Notícias

Ver notícia

As obras beneficiarão 273 famílias com a disponibilidade do acesso ao sistema de esgotamento sanitário

Cerca de mil moradores de Barbalha serão beneficiados com as obras de esgotamento sanitário no bairro Bela Vista, iniciadas nesta segunda-feira (17). A Ambiental Ceará, parceira público-privada da Cagece, irá implantar 1.473 metros de nova rede coletora às margens do canal do Riacho Seco. A estrutura permitirá que 273 imóveis sejam conectados ao sistema de esgotamento local. A iniciativa visa contribuir, também, com o fim de uma demanda histórica da comunidade: a poluição do córrego pelo despejo irregular de esgoto.

O diretor-executivo da Ambiental Ceará, Danilo Almeida, destaca que as obras de esgotamento sanitário na região proporcionarão uma transformação no canal do Riacho Seco e no entorno do córrego. “São intervenções que trarão benefícios para a população, proporcionando mais saúde e qualidade de vida, e também para o meio ambiente”, ressalta. As intervenções estão alinhadas com as novas infraestruturas implantadas no local pela gestão municipal.

Com a extensão da rede, as residências da localidade terão acesso à rede de esgoto, pela qual os efluentes emitidos serão coletados e receberão o tratamento adequado, evitando que o esgoto seja despejado diretamente na natureza e colaborando para a recuperação ambiental da região. “Dessa forma, com a obra de ampliação de esgotamento sanitário, será possível pôr fim ao lançamento inadequado de esgoto no Riacho Seco”, afirmou o diretor-executivo.

Uma das pessoas que está à espera da nova infraestrutura de esgotamento sanitário é  Maria Salvani Soares da Silva, 40. Residente no bairro desde os 6 anos de idade, conta que utiliza em sua casa o sistema de fossa séptica, para onde vão os resíduos dos vasos sanitários. “Já as águas da pia, do chuveiro e da máquina de lavar, por exemplo, são despejadas na rua. Não só da minha casa, mas de todas as residências daqui, por isso se acumula o esgoto à céu aberto e tanta lama. Meu sonho de infância é ver minha rua bonita, sem sujeira, mau cheiro e insetos”, conta ela, que mora na rua Zuca Sampaio.

Após a implantação da nova rede, os moradores serão informados, pela Ambiental Ceará, sobre quando poderão realizar as conexões dos imóveis ao sistema de esgotamento. “Por meio das nossas equipes de Responsabilidade Social, estamos sempre em contato com a comunidade, explicando cada etapa da obra, os benefícios do esgotamento sanitário e o momento certo para conectar a casa à nova rede. Apenas com esse trabalho coletivo, de ampliação da rede e conscientização dos moradores, conseguiremos garantir que toda a população de Barbalha tenha acesso à coleta e ao tratamento de esgoto”, reforçou Danilo Almeida.

PPP de esgotamento sanitário
Universalizar o esgotamento sanitário é a premissa da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Cagece e a Ambiental Ceará. A empresa é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$6,2 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Ceará é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 24 municípios cearenses.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Ceará trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental Ceará e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Contato Saiba mais
Contato

O atendimento ao cliente permanece com a Cagece. Utilize a Central de Atendimento da Cagece para qualquer solicitação.