Notícias

Ver notícia

Projeto “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” fará a primeira parada em Horizonte, no dia 11 de abril

Tecnologia, interações sensoriais e cinema ao ar livre fazem parte das experiências proporcionadas pelo projeto “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que vai percorrer oito cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A primeira parada da exposição itinerante será na cidade de Horizonte, onde receberá visitantes gratuitamente entre os dias 11 e 14 de abril.

A iniciativa é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, produzida pela 3 Apitos. O patrocínio é do Instituto Aegea e Ambiental Ceará, com apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). O apoio local é da Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação de Horizonte. A mostra segue o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, estimulando os visitantes a despertar a atenção para a sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos de forma lúdica.

“Levar informação sobre o saneamento básico, por meio da preservação ambiental e de forma lúdica, especialmente com cinema ao ar livre, é uma das maneiras que a Ambiental Ceará tem de conscientizar sobre a importância do nosso serviço e principal missão: universalizar o esgotamento sanitário no Ceará, em parceria com a Cagece”, enfatiza a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz.

Além de Horizonte, o projeto vai percorrer as cidades de Eusébio, Maracanaú, Pacatuba, Caucaia, Maranguape, São Gonçalo do Amarante e Paracuru. Antes de chegar ao Ceará, a mostra passou por estados como Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

“A expectativa é manter o sucesso que tivemos nas outras regiões e atender um público diverso, com uma abordagem acessível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio ambiente e da preservação dos recursos hídricos”, afirma Guilherme Mello, um dos coordenadores do projeto Olho D’Água.

A exposição acontece em um Tech-Truck, caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas. Essas ferramentas conectam o público, por meio da visão, do som e do movimento, aos temas abordados nas esculturas interativas. Também integra o projeto a “Mostra Cine ao Ar Livre”, com curadoria da ONG Ecofalante e que exibe filmes envolvendo temas ambientais.

Visitação

Em Horizonte, o caminhão estará na Praça do Zumbi e as visitas nos dias 11 e 12 abril serão restritas às turmas escolares e mediante agendamento prévio com a Secretaria de Educação do município. Já nos dias 13 e 14, a visitação é aberta ao público geral, das 16h às 20h. À noite, acontece a exibição dos curta-metragens, também com acesso gratuito.

CONFIRA O CRONOGRAMA DO PROJETO “OLHO D’ÁGUA”

Horizonte
11 a 14 de abril

Eusébio
18 a 21 de abril

Maracanaú
25 a 28 de abril

Pacatuba
2 a 5 de maio

Caucaia
9 a 12 de maio

Maranguape
28 de maio a 2 de junho

São Gonçalo do Amarante
6 a 9 de junho

Paracuru
13 a 16 de junho

PPP de esgotamento sanitário

Universalizar o esgotamento sanitário é a premissa da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Cagece e a Ambiental Ceará. A empresa é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.

Serviço
Exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”
De 11 a 14 de abril
Praça do Zumbi – bairro Zumbi. Horizonte (CE)

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

O atendimento ao cliente permanece com a Cagece. Utilize a Central de Atendimento da Cagece para qualquer solicitação.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental Ceará e saiba mais sobre obras, programas e projetos.