Notícias

Ver notícia

Iniciativa da Ambiental Ceará promove sessões gratuitas de cinema, exibindo produções que valorizam a cultura local

A experiência do cinema ao ar livre, na pracinha da cidade e com direito a pipoca de graça será vivenciada pelos moradores de Paracuru, Trairi e Caucaia, com a realização do Cine Bom de Praça, promovido pela Ambiental Ceará.  A ação, que será executada nos dias 1º, 2 e 3 de outubro, reforça o pilar da empresa de promover transformações que vão além das obras de esgotamento sanitário. 

“O Cine Bom de Praça é uma iniciativa que nos deixa cada vez mais próximos da população e fortalece essa vocação do Ceará para o cinema. Trazer as pessoas para as pracinhas das cidades e experimentar a magia dos filmes é uma forma de abraçar os cearenses. Isso faz parte da nossa cultura de responsabilidade social”, define a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz. 

A estrutura de cinema itinerante será montada ao ar livre primeiro em Paracuru, no domingo (1º). A exibição será do filme “Pequenos Guerreiros”, dirigido pela cearense Bárbara Cariry e que teve parte das cenas gravadas em cidades do Estado.

Nos dias 2 e 3 será a vez de Trairi e Caucaia, respectivamente, receberem a ação. Nestas duas cidades, além de “Pequenos Guerreiros”, a sessão de cinema exibirá “Cine Holliúdy”, com direção de Halder Gomes e nomes como Edmilson Filho, Falcão, Karla Karenina e Haroldo Guimarães no elenco. A expectativa é reunir, ao todo, 1.500 pessoas nas sessões dos três municípios.

A escolha do audiovisual como essência desse projeto se deu para valorizar a vocação cultural que o Ceará tem para o cinema, seja com longas e curtas metragens produzidos aqui ou com a realização de festivais com projeção nacional. O estado é também a terra natal de cineastas, atores e diretores que assinam trabalhos ímpares nesse segmento. Dessa forma, o Cine Bom de Praça é uma maneira de a Ambiental Ceará se aproximar dos moradores e estimular que as vidas deles sejam transformadas a partir de vários aspectos – do saneamento básico à cultura.

Cena do filme “Pequenos Guerreiros”, dirigido por Bárbara Cariry, que será exibido no Cine Bom de Praça. (Foto: Patrícia Smiths)

Em setembro, a iniciativa foi executada nas cidades de Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Farias Brito, Santana do Cariri e Nova Olinda, situadas na Região Metropolitana do Cariri e que são atendidas pela Ambiental Ceará. Nesses locais, a exibição dos longas reuniu mais de 7 mil pessoas de diversas gerações de famílias e proporcionou, para algumas delas, a primeira experiência de cinema da vida. 

PPP para universalização

Por meio da Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Cagece, a Ambiental Ceará é responsável pela ampliação, operação e manutenção dos sistemas de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. A PPP atende 4,3 milhões de pessoas e, ao todo, R$ 19 bilhões serão investidos – desse total, R$ 6,2 bilhões serão aplicados em obras. 

A Ambiental Ceará, em parceria com a Cagece, irá cumprir as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que determina que 90% da população tenha acesso à coleta e ao tratamento de esgoto até o ano de 2033, avançando para 95% em 2040.

CONFIRA O CRONOGRAMA DE EXIBIÇÕES DO “CINE BOM DE PRAÇA”

Paracuru
1º/10
Às 20h30
Praça de Eventos de Paracuru

Trairi
2/10
Às 18h30
Praça da Matriz

Caucaia
3/10
Às 18h30
Praça do Anfiteatro – Rua José Matias de Brito, 444 – Itambé

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Ceará trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental Ceará e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Ceará é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 24 municípios cearenses.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.