Notícias
Durante a atividade do programa Portas Abertas, os universitários conheceram a operação da unidade responsável pelo tratamento de mais de 70% do esgoto produzido na capital cearense
Estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará conheceram, na última quarta-feira (17), a Estação de Pré-Condicionamento de Esgoto durante atividade do programa Portas Abertas, em Fortaleza. Por meio da iniciativa, a Ambiental Ceará apresenta para o público externo o processo de tratamento do esgoto e o bom uso do sistema de esgotamento sanitário.
Os estudantes da disciplina de Comunicação e Direitos Humanos conheceram a metodologia de pré-condicionamento empregada na unidade, responsável pelo tratamento de 70% do esgoto gerado em Fortaleza. Os universitários também discutiram a importância do esgotamento para a saúde e a dignidade da população, além de tirar dúvidas sobre a Parceria Público-Privada do Ceará para o esgotamento sanitário.
“Tenho certeza que os alunos saíram daqui com muito mais informação sobre saneamento básico e com a grande oportunidade de construir um olhar diferenciado para a cidade e para o tratamento de esgoto”, avalia o professor Magela Lima, que acompanhou a visita.

Para a estudante Aline Adelino, além de conhecer a tecnologia empregada na operação, a visita foi também uma oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre o esgotamento e discutir assuntos de interesse social, como a dignidade sanitária. “Essa unidade está numa região muito conhecida de Fortaleza e muitas pessoas não conhecem ainda o trabalho realizado aqui. Essa visita foi importante para compreender o processo de tratamento do esgoto e também para trabalhar melhor o tema do esgotamento sanitário com as informações mais corretas e coerentes”, resume.
Os estudantes também foram atualizados sobre a segunda edição do Prêmio Jornalismo Ambiental do Ceará, que está com inscrições abertas até o dia 22 de março de 2026 e conta com uma categoria específica para produções universitárias.
Portas Abertas
O programa Portas Abertas foi idealizado para apresentar aos visitantes a operação da empresa nos municípios onde atua e contribuir para sensibilizar a população sobre a importância do serviço prestado pelas unidades.
A iniciativa é uma forma de aproximar o público geral sobre o serviço e ampliar a adesão ao sistema de coleta e o tratamento de esgoto. Em 2025, foram realizadas 30 visitas nas unidades da empresa localizadas nas regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, envolvendo mais de 400 visitantes nas atividades.
“Abrimos nossas portas para faculdades, empresas, órgãos públicos e para o público interessado em conhecer o tratamento do esgoto. Esse programa é fundamental para que as pessoas se familiarizem com a nossa operação e compreendam sobre as etapas de tratamento que o esgoto passa até retornar ao meio ambiente de forma segura”, explica a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz.

PPP do esgotamento sanitário
A Parceria Público-Privada de esgoto firmada entre a Ambiental Ceará e a Cagece tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,5 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.
