Notícias

Ver notícia

Por meio da PPP de esgotamento sanitário firmada com a Cagece, a empresa vai colaborar para a preservação dos mananciais cearenses

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente põe evidência ainda maior aos debates sobre a urgência da preservação ambiental. No nosso estado, a maior Parceria Público-Privada (PPP) de esgotamento sanitário do país, firmada entre a Ambiental Ceará e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), vai garantir, entre outros benefícios essenciais à qualidade de vida da população, ações de cuidado com importância histórica para os mananciais. 

“Além de ser o maior programa de Parceria Público-Privada do país em saneamento, com benefícios diretos na proteção da saúde, melhoria da educação e aquecimento da economia, esse é, também, o maior projeto de proteção ambiental do Ceará. Os esgotos lançados de forma inadequada na natureza geram diversos problemas de poluição, principalmente em um recurso tão escasso no Ceará, que é a água”, explica o diretor-presidente da Ambiental Ceará, André Facó. 

De acordo com Facó, além de garantir a qualidade das águas dos açudes, o projeto de universalização do saneamento básico nas 24 cidades cearenses atendidas pela Ambiental Ceará vai proteger as águas subterrâneas existentes na região do Cariri. “Não temos nenhuma dúvida do quão impactante vai ser esse projeto, e do legado que ele vai deixar para o estado”. 

A Ambiental Ceará também já identificou oportunidades de melhorias da balneabilidade em alguns pontos hoje sinalizados como impróprios para banho, e tem a meta de desenvolver ações, no curto prazo, para mudar essa situação e favorecer o acesso da população e o turismo.

Universalizar o saneamento 

A PPP de esgotamento sanitário foi firmada com o objetivo de cumprir as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que determina que 90% da população tenha acesso à coleta e ao tratamento de esgoto até o ano de 2033. A Ambiental Ceará passa a atender 24 cidades, beneficiando 4,3 milhões de pessoas, o equivalente a mais de 60% da população urbana do Estado. Ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos na operação, ampliação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário destas cidades.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

O atendimento ao cliente permanece com a Cagece. Utilize a Central de Atendimento da Cagece para qualquer solicitação.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Ceará trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental Ceará e saiba mais sobre obras, programas e projetos.