Notícias

Ver notícia

Vice-governadora do Ceará elogiou a participação feminina na empresa e abriu caminhos para parcerias

Empreendedorismo feminino, inserção da mulher no mercado de trabalho, parcerias de inclusão social e a importância do acesso ao saneamento foram os temas centrais do encontro entre a vice-governadora do Ceará, Jade Romero, a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz, e a diretora executiva da empresa, Elisa Ribeiro. Durante a visita, realizada na semana passada, Jade elogiou a atenção dada à questão de gênero na Ambiental Ceará, que tem 40% dos cargos da diretoria ocupados por mulheres.

“Fala-se muito em criar oportunidades, mas precisamos expandir a consciência das pessoas para enxergar essas potencialidades porque nós, enquanto mulheres, fomos ensinadas a não ver. Ter uma empresa, numa área muito masculina [como o saneamento] com 40% de mulheres na diretoria, e a meta de aumentar essa participação, já mostra que estamos abrindo essas possibilidades”, enfatizou a vice-governadora. A Ambiental Ceará é uma empresa da Aegea Saneamento e, com isso, está alinhada a metas como aumentar a representatividade feminina em cargos de liderança para 45% até 2030.

Águeda Muniz, abordou, ainda, os efeitos do acesso ao saneamento básico na melhora da qualidade de vida da população, especialmente das mulheres. “O acesso ao saneamento melhora os índices de saúde, educação e renda. E a mulher é o vetor disso, porque ela é a nossa principal cliente e articula todas as decisões da família. Para além do saneamento, estamos comprometidos em promover e apoiar projetos que fortaleçam o Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDH-M)”, salientou.

As gestoras trocaram ideias sobre as iniciativas voltadas para o empoderamento e autonomia financeira das mulheres, abrindo caminho para parcerias futuras. Além da meta da participação feminina em cargos de liderança, a Aegea desenvolve iniciativas como o Mãos e Obras, projeto que capacita novos profissionais e futuros empreendedores como foco no desenvolvimento da economia local, e que tem abordagens específicas para as mulheres das regiões atendidas pelas concessionárias da empresa, a exemplo da Ambiental Ceará.

PPP de esgotamento sanitário

Por meio de Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a Ambiental Ceará vai universalizar o esgotamento sanitário em 24 cidades das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. O projeto contempla a execução de obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação do sistema de esgotamento sanitário, com investimento total de R$ 6,2 bilhões. Serão construídas 27 Estações de Tratamento de Esgoto, 249 Estações Elevatórias e implantados mais de 4.000 km de novas redes de esgoto. Com a ampliação da infraestrutura, serão coletados e tratados, por mês, mais de 1 bilhão de litros de esgoto.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Ceará trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental Ceará e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.