Notícias
Tecnologia de operação, governança, ESG, investimentos e as transformações trazidas pela universalização do esgotamento sanitário foram alguns dos temas abordados, na manhã desta sexta-feira (2), durante o encontro entre a diretoria da Ambiental Ceará e os associados do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças no Ceará (IBEF Ceará). A reunião aconteceu na sede administrativa da Ambiental Ceará, no BS Design, e foi conduzida pelo diretor-presidente, André Facó, e pela diretora de Relações Institucionais, Águeda Muniz, que também está como diretora vogal do IBEF Ceará.
“Foi o momento de reforçar nossas missões e desafios para levar o serviço de coleta e tratamento de esgoto a 4,3 milhões de cearenses em 24 cidades. Falamos sobre inovações no dia a dia, sobre o relacionamento com a comunidade e detalhamos o modelo da Parceria Público-Privada em que estamos inseridos com a Cagece”, destacou André Facó.
“Há alguns anos, o IBEF vem quebrando barreiras, reunindo pessoas de diversos segmentos e promovendo trocas entre elas. Nossos sócios são de áreas diferentes, e querem conhecer novos negócios, por isso a importância desse encontro com a Ambiental Ceará”, disse o presidente do Ibef Ceará, Ives Castelo Branco.
Além de serem apresentados ao modelo de atuação da PPP, os convidados conheceram o Centro de Operações Integradas (COI) da Ambiental Ceará, que acompanha, 24h por dia, cerca de 400 equipamentos, entre Estações de Tratamento e Elevatórias de Esgoto (ETEs e EEEs), além das rotinas das equipes operacionais em campo.
PPP do esgotamento sanitário
Por meio da Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Cagece, a Ambiental Ceará é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. A PPP atende 4,3 milhões de cearenses e, ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos em obras. A PPP visa promover o avanço do esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, avançando para 95% em 2040.