Notícias
A atividade, realizada pela Ambiental Ceará, evidenciou como o cuidado com o esgoto contribui para a qualidade e preservação da água
Do instante em que sai das residências até o momento em que retorna para a natureza, devidamente tratado, o esgoto percorre um caminho longo e com várias etapas – e foi este o percurso ilustrado na ação educativa sobre o ciclo do saneamento. Realizada pela Ambiental Ceará nas cidades de Fortaleza e Juazeiro do Norte, a atividade atingiu 1.700 pessoas nos dois municípios. Na capital cearense a interação ocorreu entre os dias 14 e 16 de março, já em Juazeiro do Norte foi concretizada entre os dias 22 e 25 do mesmo mês.
Integralmente gratuita, a atividade teve como objetivo fomentar a reflexão sobre o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, mostrando como o cuidado com o esgoto contribui para preservação e qualidade da água e do meio ambiente.
O circuito educativo ocorreu em estandes montados no Shopping RioMar Kenedy (Fortaleza) e no Cariri Shopping (Juazeiro do Norte). O jogo iniciava-se com um quebra-cabeça no qual o participante precisava solucionar o problema de esgoto a céu aberto encaixando as peças e montando a imagem de uma residência devidamente conectada à rede de esgotamento sanitário. Na etapa seguinte, por meio de uma “máquina de garra”, os participantes retiraram bolas simbolizando os resíduos descartados de forma incorreta no esgoto, como cotonetes, garrafas pet e sacolas plásticas. Cada “lixo” retirado da máquina garantia um brinde ao participante. Na última etapa, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), o participante tinha a chance de entender como o efluente é tratado, além de receber o brinde ao qual tinha direito.
“Do Cariri ao Litoral. Foi incrível a interação das famílias à nossa proposta de edutretenimento para a comemoração do Dia Mundial da Água. As filas de crianças com seus pais ou avós nos locais onde disponibilizamos as ativações para a montagem do quebra-cabeça sobre o ciclo do saneamento demonstram a necessidade de, cada vez mais, buscarmos ligar educação e entretenimento para orientar as gerações na cruzada da universalização do esgotamento sanitário, construindo um futuro de águas mais limpas”, comenta a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz.

Esgoto e a preservação da água
Por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Cagece, a Ambiental Ceará é responsável pela ampliação e operação do sistema de esgotamento sanitário de 24 cidades cearenses, incluindo Juazeiro do Norte. A PPP atende 4,3 milhões de cearenses e, ao todo, R$6,2 bilhões serão investidos em obras para promover o avanço do esgotamento sanitário a 90% da população até o ano de 2033, avançando para 95% em 2040.
Diariamente, mais de 468 milhões de litros de esgoto saem de pias, ralos e vasos sanitários das casas nas cidades atendidas pela PPP, e chegam às estações operadas pela Ambiental Ceará. Lá, eles passam pelo processo de tratamento e análise e retornam ao meio ambiente sem poluir a natureza, contribuindo com a boa qualidade da água nos corpos hídricos.