Notícias
A atividade ocorreu no âmbito do programa Portas Abertas, e contou com a participação de 29 discentes da instituição
Estudantes do curso de jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) participaram, na última quarta-feira (1), do programa Portas Abertas, que visa recepcionar pessoas da comunidade nas instalações que compreendem o sistema de esgotamento sanitário, a fim de apresentar ao público como se dá todo o processo de tratamento do esgoto, desde a coleta do efluente gerado nas residências até a chegada nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e sua posterior devolução ao meio ambiente.
O grupo de 29 estudantes foi recepcionado na ETE Malvinas, responsável por receber e tratar o efluente gerado no município de Barbalha. Durante a visita eles foram apresentados aos métodos de cuidado aplicados pela concessionária no cotidiano do tratamento de esgoto, também puderam compreender a relevância de toda a comunidade se conectar a rede disponível.
Ao longo da atividade, os futuros jornalistas tiveram a possibilidade de realizar uma simulação de entrevista coletiva com o coordenador de operações da Ambiental Ceará, André Ramos, que respondeu perguntas sobre o impacto social do esgotamento sanitário, bem como sobre a atuação da Ambiental Ceará na região do Cariri.
O professor Edwin Carvalho frisou que a Ambiental Ceará já é uma parceira em atividades desta ordem, sendo esta a segunda vez que turmas de jornalismo participam do projeto Portas Abertas. “ A visita à Ambiental Ceará tem esse objetivo, fazer com que o estudante pratique o jornalismo; e a escolha da Ambiental se deve a vários aspectos, primeiro a uma parceria que já foi firmada desde o ano passado; segundo pela relevância da instituição dentro do contexto do saneamento básico, da série de obras que estão ocorrendo na região do Cariri. É importante que os jornalistas possam conhecer um pouco mais sobre a área do esgotamento sanitário para que eles possam ser profissionais cada vez mais qualificados”, destacou Carvalho.
Já o estudante Pedro Miranda, afirmou que considerar o momento esclarecedor e gratificante. “ Como cidadão é muito gratificante. A gente vê as obras acontecendo e se questionar para que serve, e aqui conseguimos conhecer melhor o ambiente do tratamento de esgoto; com esse contato aqui conseguimos replicar as informações para pessoas próximas da gente ”, comentou o jovem.
Rede de esgoto de Barbalha cresce 23 km em 2025
O município de Barbalha terá sua rede de esgoto ampliada em 23km até o final de 2025. As intervenções, que vem ocorrendo desde o início do ano, estão beneficiando os bairros Malvinas, Bulandeira e Cirolândia e são essenciais para que o município alcance 56,68% de cobertura até dezembro.
Com as obras em execução, mais de 5 mil pessoas poderão passar a usufruir do serviço, conseguindo coletar e tratar adequadamente o esgoto gerando em suas residenciais.
PPP do esgotamento sanitário
A Parceria Público-Privada de esgoto firmada entre a Ambiental Ceará e a Cagece tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.