Notícias
A iniciativa cria um canal aberto e direto de relacionamento entre a Ambiental Ceará e a população do município
O auditório do Núcleo de Arte e Cultura de Cascavel ficou lotado, na manhã desta terça-feira (29), para o lançamento do programa Afluentes, da Ambiental Ceará, que visa estreitar o relacionamento com a comunidade. Ao todo, 60 lideranças comunitárias participaram da ação e, a partir de agora, serão multiplicadores das informações e de outras atividades relacionadas ao processo de universalização da coleta e tratamento de esgoto no município.
O programa Afluentes é executado em todas as concessionárias da Aegea – empresa controladora da Ambiental Ceará e líder em saneamento privado no Brasil – e, por meio do contato com lideranças de comunidades, aproxima as equipes dos moradores, permitindo que conheçam mais a fundo as necessidades de cada local e recebam sugestões acerca dos serviços prestados. Dessa forma, o Afluentes é, também, uma ferramenta que integra o dia a dia da operação.
“Cascavel foi o quarto município da Região Metropolitana de Fortaleza a receber o programa Afluentes, e tivemos o auditório cheio de gente disposta a fazer o melhor possível pela cidade, contribuir para que as pessoas se conscientizem dos benefícios do esgotamento sanitário. Foi muito bom ver pessoas de várias idades, diversas vivências, e isso nos dá ainda mais energia para a jornada da universalização”, definiu a gerente de Responsabilidade Social da Ambiental Ceará, Marcela Napoleão.
Entre as lideranças mapeadas para o projeto em Cascavel, vários são dos segmentos de Educação e Saúde, nos quais atuam profissionais que conhecem o cotidiano da cidade e as principais demandas da população. Um deles é o agente de saúde Francisco Ronaldo de Lima Feitosa, 36, que atua há 10 anos no distrito de Guanacés.
“Nessa região não tem serviço de esgoto, e fica ainda mais complicado no período chuvoso. É muito comum vermos crianças e idosos adoecendo, com diarréia, gripe, e a consequência disso é o posto de saúde lotado”, contextualiza. A chegada das obras de esgotamento sanitário na cidade e a criação do canal de relacionamento, a partir do Afluentes, são vistas com otimismo pelo profissional. “Precisamos abraçar essa transformação e esse projeto, porque o benefício vai ser para todo mundo. E essa iniciativa de chamar as lideranças, eu achei ótima, porque somos mais próximos dos moradores, temos um vínculo com a comunidade e podemos passar mais informações e detalhar as melhorias”, avalia Ronaldo.
Alunos da Escola Marconi Coelho dos Reis também participaram do evento. O lançamento do Afluentes contou, ainda, com a apresentação de um dueto de flauta e violão, com os músicos Adeilson Freitas e André Alencar.
Universalizar o esgotamento
O programa Afluentes será executado nas 24 cidades contempladas pela Parceria Público-Privada firmada entre Ambiental Ceará e Cagece, visando garantir que, até 2033, estes municípios tenham 90% de cobertura de esgoto. Ao longo da operação, o Afluentes vai promover, também, reuniões periódicas com a comunidade, onde são apresentados balanços dos investimentos e ações desenvolvidas. Além disso, esses encontros são oportunidades de esclarecer dúvidas e ouvir as solicitações da comunidade.
Na Região Metropolitana de Fortaleza, o programa já foi lançado em Guaiúba, Eusébio, Aquiraz e Cascavel e, agora, seguirá o cronograma em Pacajus, Maranguape, Horizonte, Itaitinga, Chorozinho, Pacatuba e Maracanaú. No mês de julho e início de agosto, o Afluentes foi lançado nos seis municípios da Região Metropolitana do Cariri que fazem parte da PPP.