Notícias

Ver notícia

Por meio do Cine Bom de Praça, moradores de sete cidades da região terão acesso gratuito a produções que valorizam a cultura cearense

Sessões gratuitas de cinema, na praça da cidade, com direito a pipoca e todo o universo mágico da sétima arte: essa é a experiência que o projeto Cine Bom de Praça, da Ambiental Ceará e Ambiental Crato, vai proporcionar nos sete municípios do Cariri atendidos pelas empresas. A iniciativa, que tem o lançamento marcado para 11 de setembro, reforça o pilar de promover transformações que vão além das obras de esgotamento sanitário. A estreia do projeto será em Missão Velha, com a exibição dos filmes “Pequenos Guerreiros” e “Cine Holliúdy”.

O diretor-presidente da Ambiental Ceará, André Facó, destaca como o Cine Bom de Praça fortalece as ações de Responsabilidade Social da Aegea – controladora das duas empresas e líder em saneamento privado no Brasil. “O projeto de universalização do esgotamento sanitário no Ceará já é transformador na essência, e associar esse trabalho a iniciativas como essa, que valorizam a cultura do estado, intensificam o impacto positivo da nossa atuação nessas comunidades”, avalia.

Para a diretora-presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim, o Cine Bom de Praça vai ser, também, uma importante ferramenta para democratizar o acesso ao cinema. “Esse é um projeto verdadeiramente lindo, já pensou o quanto é legal ver um filme na praça da sua cidade? Nos municípios onde a ação vai acontecer, as pessoas terão a oportunidade de viver essa experiência, assistindo a produções que tiveram cenas gravadas na nossa região, e sem pagar nada por isso”, descreve ela, que é, também, diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará com foco no Cariri.

Além de Missão Velha, as cidades de Barbalha, Santana do Cariri, Nova Olinda, Farias Brito, Juazeiro do Norte e Crato receberão a estrutura de cinema itinerante, que será montada ao ar livre. Os filmes exibidos serão “Pequenos Guerreiros”, dirigido por Bárbara Cariry e que teve parte das cenas gravadas em cidades da região; e “Cine Holliúdy”, com direção de Halder Gomes e nomes como Edmilson Filho, Falcão, Karla Karenina e Haroldo Guimarães no elenco. A expectativa é reunir, ao todo, quase 5 mil pessoas nas sessões.

A escolha do audiovisual como essência desse projeto se deu para valorizar a vocação cultural que o Ceará tem para o cinema, seja com longas e curtas metragens produzidos aqui ou com a realização de festivais com projeção nacional. O estado é também a terra natal de cineastas, atores e diretores que assinam trabalhos ímpares nesse segmento. Dessa forma, o Cine Bom de Praça é uma maneira de a Ambiental Ceará e a Ambiental Crato se aproximarem dos moradores e estimular que as vidas deles sejam transformadas a partir de vários aspectos – do saneamento básico à cultura.

Operação do saneamento
Por meio de Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a Ambiental Ceará vai cumprir as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que determina que 90% da população tenha acesso à coleta e ao tratamento de esgoto até o ano de 2033. A PPP vai atender 4,3 milhões de pessoas e, ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos na operação, ampliação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário destas cidades.
Já a Ambiental Crato opera na cidade do Crato desde 2022, sendo responsável pelo serviço de coleta e tratamento de esgoto e atendimento ao cliente. Por meio da concessão, a cobertura de esgoto saltou de 3% para 23%, devendo avançar para 50% até 2024.

CONFIRA O CRONOGRAMA DE EXIBIÇÕES DO “CINE BOM DE PRAÇA”

Missão Velha
11/09
Às 18h
Praça Monsenhor Horácio – Rua João Nogueira Jucá – Centro.

Barbalha
13/09 e 14/09
Às 18h
Pracinha de Santa Teresinha – Av. Gustavo Barroso, na altura do Nº 560 – Santo Antônio.

Santana do Cariri
16/09
Às 18h
Praça Tereza Cabral – Rua Patativa do Assaré, S/N.

Nova Olinda
18/09
Às 18h
Pátio da Prefeitura Municipal – Av. Perimetral Sul, 1065 – Centro.

Farias Brito
20/09
Às 18h
Parque de Vaquejada Silva Antero – Rua Aracy Freitas Francelino, S/N – Boa Vista.

Juazeiro do Norte
22/09 e 23/09
Às 18h
Praça do CC – Rua Senhor do Bonfim, S/N – João Cabral.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Ceará é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 24 municípios cearenses.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Ceará trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Contato Saiba mais
Contato

O atendimento ao cliente permanece com a Cagece. Utilize a Central de Atendimento da Cagece para qualquer solicitação.