Notícias
Atualmente, mais de 9 mil imóveis já podem se interligar ao sistema de esgotamento sanitário, garantindo mais saúde e qualidade de vida com o avanço do saneamento básico na cidade.
De porta em porta, profissionais da Ambiental Ceará e da prefeitura de Horizonte percorreram as ruas do município levando informação e orientações com a blitz educativa Caminhando com a Ambiental. A iniciativa aconteceu em quatro edições, nos dias 18, 20, 25 e 28 de novembro, com o objetivo de mobilizar os moradores que já contam com rede disponível para que façam a sua conexão ao sistema de coleta e tratamento de esgoto.
A proposta é promover uma visita lúdica e interativa, na qual a população é sensibilizada sobre o serviço de esgotamento sanitário, além de poder responder ao Quiz do Saneamento Básico e concorrer a brindes.
Jonatas Lima é morador do município desde 1996 e vem acompanhando toda a transformação do lugar, que já conviveu com muitas ruas com esgoto a céu aberto, mas que hoje já conta com a cobertura de rede coletora. Proprietário de uma barbearia, onde a fossa está localizada bem embaixo da área de atendimento, ele recebeu a ação e já tem reservado material e profissional para poder se interligar. “É um avanço grande para nossa população, a fossa contamina o solo e temos que cuidar para tratar o esgoto corretamente, por uma questão de saúde mesmo”, enfatiza.

Com um sorriso largo no rosto e atenta às orientações, dona Francielda Lima recebeu a equipe já compartilhando que, sendo moradora recente na casa, desde que chegou já ficou preocupada com a presença de fossa. “imagina, todo o transtorno e o dinheiro que a gente tem que ter quando essa fossa enche, fora a questão da nossa saúde. Quero logo é ter esse serviço”, reforçou.

A blitz Caminhando com a Ambiental vem sendo realizada desde o mês de outubro e passou também pelas cidades de Fortaleza e Itaitinga, seguindo para o município de Barbalha, na região do Cariri cearense, no mês de dezembro.
O projeto soma os esforços da Ambiental Ceará, a parceira público-privada da Cagece, em busca da universalização do saneamento básico que, para acontecer, também conta com a consciência e a iniciativa da população ao fazer a sua parte e conectar seus imóveis ao sistema de esgoto.
Horizonte, por exemplo, dispões de cerca de 54% de cobertura de rede, sendo que mais de 9 mil imóveis já poderiam estar interligados, garantindo a coleta e o tratamento adequado do esgoto, o que implica em melhores índices de saúde, qualidade de vida, além da valorização dos imóveis.
PPP do esgotamento sanitário
A Parceria Público-Privada de esgoto firmada entre a Ambiental Ceará e a Cagece tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,5 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.
