Notícias

Ver notícia

Em encontro com Onélia Santana, a diretora de Relações Institucionais da empresa abordou projetos voltados para mulheres e melhorias nas comunidades

A diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz, esteve com a titular da Secretaria Estadual de Proteção Social (SPS), Onélia Santana, para articular parcerias que promovam melhorias e levem oportunidades para regiões vulneráveis nos municípios atendidos pela Parceria Público-Privada (PPP) de esgotamento sanitário. O encontro, realizado na tarde desta quarta-feira (9), teve como foco o planejamento de ações voltadas para mulheres e fortalecimento do projeto Zona Viva, lançado recentemente pelo governo do estado.

“A Ambiental Ceará tem a missão de universalizar o acesso à coleta e tratamento de esgoto em 24 cidades cearenses, mas nosso trabalho vai muito além disso. Queremos ser agentes de transformação, proporcionando mudanças que ultrapassam a fronteira do saneamento básico”, defende Águeda. Entre os projetos debatidos com a secretária Onélia Santana estão, por exemplo, iniciativas para capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade nas regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri.

O diálogo entre as duas gestoras abordou, ainda, o fortalecimento do projeto Zona Viva, lançado este mês pelo governo estadual no residencial José Euclides, em Fortaleza, e que deve ser replicado em outros conjuntos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. O Zona Viva será um espaço de qualificação profissional e ações de esporte, cultura e lazer para as comunidades onde for implantado.

As iniciativas socioambientais são um pilar importante da operação da Ambiental Ceará. Além das articulações com a SPS e demais parceiros estratégicos, a empresa está executando o programa Afluentes, que cria um canal direto de relacionamento entre a companhia e as comunidades, por meio de lideranças comunitárias. A iniciativa já foi lançada nos municípios do Cariri e, ao longo deste semestre, estará em plena atividade nos demais municípios contemplados na PPP.

PPP do esgotamento sanitário

Por meio da PPP estabelecida com a Cagece, a Ambiental Ceará tem o objetivo de cumprir as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que determina que 90% da população tenha acesso à coleta e ao tratamento de esgoto até o ano de 2033. O projeto beneficia 24 cidades, com atendimento a 4,3 milhões de pessoas. Ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos na operação, ampliação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário destas cidades.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Ceará trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental Ceará e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Contato Saiba mais
Contato

O atendimento ao cliente permanece com a Cagece. Utilize a Central de Atendimento da Cagece para qualquer solicitação.