Notícias

Ver notícia

A visita busca viabilizar a realização de atividades em parceria para extensão, pesquisa e estágios

Estudantes do Departamento de Construção Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-CE) de Fortaleza visitaram, nesta sexta-feira (19/04), a sede da Ambiental Ceará, onde puderam conhecer a empresa e as oportunidades de trabalho no segmento do Saneamento Ambiental. Também presentes na visita, os docentes, coordenadores dos cursos do IFCE apresentaram a estrutura dos cursos de graduação, extensão e pesquisa do Departamento de Construção Civil, que conta com laboratórios equipados disponíveis para os alunos.

De acordo com a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz, a vinda do IFCE à Ambiental Ceará é a abertura de mais um canal de relacionamento da empresa, desta vez com a Academia. A ideia é que, a partir desse contato inicial, empresa e instituto possam firmar termo de cooperação para a realização de atividades em parceria para pesquisa, estágios e extensão, uma vez que o IFCE-CE possui laboratórios de topografia, mecânica dos solos, hidráulica e estudos hidrológicos, saneamento, geologia, asfalto, energias renováveis e resíduos sólidos.

“Os cursos do Instituto Federal de Educação do Ceará estão muito relacionados com as nossas atividades. Eles têm laboratórios específicos como de pavimentação, de topografia, que é muito importante na atividade do saneamento, de energia renováveis. É muito importante saber que o IFCE pode ser um grande parceiro nosso, no sentido de utilizarmos tanto a extensão como a pesquisa atreladas às nossas atividades, como também a possibilidade de estabelecermos estágios para esses estudantes, integrando e articulando a relação academia e iniciativa privada”, afirmou Águeda Muniz. 

Após as apresentações todos foram convidados a conhecer o Centro de Operações Integradas (COI), de onde é possível monitorar e operar, em tempo real, 24 horas por dia, o sistema de esgoto das 24 cidades atendidas pela Ambiental Ceará. Na ocasião, os alunos receberam as boas-vindas do diretor-presidente da Ambiental Ceará, André Facó, e do diretor executivo, Fernando Lima. 

A estudante do sexto semestre de Tecnologia em Saneamento Ambiental, Priscila Santiago, considerou a visita essencial para estreitar os laços entre o IFCE e a Ambiental Ceará, empresa que atua diretamente no saneamento básico. “É muito importante, para nós, enquanto alunos de Tecnologia em Saneamento Ambiental, essa visita, porque podemos ver como a Ambiental Ceará atua na questão do tratamento, da coleta de esgoto”, explicou.

Segundo Weskly Oliveira, estudante  do sétimo semestre de Engenharia Civil, “a visita foi impressionante. Esse é um assunto que nós, da Engenharia Civil, não temos tanto conhecimento e acabamos sendo um pouco negligentes com a questão ambiental. Para mim, foi enriquecedor. Espero que nós tenhamos muitas parcerias, pesquisas, estágios para que sejamos inseridos nessa área de fato”.

A coordenadora do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental, Daniela Silva, comemorou a visita. “Foi  um encontro produtivo para conhecermos mais a Aegea, conhecer mais o trabalho da Ambiental Ceará e também para que a empresa nos conheça como instituição que pode contribuir, como parceira, com estágios, com pesquisa, com conhecimento”, destacou.

PPP de esgotamento sanitário

Universalizar o esgotamento sanitário é a premissa da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Cagece e a Ambiental Ceará. A empresa é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Ceará trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Ceará é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 24 municípios cearenses.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental Ceará e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.