Notícias

Ver notícia

Cerca de 50 colaboradores se mobilizaram para transformar a sede do Grupo de Interesse Ambiental (GIA), marcando um novo capítulo na história da instituição.

O endereço fica localizado no bairro Cocó, em Fortaleza. Ao chegar, um imóvel que não passa desapercebido por suas cores na fachada, mais alguns passos e floridas plantas e árvores acolhem o visitante, já a luz solar, esta entra pelos cômodos da casa reforçando a energia de transformação do trabalho que se faz ali, no Grupo de Interesse Ambiental – GIA.

Foi este o resultado do voluntariado de cerca de 50 colaboradores da Ambiental Ceará, que no mês de julho de 2025 realizaram um mutirão para executar serviços de reforma e organização no local. O grupo se dividiu entre pintura da fachada, restauro de grades e portões, além de limpeza da área externa e plantio de mudas.

A iniciativa foi reconhecida no Prêmio Voluntariado Aegea 2025, na categoria Meio Ambiente, fortalecendo o compromisso de cada um dos envolvidos com o propósito que engloba toda a Aegea: a vontade de ir além do básico e movimentar vidas por meio de suas ações. Com isso, o GIA também receberá uma doação no valor de R$ 5 mil reais para fortalecer os trabalhos desenvolvidos na instituição.

Emocionada com a notícia, Cláudia Bezerra, presidente da instituição, relembra como o espaço estava antes de todo o trabalho realizado pelos voluntários da Ambiental Ceará. “Estou aqui sem palavras, só de lembrar a luta que foi para conquistarmos esta casa, uma sede para continuar o trabalho do GIA e que, ao conseguirmos, enfrentamos tantos desafios estruturais. Mas, aí vieram vocês e transformam tudo por aqui. Sim, a passagem de vocês deixou uma semente muito fértil de transformação e inaugurou um novo capítulo da nossa história”, destacou.

Luana Santiago é coordenadora de Responsabilidade Social e foi uma das voluntárias, ao retornar ao local para dar a notícia do Prêmio Voluntariado da Aegea, a colaboradora verificou a continuidade no cuidado e na manutenção de tudo o que foi feito pelo grupo. “Eu lembro da primeira vez que vim aqui e na hora já pensei que poderíamos fazer mais, transformar essa realidade. A energia que está esse lugar, o cuidado que mantiveram, parece que foi ontem que viemos aqui. Fico muito orgulhosa de fazer parte desse capítulo para o GIA”, compartilhou.

A diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz, destacou, ainda, a importância do reconhecimento da atividade de voluntariado na empresa, mas principalmente a continuidade de apoio ao Gia. A gestora enfatiza que “o problema de um – como a destinação correta de resíduos, pode ser a solução para outros – com o reuso de materiais para produção de bolsas e estojos que impulsionam o empreendedorismo feminino e geração de renda. Estamos muito felizes em poder seguir apoiando este trabalho tão relevante e de verdadeiro impacto social”.

O Grupo de Interesse Ambiental (GIA)
Criado em novembro de 1998 no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, o GIA expandiu a atuação para diversos municípios cearenses, entre os quais estão Maranguape, Chorozinho e Beberibe. Em Fortaleza, o grupo concentra o trabalho em bairros com altos índices de vulnerabilidade social, como Barra do Ceará, Jardim Iracema, Bom Jardim, Mucuripe e Vicente Pinzón.

Além das oficinas de inovação sustentável, o grupo oferece formação para líderes ambientais e tem um papel fundamental no controle social de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente, por meio de parcerias estratégicas com instituições públicas e privadas e a participação de conselhos de unidades de conservação – a exemplo da APA de Baturité, a Reserva da Mata Atlântica e, mais recentemente, o Parque Estadual do Cocó.

Programa de Voluntariado Aegea
O Programa Corporativo de Voluntariado do Grupo Aegea busca fomentar ações sociais lideradas por seus colaboradores de maneira estratégica, estruturada e sistematizada, contribuindo para que o trabalho voluntário seja um valor da empresa e um comportamento esperado de seus colaboradores.

Dessa forma, aproxima os colaboradores da comunidade e contribui para o atendimento de demandas sociais locais. Outros benefícios são o desenvolvimento de novos talentos e habilidades e o estímulo ao protagonismo daqueles que se envolvem em ações voluntárias. O voluntário é movido por um propósito e pelas causas em que acredita e com as quais se identifica. Por meio dessa inciativa, a Aegea quer conectar pessoas engajadas, gerando um benefício local imediato e reconhecido pela comunidade.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

O atendimento ao cliente permanece com a Cagece. Utilize a Central de Atendimento da Cagece para qualquer solicitação.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Ceará trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental Ceará e saiba mais sobre obras, programas e projetos.