Notícias

Ver notícia

O projeto tem movimentado a população do Cariri com a exibição gratuita de filmes que valorizam a cultura cearense

Os olhos atentos de Israel Patrício da Silva, de 10 anos, demonstravam a emoção de estar assistindo a um filme em uma tela grande, como as de cinema, na praça pertinho de casa, em Missão Velha, na última semana. Com os amigos ao lado, ele aproveitava para comer pipoca e comentar as cenas dos filmes ‘Pequenos Guerreiros’ e ‘Cine Holliúdy’, exibidos pelo projeto Cine Bom de Praça, realizado pela Ambiental Ceará e Ambiental Crato. As sessões gratuitas também já foram transmitidas em Barbalha, Santana do Cariri e Nova Olinda. Esta semana, o projeto chega em Farias Brito, na quarta-feira (20), e em Juazeiro do Norte, na próxima sexta-feira (22) e sábado (23). Já nos dias 25 e 26, a estrutura será montada no Crato.

“Eu adoro filmes de luta. Está sendo bom demais! Um filme legal, de graça e bem pertinho da minha casa”, disse Israel Patrício. Assim como ele, a agricultora Valéria dos Santos, moradora da zona rural de Missão Velha, também estava emocionada com os filmes na praça da cidade. “É a primeira vez que eu venho ao cinema. Assistir filmes sempre foi só pela televisão ou internet. Vim com toda família, meus filhos, marido, sogro e sogra. Está muito interessante”, afirmou Valéria dos Santos.

O projeto Cine Bom de Praça visa reforçar o pilar de promover transformações que vão além das obras de esgotamento sanitário, nos municípios do Cariri atendidos pela Ambiental Ceará e Ambiental Crato – ambas empresas da Aegea. Na estrutura de cinema itinerante, montada ao ar livre, são exibidos os filmes “Pequenos Guerreiros”, dirigido por Bárbara Cariry e que teve parte das cenas gravadas em cidades da região; e “Cine Holliúdy”, com direção de Halder Gomes e nomes como Edmilson Filho, Falcão, Karla Karenina e Haroldo Guimarães no elenco. 

O diretor-presidente da Ambiental Ceará, André Facó, ressalta que a iniciativa estreita a relação com a cidade e com as pessoas. “Estamos há uma semana percorrendo o Cariri com o Cine Bom de Praça. Em cada município, encontramos crianças, jovens, idosos, famílias inteiras que assistem, pela primeira vez, a uma sessão de cinema. Proporcionar essa experiência é muito gratificante. Iniciativas como essa, que vão além do esgotamento sanitário, reforçam o nosso compromisso de transformar vidas e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma André Facó. 

“O Cine Bom de Praça está sendo um sucesso e toda a população presente está adorando o projeto. É muito emocionante ver as pessoas assistindo toda a valorização cultural dos dois filmes exibidos durante as sessões. Essa iniciativa é uma demonstração de carinho e cuidado que a Ambiental Ceará e a Ambiental Crato têm com a população das cidades em que atuamos”, ressalta Carolina Serafim, diretora-presidente da Ambiental Crato, e, também, diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará com foco no Cariri. 

Operação do saneamento

Por meio de Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a Ambiental Ceará vai cumprir as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que determina que 90% da população tenha acesso à coleta e ao tratamento de esgoto até o ano de 2033. A PPP vai atender 4,3 milhões de pessoas e, ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos na operação, ampliação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário destas cidades.

Já a Ambiental Crato opera na cidade do Crato desde 2022, sendo responsável pelo serviço de coleta e tratamento de esgoto e atendimento ao cliente. Por meio da concessão, a cobertura de esgoto saltou de 3% para 23%, devendo avançar para 50% até 2024. 

CONFIRA O CRONOGRAMA DE EXIBIÇÕES DO “CINE BOM DE PRAÇA”

Farias Brito
20/09
Às 18h
Parque de Vaquejada Silva Antero – Rua Aracy Freitas Francelino, S/N – Boa Vista. 

Juazeiro do Norte
22/09 e 23/09
Às 18h
Praça do CC – Rua Senhor do Bonfim, S/N – João Cabral. 

Crato
25/09 e 26/09
Às 18h
Praça da Sé – Rua Dom Quintino, S/N – Centro.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental Ceará e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.