Notícias

Ver notícia

Ambiental Ceará e Cagece têm ouvido as comunidades e recebido demandas relacionadas ao esgotamento sanitário

A conversa, a escuta e a troca de informações são fundamentais para fortalecer a relação entre a Ambiental Ceará, Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) e a população que será beneficiada com as obras de universalização do esgotamento sanitário em 24 cidades cearenses. Para este diálogo, um agente atua como ponte: o líder comunitário, cuja atuação é celebrada nacionalmente no dia 5 de maio. Nos municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri atendidos pela Parceria Público-Privada (PPP) de esgoto, essas lideranças têm contribuído para articular rodas de conversas com os moradores e na construção do plano de ação da empresa, que tem como prioridade trazer soluções para os pontos mais críticos de cada cidade.

A Ambiental Ceará já promoveu diálogos em Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Barbalha e Juazeiro do Norte, e segue se reunindo com os moradores dos demais municípios. Durante as reuniões, as equipes da empresa e da Cagece, junto com as lideranças comunitárias locais, explicam o projeto de esgotamento sanitário e ouvem as demandas mais urgentes dessas comunidades.

Para a diretora institucional da Ambiental Ceará, Águeda Muniz, o saneamento básico é muito mais que uma obra, sendo também a construção do processo de dignidade cidadã. “É como diz nosso propósito: ‘Nossa natureza movimenta a vida’ e, neste sentido, nossos projetos socioambientais são estruturadores da nossa atividade. Para isto acontecer, temos que estar conectados com nossas comunidades, nossos clientes. Isto se faz com as lideranças comunitárias. O líder de comunidade é o elo, é a conexão entre a comunidade e a nossa atuação”, ressalta.

Na avaliação da gerente de Responsabilidade e Interação da Cagece, Robervânia Barbosa, a escuta ativa das lideranças e o engajamento comunitário são importantes para direcionar o atendimento das duas empresas. “Por meio da participação das pessoas, das organizações e comunidades nas reuniões é possível realizar uma construção coletiva e estabelecer planos de melhoria dos serviços ofertados, impactando na melhoria da qualidade de vida da comunidade”, enfatiza.

Nilson Carvalho, diretor-articulador da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF), é um dos líderes comunitários que têm participado dos encontros realizados pela Ambiental Ceará. Para ele, as lideranças têm o conhecimento das demandas da população mais vulnerável.

“Um dos grandes problemas enfrentados pelos moradores ainda é o saneamento básico. É comum encontrarmos, nas vielas e nos becos, esgoto a céu aberto e residências com canos despejando o esgoto diretamente na rua. O esgotamento sanitário é um direito nosso. Por isso, nossa missão é, além de lutar por esta garantia, também conscientizar as pessoas sobre a importância de estarem ligadas à rede de esgoto”, afirma.

O articulador conta ainda que, por compreender a importância do esgotamento sanitário para a população, ele busca facilitar o diálogo entre a Ambiental Ceará e os moradores de cada cidade. “Fazemos um trabalho de porta a porta mesmo, conversando com as pessoas e explicando que o projeto é transformador. Sabemos que saneamento significa mais saúde e qualidade de vida para eles”, afirma Nilson Carvalho.

Afluentes

Durante as rodas de conversas, as equipes da Ambiental Ceará também estão iniciando cadastros de líderes comunitários que tenham interesse em participar do projeto Afluentes, realizado em todas as cidades onde a Aegea opera, e que tem como objetivo promover um canal aberto de comunicação entre a comunidade e a empresa. Por meio da iniciativa, a empresa fortalece o relacionamento com as lideranças comunitárias, se aproxima dos moradores, conhece as principais necessidades locais e recebe sugestões e opiniões sobre os serviços prestados. Entre os destaques do programa estão os periódicos encontros, promovidos na empresa com a presença da diretoria da empresa, sendo uma oportunidade para esclarecer dúvidas, ouvir e oferecer uma resposta às solicitações da comunidade.

Parceria

Os encontros com as comunidades reforçam o compromisso da Ambiental Ceará em universalizar o esgotamento sanitário nos municípios atendidos pela PPP com a Cagece. Para as obras nos 17 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, contemplados no Bloco 1 da PPP, um total de R$ 2,6 bilhões serão investidos, garantindo que 1,1 milhão de cearenses tenham acesso à coleta e tratamento de esgoto, promovendo mais saúde, dignidade e qualidade de vida.

Atualmente, está sendo concluída a fase de operação assistida, com o planejamento para as primeiras obras que serão realizadas nos municípios de Aquiraz, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Juazeiro do Norte, Barbalha, Farias Brito, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Além da ampliação, operação e manutenção dos sistemas dos de esgotamento sanitário, a Ambiental Ceará realizará ainda serviços comerciais como substituição de hidrômetros, padronização de ligações, atualização cadastral e fiscalização e combate às fraudes. Já a Cagece segue responsável pelo abastecimento de água e atendimento ao cliente.

O projeto de PPP de esgotamento sanitário da Cagece é o maior do país no setor. Considerando os Blocos 1 e 2, vencidos pela Aegea, o investimento chega R$ 6,2 bilhões, beneficiando mais de 4,3 milhões de cearenses.

Expertise nacional

A Ambiental Ceará é uma empresa da Aegea, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Ao todo, a Aegea atua em 171 municípios, em 13 estados brasileiros, atendendo aproximadamente 22,7 milhões de habitantes. O grupo já opera no Ceará, por meio da concessão da Ambiental Crato, no município do Crato, onde a cobertura de esgoto saltou, em apenas 120 dias, de 3% para 16%, devendo avançar para 50% até 2024.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Contato Saiba mais
Contato

O atendimento ao cliente permanece com a Cagece. Utilize a Central de Atendimento da Cagece para qualquer solicitação.