Notícias

Ver notícia

Esta etapa inclui execução de obras e melhorias em estruturas existentes para universalizar o acesso à coleta e ao tratamento de esgoto para 1,1 milhão de cearenses

A Ambiental Ceará iniciou, nesta quarta-feira (31/05), a operação definitiva do sistema de esgotamento sanitário dos 17 municípios das regiões metropolitana de Fortaleza e do Cariri. O marco inicial de intervenções aconteceu, na manhã desta quarta-feira (31/05), em Maracanaú. Na ocasião, a empresa lançou a Rota de Obras e Melhorias, plano que reúne as principais ações previstas no primeiro ano da Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Na região do Cariri, o evento de lançamento será realizado, às 16 horas desta quinta-feira (1º), no Horto do Padre Cícero em Juazeiro do Norte.

Nos 12 meses iniciais de operação definitiva, a Ambiental Ceará vai beneficiar diretamente mais de 80 mil pessoas com a implantação de mais de 110 km de redes coletoras de esgoto, infraestrutura que vai possibilitar 24 mil novas ligações de residências no sistema de esgotamento sanitário. Ainda, Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) serão construídas e modernizadas. Por mês, mais de 380 milhões de litros de esgoto serão coletados e tratados, a partir da ampliação da cobertura do serviço.

O diretor-presidente da empresa, André Facó, celebrou o início da operação. “Vamos entrar com toda a nossa força de trabalho para dar continuidade aos serviços que a Cagece já faz nos ativos existentes, agregando tecnologia e toda experiência da Aegea, reforçando nosso compromisso de fazer além, com projetos que impactem na saúde das pessoas e no desenvolvimento das cidades”, destaca.

O presidente da Cagece, Neuri Freitas, ressaltou que esta é a maior Parceria  Público-Privada de esgotamento sanitário do País e o maior projeto de saneamento da história do Ceará. “A partir de agora, a equipe da Ambiental Ceará vai operar os sistemas e a Cagece passa para uma posição de fiscal de contrato, buscando melhorias na prestação de serviço e acompanhando todas as obras que precisam ser executadas. Nosso objetivo é atingir a meta do marco legal, universalizando o acesso ao esgotamento sanitário para 90% da população das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri”, afirmou o gestor. 

Intervenções em curso

A Rota de Obras e Melhorias tem como foco a realização de intervenções que promovam avanços históricos. “Os moradores verão como será nossa atuação até a universalização do esgotamento sanitário nas cidades atendidas pela PPP. Serão novas redes de esgoto; ruas com sarjetas devidamente saneadas; e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) com melhorias, proporcionando mais segurança operacional. Também atuaremos no social, dialogando com a população e conscientizando sobre a importância do esgotamento sanitário para saúde e qualidade de vida das pessoas”, reforçou André Facó.

O início das atividades será marcado, entre outras inovações, pelo uso do robô San, que atua no videomonitoramento das redes de esgoto. Essa tecnologia vai monitorar o despejo irregular de esgoto na tubulação. As operações da rede de esgotamento sanitário das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri serão geridas a partir dos Centros de Operações Integradas (COIs), com sede em Maracanaú e Juazeiro do Norte, respectivamente. A partir deles, as equipes da Ambiental Ceará vão monitorar, em tempo real, níveis de poços, status de bombas e identificação de falhas. 

PPP do Esgoto

A PPP de esgotamento sanitário foi firmada com o objetivo de cumprir as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que determina que 90% da população tenha acesso à coleta e ao tratamento de esgoto até o ano de 2033.

Além do Bloco 1, a PPP do Ceará conta com o Bloco 2, que engloba os municípios de Fortaleza, Caucaia, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Trairi, cujo contrato foi assinado no último dia 16 de maio e está em fase de operação assistida.

A Ambiental Ceará também realizará serviços comerciais que impactam diretamente no esgotamento sanitário, como substituição de hidrômetros, padronização de ligações, atualização cadastral e fiscalização e combate às fraudes. Já a Cagece segue responsável pelo abastecimento de água e atendimento ao cliente.

Aegea Saneamento

A Ambiental Ceará é uma empresa da Aegea, criada em 2010 e líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Ao todo, a Aegea atua em 178 municípios, em 13 estados brasileiros, atendendo aproximadamente 26 milhões de habitantes. O grupo já opera no Ceará, por meio da concessão da Ambiental Crato, no município do Crato, onde a cobertura de esgoto saltou, em apenas 120 dias, de 3% para 16%, devendo avançar para 50% até 2024.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Ceará é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 24 municípios cearenses.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Ceará trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Contato Saiba mais
Contato

O atendimento ao cliente permanece com a Cagece. Utilize a Central de Atendimento da Cagece para qualquer solicitação.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.