Notícias

Ver notícia

Projeto “Olho D’Água” aborda sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos de forma lúdica

Alunos das escolas municipais de Horizonte puderam aprender, nesta quinta-feira e sexta-feira (11 e 12/04), sobre sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos de forma lúdica enquanto visitavam o projeto “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, exposição interativa que combina aspectos tecnológicos e rústicos. A iniciativa está localizada na Praça do Zumbi (Rua Zé Janjão, S/N), até dia 14 de abril. Em seguida, a ação segue para o município de Eusébio, onde ficará entre os dias 18 e 21 de abril, no Polo de Lazer na Praça Ivens Dias Branco.

A exposição “Olho d’Água” conta com três estações sendo uma delas de realidade virtual, onde, por meio de um óculos, o visitante sobe em uma canoa com um sapinho e navega por um rio conhecendo o ciclo da água, o relacionamento dos povos indígenas e quilombolas com a água, além de presenciar alguns problemas relacionados aos recursos hídricos. No Tech-Truck, obras interativas e informativas falam sobre algumas invenções e o tratamento de água. A última estação é um jogo chamado “Cachoeiras do Saber”, uma torre de blocos com perguntas, que ajuda a fixar o conhecimento.

Valentiny Reis, aluna do 6º ano da Escola Municipal José Eduardo de Sousa, visitou a exposição pela manhã e gostou de todos os espaços disponíveis.”Eu achei a exposição muito legal para incentivar os alunos a querer saber mais sobre a água, a economizar água e saber como ela é filtrada. O mais interessante foi entender que toda a água do mundo é uma só e também que ela passa de limpa, para suja e limpa de novo”, explicou.

Para a professora Luiza Santos, levar os alunos para uma atividade fora da sala de aula é importante, pois sempre traz uma nova forma de aprendizado. “Essa é uma vivência mais interativa, moderna e é uma complementação do que é visto na sala de aula de uma forma lúdica, tanto na parte da Ciência, onde vemos muito a questão do meio ambiente, quanto também no Portugês, com os textos. Isso aqui para eles é algo novo, diferente”, afirmou.

O projeto “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, produzido pela 3 Apitos. O patrocínio é do Instituto Aegea e Ambiental Ceará, com apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), da Prefeitura Municipal de Horizonte e da Secretaria de Educação do município. A mostra segue o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, estimulando os visitantes a despertar a atenção para a sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos de forma lúdica.

De acordo com o educador do projeto, Gabriel Abramovay, aprender sobre a importância da água “estimula o pensamento crítico em relação à preservação dos recursos hídricos tanto de maneira individual, quanto de maneira coletiva, e a fomentar novas ideias, novas formas de se ver, de aprender e dialogar, principalmente. Além disso, acredito que muito da educação ambiental parte das novas gerações, até para ensinar em casa. Muitas vezes nós levamos as ideias para as crianças e, em casa, elas acabam repassando para os pais”.

A coordenadora de Responsabilidade Social da Ambiental Ceará, Helena Gurgel, ressaltou que, por ser responsável pelo esgotamento sanitário no município de Horizonte, a Ambiental Ceará considera importante que as crianças da cidade entendam, desde cedo, sobre educação ambiental, sustentabilidade, o processo da água e saneamento básico. “A empresa, em uma parceria público-privada com a Cagece, cuida de toda a rede de esgotamento sanitário de 24 municípios e Horizonte é um dos contemplados. O projeto Olho D’Água tem esse intuito de falar um pouco sobre saneamento básico, a rede de esgotamento sanitário, o tratamento e a destinação final, que volta para os nossos recursos hídricos. É importante que os alunos, desde pequenos, comecem a entender sobre educação ambiental”. 

Nos dias 13 e 14 de abril, o caminhão estará na Praça do Zumbi com visitação aberta ao público geral, das 16h às 20h. À noite, acontece a exibição dos curta-metragens, também com acesso gratuito. 

Além de Horizonte, o projeto vai percorrer as cidades de Eusébio, Maracanaú, Pacatuba, Caucaia, Maranguape, São Gonçalo do Amarante e Paracuru. Antes de chegar ao Ceará, a mostra passou por estados como Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

CONFIRA O CRONOGRAMA DO PROJETO “OLHO D’ÁGUA

Eusébio

18 a 21 de abril

Maracanaú

25 a 28 de abril

Pacatuba

2 a 5 de maio

Caucaia

9 a 12 de maio

Maranguape

28 de maio a 2 de junho

São Gonçalo do Amarante

6 a 9 de junho

Paracuru

13 a 16 de junho

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

O atendimento ao cliente permanece com a Cagece. Utilize a Central de Atendimento da Cagece para qualquer solicitação.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Ceará trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Ceará é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 24 municípios cearenses.