Notícias

Ver notícia

Robôs, câmeras 360º e a experiência de visitar, remotamente, uma ETE, são alguns dos recursos disponíveis no espaço das concessionárias

As tecnologias utilizadas pela Ambiental Crato e Ambiental Ceará na missão de universalizar o acesso à coleta e tratamento de esgoto em 25 cidades cearenses poderão ser vistas e experimentadas por quem visitar o estande da empresa durante a 70ª Exposição Agropecuária do Nordeste (ExpoCrato). Robôs de videomonitoramento, câmeras 360º e a experiência de visitar, remotamente, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) são alguns dos recursos disponíveis no espaço das empresas no evento, que acontece de 9 a 16 de julho, na cidade do Crato.

Um dos destaques é a experiência virtual gerada pelo programa Infra Inteligente, tecnologia da Aegea Saneamento – empresa controladora das concessionárias e líder em saneamento privado no Brasil. A ferramenta usa dados coletados por drones, topografia de precisão e câmeras 360º para criar gêmeos digitais das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e demais ativos relacionados ao saneamento. Essas réplicas fiéis, usadas para análise dos equipamentos, poderão ser visitadas remotamente durante o evento em um espaço montado no estande.

Os visitantes poderão conhecer, ainda, o San, robô que faz o videomonitoramento subterrâneo das redes de esgoto, identificando obstruções que possam provocar extravasamentos. Para fortalecer a importância da coleta e tratamento de esgoto, o espaço tem, também, um painel que explica o ciclo do saneamento básico, incluindo uma réplica de banheiro em tamanho real.

Ambiental Crato

Operando no município do Crato desde agosto de 2022, a Ambiental Crato é responsável pelo serviço de coleta e tratamento de esgoto e atendimento ao cliente. Por meio da concessão, a cobertura de esgoto saltou de 3% para 23%, devendo avançar para 50% até 2024. 

Além disso, a Ambiental Crato está instalando 500 metros de rede aérea de esgoto nas margens do riacho da Matinha para atender as barracas dos permissionários durante a ExpoCrato. O trabalho complementa as ações ambientais de proteção e recuperação do riacho da Matinha, iniciadas com a instalação da ETE Pantanal, que trata mais de 15 milhões de litros de esgoto, por mês, dos bairros Ossian Araripe, Pantanal e Mutirão.

Ambiental Ceará

Em 31 de maio, a Ambiental Ceará iniciou as obras para universalizar o acesso à coleta e tratamento de esgoto em 17 dos 24 municípios atendidos pela Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Dentre estas cidades estão Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Farias Brito. 

A PPP tem o objetivo de cumprir as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que determina que 90% da população tenha acesso à coleta e ao tratamento de esgoto até o ano de 2033. Ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos na operação, ampliação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário destas cidades.

Aegea Saneamento

A Ambiental Crato e a Ambiental Ceará são empresas da Aegea, criada em 2010 e líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Ao todo, a Aegea atua em 178 municípios, em 13 estados brasileiros, atendendo aproximadamente 26 milhões de habitantes. Em junho, a companhia foi a campeã da categoria “Saneamento e Meio Ambiente” da premiação “Melhores do ESG 2023”, realizada pela revista Exame em parceria com o Ibmec.

Serviço
Estande da Ambiental Ceará e Ambiental Crato na 70ª ExpoCrato
De 9 a 16 de julho, das 9h às 21h
Rua A – área da feira agropecuária no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante
Entrada gratuita

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Ceará trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Contato Saiba mais
Contato

O atendimento ao cliente permanece com a Cagece. Utilize a Central de Atendimento da Cagece para qualquer solicitação.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Ceará é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 24 municípios cearenses.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental Ceará e saiba mais sobre obras, programas e projetos.