Notícias
A tubulação está sendo implantada pela Ambiental Ceará ao longo da Av. Paulo Maia e vai beneficiar moradores dos bairros São José, Triângulo e Santo Antônio
Com mais de 3 km de extensão, um dos principais coletores-tronco do sistema de esgotamento sanitário de Juazeiro do Norte está sendo implantado no município, ao longo da Av. Paulo Maia. A tubulação, que possui diâmetro superior ao das redes convencionais, é implantada em uma profundidade maior, e será responsável por receber os efluentes gerados nos bairros São José, Triângulo e Santo Antônio.
“Quando finalizado, este coletor será essencial para assegurar a integral usabilidade das redes que estamos construindo nos bairros, garantindo especialmente que locais como São José, Triângulo e Antônio Vieira, que hoje têm menos de 1% de cobertura de rede, já se aproximem da universalização”, destaca Tadeu Bezerra, gerente regional da Ambiental Ceará.
O gestor pontua, ainda, que a obra está sendo conduzida em estágios, a fim de mitigar contratempos no trânsito da cidade. O trecho em execução tem 600 metros de extensão e será finalizado na primeira quinzena de julho. A obra inteira será concluída no segundo semestre de 2025.
Tecnologia de construção
Para acelerar o ritmo da intervenção, as equipes da Ambiental Ceará lançam mão de tecnologias como o mini compactador não tripulado. O equipamento dá mais celeridade à etapa de compactação do solo após a abertura da vala que receberá as redes.
“Esse equipamento é um diferencial importante porque diminui o nosso tempo de permanência no território da obra. Com o mini compactador, conseguimos realizar a prensa do solo de modo mais ágil, o que nos leva a iniciar os demais processos em tempo menor, desta forma, a via tende a ser liberada para o trânsito de veículos e pedestres com maior rapidez”, comentou Tadeu Bezerra.
Este método de compactação também exerce papel de Equipamento de Proteção Coletiva (EPC), uma vez que evita que um colaborador faça a compactação no interior das valas. “Sempre prezamos pela segurança, e não ter a necessidade de um colaborador no interior das valas reduz a zero a possibilidade de qualquer eventualidade, o que, para nós, é muito significativo”, ponderou o gerente regional da Ambiental Ceará.

A implantação do coletor-tronco faz parte do pacote de obras anunciado no início deste ano e que vai beneficiar diretamente, em Juazeiro do Norte, os bairros Frei Damião, São José, Antônio Vieira, Santo Antônio e Triângulo, ampliando a cobertura de rede nesses locais, que atualmente possuem menos de 1% de disponibilidade de rede de esgoto. As intervenções também permitirão ampliar a cobertura total de rede na cidade para 46,38% ao final de 2025.
PPP do esgotamento sanitário
A Parceria Público-Privada de esgoto firmada entre a Ambiental Ceará e a Cagece tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.