Notícias

Ver notícia

O descarte de resíduos sólidos em ralos, pias e sanitários, além da destinação indevida de águas de chuva das calhas no sistema de esgotamento aumentam o desafio da manutenção e do bom funcionamento da operação. 

A Ambiental Ceará, parceira da Cagece na operação e universalização do esgoto, orienta para que nesse período das festividades carnavalescas e que também são esperadas chuvas no Ceará, os foliões possam adotar boas práticas para apoiar o funcionamento adequado da rede de esgoto.   

Realizar o descarte correto dos resíduos sólidos é a principal dica para garantir a alegria pelas ruas e evitar entupimentos e extravasamentos. Isso porque, a destinação indevida em ralos, pias e sanitários de itens como latinhas, preservativos, papel higiênico, restos de alimentos, gorduras e garrafas plásticas, é um dos maiores desafios da manutenção e do bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário.   

Só no ano de 2025, por exemplo, a Ambiental Ceará retirou mais de 430 toneladas de resíduos sólidos do tratamento preliminar (gradeamento) das estações de tratamento, materiais que foram descartados irregularmente na rede de esgoto e galerias pluviais.  

Período chuvoso  
Manter ruas e calçadas limpas também deve ser um cuidado a ser adotado pelos foliões. Pois, com o período chuvoso, os resíduos descartados nesses espaços entopem galerias pluviais, “bueiros” e “bocas de lobo”, além de seguirem para lagos, rios e mares, podendo contaminar ou poluir esses ambientes.   

Outra dica importante é que a população garanta que a água da chuva das calhas das residências seja destinada para o sistema de drenagem da rua. Quando isso não acontece, durante chuvas intensas, o sistema de esgotamento sanitário é sobrecarregado.  

A coordenadora de interação social da Cagece, Sâmia Andrade, explica que o mau uso dessas redes ocasiona extravasamento de esgoto nos sistemas e alagamento nas ruas. A gestora alerta: “levantar a tampa do poço de visita (PV) é uma prática incorreta que prejudica diretamente a população. As pessoas fazem isso para diminuir a carga de água da chuva na rua, mas sobrecarregam a rede de esgoto e provocam extravasamentos”. 

Monitoramento 24h   
Para assegurar a tranquilidade do bom funcionamento da operação de esgotamento sanitário, a Ambiental Ceará já conta com o monitoramento em tempo real, 24h por dia, através dos Centros de Operação Integrada (COI). Instaladas em Fortaleza, Maracanaú e Juazeiro do Norte, as unidades de controle realizam o acompanhamento de mais 400 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs). A empresa também monitora Poços de Visita (PVs) de áreas de grandes fluxos de esgoto, popularmente conhecidos como tampas de esgoto, por meio de sensores de volume. Quando a capacidade está acima do limite, o sistema emite um alerta e as equipes entram em ação, evitando extravasamentos.  

A Cagece também mantém atendimento 24h por dia e, neste período, em caso de presenciar uma situação de entupimento da rede de esgoto, a população pode entrar em contato. Os canais de atendimento são: o aplicativo Cagece App (disponível para Android e iOS) ou por meio da Gesse, assistente virtual que atende no portal da companhia (www.cagece.com.br), além da Central de Atendimento (0800 275 0195).  

Sobre a PPP de esgotamento sanitário   
A Parceria Público-Privada de esgoto firmada entre a Ambiental Ceará e a Cagece tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,5 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040. 

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental Ceará e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Contato Saiba mais
Contato

O atendimento ao cliente permanece com a Cagece. Utilize a Central de Atendimento da Cagece para qualquer solicitação.