Notícias

Ver notícia

No Ceará, Parceria Público-Privada beneficiará 24 cidades com saneamento básico

Celebrado em 22 de março, o Dia Mundial da Água chama atenção para a importância desse recurso vital à vida do planeta. Tão importante quanto cuidar dos mananciais e fontes é garantir o sistema para coletar e tratar o esgoto, devolvendo água limpa para a natureza. Promover o retorno da água, em condições adequadas à preservação do meio ambiente, é uma das missões que a Ambiental Ceará assume no estado, a partir da Parceria Público-Privada firmada com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), que tem como objetivo universalizar o acesso ao esgotamento sanitário.

“Quando o esgoto não é coletado, tratado e disposto ao meio ambiente de forma adequada, os prejuízos vão desde a poluição de rios, mares e açudes, até, em última instância, a contaminação desses corpos hídricos, o que pode comprometer a saúde das pessoas. Por isso, avançar com esgotamento sanitário e fazer com que todos tenham acesso ao serviço é primordial”, explica o diretor presidente da Ambiental Ceará, André Facó.

Nas 24 cidades atendidas pelo projeto da PPP, a coleta e tratamento de esgoto serão ampliados para 90% da população até 2033, avançando para 95% até 2040. A empresa já identificou, inclusive, oportunidades de melhorias da balneabilidade em alguns pontos hoje sinalizados como impróprios para banho, e tem a meta de desenvolver ações, no curto prazo, para mudar essa situação e favorecer o acesso da população e o turismo.

“A água é, talvez, o recurso mais essencial e transversal para o dia a dia de qualquer sociedade. Sua disponibilidade ou ausência influencia desde o funcionamento do corpo humano até o desenvolvimento econômico ou estado de pobreza de uma região. A conservação desse recurso também passa pela coleta e tratamento de esgoto, que garantem a qualidade dos corpos hídricos”, conclui Facó.

 

Serviço que transforma 

A Ambiental Ceará é uma empresa da Aegea, companhia líder em saneamento no Brasil e controladora de iniciativas como a Ambiental Crato, responsável pelo esgotamento sanitário deste município no Cariri. Desde dezembro de 2022, a companhia tratou 240 milhões de litros de esgoto que antes eram despejados direto no Rio Granjeiro. O trabalho foi possível graças à reativação da Estação de Tratamento (ETE) Seminário, que estava parada há cinco anos.

 Outro caso de sucesso é o da Prolagos, concessionária responsável pelo saneamento na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Ao elevar a cobertura desse serviço para 80% na região, antes do prazo previsto, a Prolagos contribuiu com transformações como a recuperação da Lagoa Araruama, que estava em avançado estado de degradação. 

Hoje, o local voltou a ser sustento de pescadores, que comemoram recordes de pescado; cavalos-marinhos voltaram a habitar aquele ecossistema; e a população e os visitantes desfrutam do banho naquela porção de água.

Outra concessionária da Aegea, também no Rio de Janeiro, ajudou na recuperação da balneabilidade da Baía de Guanabara. A partir do trabalho realizado pela Águas do Rio, responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário, a Baía registrou, pela primeira vez desde 2016, trechos de praia próprios para o banho.

 PPP de saneamento

Por meio de PPP de esgotamento sanitário firmada com a Cagece, a Ambiental Ceará será responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento em 24 cidades cearenses, do litoral ao Cariri, para mais de 4,3 milhões de cearenses.

O projeto contempla a execução de obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação do sistema de esgotamento sanitário, com investimento total de R$ 6,2 bilhões. Serão construídas 27 Estações de Tratamento de Esgoto, 249 Estações Elevatórias e implantados mais de 4.000 km de novas redes de esgoto. Com a ampliação da infraestrutura, serão coletados e tratados, por mês, mais de 1 bilhão de litros de esgoto.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

O atendimento ao cliente permanece com a Cagece. Utilize a Central de Atendimento da Cagece para qualquer solicitação.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental Ceará e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Ceará trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.