Notícias

Ver notícia

A iniciativa da Ambiental Ceará cria um canal aberto e direto de relacionamento entre a empresa e as comunidades

Iniciativa que aproxima ainda mais a Ambiental Ceará das populações atendidas pela empresa, o programa Afluentes foi lançado no Eusébio na tarde de quarta-feira (23), reunindo lideranças comunitárias que serão disseminadoras de informação e transformação. O evento ocorreu na Escola de Formação de Pais e Mestres do município e é o segundo lançamento da iniciativa na Região Metropolitana de Fortaleza. 

O Afluentes promove um canal aberto de comunicação entre a comunidade e a empresa. A iniciativa é executada em todas as concessionárias da Aegea – empresa controladora da Ambiental Ceará e líder em saneamento privado no Brasil – e, por meio do contato com lideranças de comunidades, aproxima as equipes dos moradores, permitindo que conheçam mais a fundo as necessidades de cada local e recebam sugestões acerca dos serviços prestados. Dessa forma, o Afluentes é, também, uma ferramenta que integra o dia a dia da operação.

Na avaliação da gerente de Responsabilidade Social da Ambiental Ceará, Marcela Napoleão, o momento de troca com as lideranças foi enriquecedor. “Nos reunimos com a comunidade, escutamos o que eles tinham a dizer, quais as principais necessidades e as impressões que eles têm sobre o esgotamento sanitário. Ficamos muito surpreendidos e com ainda mais motivação para executar o trabalho, essa é uma comunidade muito engajada, com muita representatividade e que valoriza a cultura local”, descreveu.

Uma liderança de comunidade cadastrada no projeto é a artesã Maria Madalena Marques Matsunobu, 65. Presidente da Associação de Artesãos do Eusébio e moradora do município há 25 anos, ela disse ser uma grande honra estar em um projeto que vai beneficiar as gerações atuais e futuras. “Eu já trabalho com pessoas e gosto muito disso, tenho contato com grupos em diversas comunidades, e cada um de nós conhece a realidade do município. Acredito que esse programa vai ter um retorno maravilhoso por conta desse acompanhamento com quem conhece a cidade”.

O lançamento do Afluentes foi acompanhado, também, pela assessora da Articulações Institucionais da Fiocruz, Angela Ostritz, que reforçou a importância de a iniciativa promover a troca de experiências entre a Ambiental Ceará e a comunidade. “Se isso não acontecer, você coloca a obra até o portão e, depois, o morador não puxa a ligação para a casa dele. É preciso fazer essa costura, e é um trabalho de saúde importante, porque a população precisa entender o quanto significa ter o tratamento de esgoto para a vida dele e dos descendentes”, afirmou. 

O encontro teve, ainda, espaço para a valorização dos talentos locais, com a participação do estudante Lian Lucas, de 12 anos, que declamou um cordel escrito pelo agente de endemias e cordelista Gilvan Cunha; e do trompetista Jean Carlos. O secretário municipal de Cultura, Tarcísio Christianne, e representantes da Cagece também participaram do evento. 

PPP do esgotamento sanitário

O programa Afluentes será executado nas 24 cidades contempladas pela Parceria Público-Privada firmada entre Ambiental Ceará e Cagece, visando garantir que, até 2033, estes municípios tenham 90% de cobertura de esgoto. Ao longo da operação, o Afluentes vai promover, também, reuniões periódicas com a comunidade, onde são apresentados balanços dos investimentos e ações desenvolvidas. Além disso, esses encontros são oportunidades de esclarecer dúvidas e ouvir as solicitações da comunidade. 

Na Região Metropolitana de Fortaleza, o programa já foi lançado em Eusébio e Guaiúba e, agora, seguirá o cronograma em Aquiraz, Cascavel, Pacajus, Maranguape, Horizonte, Itaitinga, Chorozinho, Pacatuba e Maracanaú. No mês de julho e início de agosto, o Afluentes foi lançado nos seis municípios da Região Metropolitana do Cariri que fazem parte da PPP. 

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Ceará é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 24 municípios cearenses.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.