Notícias

Ver notícia

A iniciativa cria um canal aberto e direto de relacionamento entre a Ambiental Ceará e a população e será executada em 24 municípios

O município de Aquiraz foi o terceiro da Região Metropolitana de Fortaleza a receber o programa Afluentes, da Ambiental Ceará. O lançamento do projeto, focado no relacionamento com a comunidade, ocorreu na manhã desta quinta-feira (24), no Centro Cultural Tapera das Artes, e reuniu lideranças comunitárias para apresentar a empresa e explicar como serão as intervenções que vão universalizar o acesso à coleta e ao tratamento de esgoto na cidade.

O programa Afluentes é executado em todas as concessionárias da Aegea – empresa controladora da Ambiental Ceará e líder em saneamento privado no Brasil – e, por meio do contato com lideranças de comunidades, aproxima as equipes dos moradores, permitindo que conheçam mais a fundo as necessidades de cada local e recebam sugestões acerca dos serviços prestados. Dessa forma, o Afluentes é, também, uma ferramenta que integra o dia a dia da operação.

“Foi uma enorme satisfação ver a comunidade tão participativa, engajada, todos interessados no trabalho que nós, da Ambiental Ceará, iremos realizar, em parceria com a Cagece, que é universalizar o esgotamento sanitário em Aquiraz. Ver tantas pessoas verdadeiramente interessadas em saber como podem contribuir com a sua comunidade, ansiosos por essa parceria com nossa empresa, sendo Afluentes, nos deixa ainda mais compromissados em fazer o nosso trabalho, que é levar essa e qualidade de vida à população”, definiu a gerente de Responsabilidade Social da Ambiental Ceará, Marcela Napoleão.

Educação como aliada

No encontro de Aquiraz, entre as lideranças mapeadas para o projeto estavam profissionais da área da Educação, reforçando a importância da parceria entre diversos segmentos da sociedade para promover a transformação estrutural e cultural ligada ao esgotamento sanitário. “Adentrar nas escolas com esse assunto é muito importante porque a geração dos jovens tem muito a colaborar, e de forma complementar à maneira com a geração dos pais deles atuam na sociedade. Na escola em que eu trabalho, os alunos têm muito interesse em transformar as realidades locais deles, então, esse programa é mais uma ponte, um canal, mais uma relação valiosíssima que estamos construindo”, defendeu a coordenadora escolar, Lara Saraiva.

Fotos: Arquivo/Tapera das Artes

A avaliação dela foi reforçada pelo também coordenador escolar Moisés Almeida, que definiu a participação no programa Afluentes como uma oportunidade de ser um protagonista na jornada pela universalização do saneamento. “Incluir os jovens é essencial, porque eles são o futuro da cidade, e como essa será uma parceria de muitos anos, é muito importante levarmos isso para eles”, acrescentou.

Além da conversa com os colaboradores da Ambiental Ceará, os novos membros do programa Afluentes assistiram a uma apresentação de teatro musicado do grupo Cataboom da Tapera das Artes, utilizando instrumentos sonoros produzidos a partir de material reciclado. 

Universalizar o esgotamento

O programa Afluentes será executado nas 24 cidades contempladas pela Parceria Público-Privada firmada entre Ambiental Ceará e Cagece, visando garantir que, até 2033, estes municípios tenham 90% de cobertura de esgoto. Ao longo da operação, o Afluentes vai promover, também, reuniões periódicas com a comunidade, onde são apresentados balanços dos investimentos e ações desenvolvidas. Além disso, esses encontros são oportunidades de esclarecer dúvidas e ouvir as solicitações da comunidade. 

Na Região Metropolitana de Fortaleza, o programa já foi lançado em Aquiraz, Eusébio e Guaiúba e, agora, seguirá o cronograma em Cascavel, Pacajus, Maranguape, Horizonte, Itaitinga, Chorozinho, Pacatuba e Maracanaú. No mês de julho e início de agosto, o Afluentes foi lançado nos seis municípios da Região Metropolitana do Cariri que fazem parte da PPP. 

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Ceará trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Ceará é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 24 municípios cearenses.