Notícias

Ver notícia

As quatro cidades da Região Metropolitana de Fortaleza agora integram a iniciativa que cria um canal de relacionamento entre a empresa e a comunidade

A Ambiental Ceará lançou o programa Afluentes, ao longo da última semana, nas cidades de Maranguape, Horizonte, Paracuru e Trairi, todos na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Em cada município, lideranças comunitárias mapeadas pela empresa conheceram o projeto e as principais intervenções que serão realizadas, com o objetivo de universalizar o acesso à coleta e ao tratamento de esgoto.

O programa Afluentes é executado em todas as concessionárias da Aegea – empresa controladora da Ambiental Ceará e líder em saneamento privado no Brasil – e, por meio do contato com lideranças de comunidades, aproxima as equipes dos moradores, permitindo que conheçam mais a fundo as necessidades de cada local e recebam sugestões acerca dos serviços prestados. Dessa forma, o Afluentes é, também, uma ferramenta que integra o dia a dia da operação.

Em Maranguape, o lançamento ocorreu na Casa CHA (Cultura, História e Arte), na segunda-feira (4). “Reunimos um grupo de pessoas que têm muito a contribuir com o nosso projeto, são professores, artesãos, educadores ambientais, moradores, lideranças comunitárias. Nesse momento de troca, pudemos sentir a expectativa da comunidade para receber o esgotamento sanitário e, ainda, propagar todo o benefício do saneamento básico para a população. Também recebemos demandas de projetos sociais em diversas áreas, como resíduos sólidos e educação ambiental nas escolas, são ações que estarão atreladas aos nossos programas de Responsabilidade Social, que visam conscientizar e melhorar da vida da população”, afirmou a gerente de Responsabilidade Social da Ambiental Ceará, Marcela Napoleão.

Uma das lideranças cadastradas no projeto é Daniel Oliveira, representante da comunidade do Novo Maranguape II, que acredita na transformação que as intervenções e os programas da Ambiental Ceará proporcionarão para o município. “É um prazer fazer parte do Afluentes, pois há muito tempo aguardamos o saneamento básico na nossa região. Nós acreditamos que o trabalho que será desenvolvido vai revolucionar a nossa população e o nosso município”, destacou.

Horizonte e Paracuru

Nas cidades de Horizonte e Paracuru, a entrada do Afluentes foi oficializada no dia 5 de setembro. Em Horizonte, as lideranças comunitárias se reuniram no Centro Cultural Tasso Jereissati, no Centro da cidade, para tirar dúvidas sobre a operação e entender como será a parceria entre a Ambiental Ceará, a Cagece e a comunidade.

Em Horizonte, as lideranças comunitárias se reuniram no Centro Cultural Tasso Jereissati

Já em Paracuru, o Centro de Arte e Cultura Lúcio Damasceno foi o cenário do lançamento do programa. O local conta a história da cidade, a partir das tradições e causos dos pescadores, e promove uma imersão no clima litorâneo de Paracuru com salas cujo piso é coberto de areia da praia. Lá, os líderes comunitários mapeados pela Ambiental Ceará celebraram a chegada não apenas das intervenções do esgotamento sanitário, mas a inserção da comunidade no dia a dia da operação.

Em Paracuru, o Centro de Arte e Cultura Lúcio Damasceno foi o cenário do lançamento do programa

Trairi

Na quarta-feira (6), foi a vez das lideranças de Trairi conhecerem os detalhes da operação de esgotamento sanitário na cidade e entenderem como será o funcionamento do Afluentes. O encontro ocorreu no CRAS Maria Apoline Barroso Moura.

Em Trairi, o encontro ocorreu no CRAS Maria Apoline Barroso Moura

Universalizar o esgotamento
O programa Afluentes será executado nas 24 cidades contempladas pela Parceria Público-Privada firmada entre Ambiental Ceará e Cagece, visando garantir que, até 2033, estes municípios tenham 90% de cobertura de esgoto. Ao longo da operação, o Afluentes vai promover, também, reuniões periódicas com a comunidade, onde são apresentados balanços dos investimentos e ações desenvolvidas. Além disso, esses encontros são oportunidades de esclarecer dúvidas e ouvir as solicitações da comunidade.

Na Região Metropolitana de Fortaleza, o programa já foi lançado em Aquiraz, Eusébio, Guaiúba, Cascavel, Pacajus, Maranguape, Horizonte, Paracuru e Trari e, agora, seguirá o cronograma em Itaitinga, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Chorozinho, Pacatuba e Maracanaú. No mês de julho e início de agosto, o Afluentes foi lançado nos seis municípios da Região Metropolitana do Cariri que fazem parte da PPP.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

O atendimento ao cliente permanece com a Cagece. Utilize a Central de Atendimento da Cagece para qualquer solicitação.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Ceará trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.