ceará trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Contato Saiba mais
Contato

O atendimento ao cliente permanece com a Cagece. Utilize a Central de Atendimento da Cagece para qualquer solicitação.