Notícias

Ver notícia

A verificação fará parte da rotina de operações da empresa e, nesta etapa, vai contribuir no diagnóstico do Interceptor Leste, umas das redes mais importantes da Capital

A Ambiental Ceará retoma, nesta quarta-feira (8), o teste de fumaça na rede coletora de esgoto da Av. Beira-Mar, no trecho entre as avenidas Desembargador Moreira e Barão de Studart, dando continuidade ao trabalho iniciado na semana passada. A verificação vai contemplar 850 metros de rede e tem início previsto para as 22h30. Na noite de 30 de abril, a vistoria começou a ser feita na orla da Capital, mas teve de ser interrompida devido à chuva. 

O teste de fumaça visa contribuir para um diagnóstico operacional do Interceptor Leste (IL), uma das redes de esgoto mais importantes da Capital, responsável por transportar os efluentes coletados de diversos bairros da cidade para a Estação de Pré-Condicionamento de Esgoto (EPC), localizada na Av. Presidente Castelo Branco. Até o dia 29 de maio, as verificações serão realizadas em quase 3km de redes da orla.

Esse tipo de vistoria será rotina dentro das atividades da empresa. Inicialmente, o foco é fiscalizar toda a rede de esgoto da Vertente Marítima, bacia hidrográfica que compreende a faixa entre os rios Cocó e Ceará. 

A verificação com fumaça é a etapa inicial do diagnóstico. Para resultados mais precisos, a Ambiental Ceará realizará, ainda, o teste de corante, em que uma mistura de água e corante é adicionada nos pontos onde foram detectadas irregularidades durante o teste de fumaça. Existindo algum problema, a coloração irá aparecer na rede de esgoto. 

“As primeiras verificações estão sendo feitas no Interceptor Leste por conta da relevância dessa rede para o sistema de esgotamento de Fortaleza, mas esse tipo de vistoria será feito em outras áreas da cidade, dentro da nossa rotina de trabalho, trazendo cada mais assertividade para a operação das redes de esgoto”, reforça o diretor de Operações da Ambiental Ceará, Fernando Lima. Após concluídas todas essas verificações, será elaborado um diagnóstico operacional que vai pautar as ações da empresa na região. 

Inicialmente, o foco é fiscalizar toda a rede de esgoto da Vertente Marítima, bacia hidrográfica que compreende a faixa entre os rios Cocó e Ceará. (Foto: Esdras Nogueira)

Fumaça não oferece riscos

A injeção de fumaça na rede é feita por meio do equipamento insuflador acoplado aos Poços de Visita (PVs), também conhecidos como tampas de esgoto. Essa fumaça percorre a tubulação de esgotamento sanitário até retornar à superfície. Dependendo do local onde ela emergir, como bocas de lobos, ralos ou caixa de passagem, por exemplo, é possível identificar um provável ponto de irregularidade ou de lançamento de água da chuva na rede de esgoto.

Durante os testes, a fumaça pode aparecer em ralos e pias de banheiros e cozinhas dos imóveis. A Ambiental Ceará garante que o morador não precisa se preocupar, pois o material não é tóxico e não traz riscos à saúde de pessoas e animais ou ao meio ambiente.

PPP de esgotamento sanitário

Universalizar o esgotamento sanitário é a premissa da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Cagece e a Ambiental Ceará. A empresa é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Ceará trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Contato Saiba mais
Contato

O atendimento ao cliente permanece com a Cagece. Utilize a Central de Atendimento da Cagece para qualquer solicitação.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Ceará é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 24 municípios cearenses.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.