Notícias

Ver notícia

Intervenção está sendo executada pela Ambiental Ceará e prevê a implantação de mais de 20 km de novas redes de esgoto 

Mais de 6.700 moradores dos bairros Buriti e Dedé Gama, na cidade de Pacajus, viverão uma nova realidade após a conclusão das obras de esgotamento sanitário que estão em andamento no município. A intervenção está sendo executada pela Ambiental Ceará – parceira da Cagece na operação e universalização do esgoto – e prevê a implantação de mais de 20 km de novas redes de esgoto, permitindo que os imóveis tenham acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto. 

Além das novas redes, a obra inclui a instalação de duas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), infraestruturas que recebem e bombeiam os efluentes coletados, direcionando até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) mais próxima, onde será tratado de maneira adequada.

As intervenções em andamento na cidade também vão universalizar o esgotamento sanitário no entorno do Açude Cacimbão, importante ponto turístico e suporte hídrico da cidade. “Para construção da rede de esgoto nesse local, estamos adotando a técnica de rebaixamento do lençol freático, assim, conseguimos realizar a implantação da infraestrutura de esgotamento sanitário e também preservar o curso hídrico”, ressaltou Fábio Arruda, diretor-executivo da Ambiental Ceará.

Outro diferencial das obras de ampliação da rede de esgoto em Pacajus é a instalação de um único Terminal de Inspeção e Limpeza (TIL) para atender duas residências, processo que acelera o andamento dos serviços. O equipamento fica instalado na calçada do imóvel e é o ponto de conexão entre a residência e a rede de esgoto. 

Fábio Arruda reforça que a instalação de um TIL único para dois imóveis não interfere na eficiência do sistema de esgotamento e nem no consumo medido em cada um deles. “A instalação do TIL neste formato visa otimizar a obra, a fim de que as pessoas consigam acessar os benefícios da conexão à rede de esgoto o mais rápido possível. E como trata-se de uma ferramenta de inspeção, não há chance de que haja qualquer interferência na medição mensal do consumo de cada cliente”, destacou o gestor.  

Avanços em Pacajus
No início da operação da Ambiental Ceará, em maio de 2023, Pacajus tinha a menor cobertura de esgoto entre as cidades da Região Metropolitana de Fortaleza, com apenas 3% do território contando com o serviço. Esse índice praticamente quintuplicou ao fim de 2024, quando Pacajus fechou o ano com quase 15% de cobertura de esgoto. Esse avanço foi possibilitado pela implantação de mais de 27 km de redes na cidade, beneficiando mais de 3,3 mil imóveis com a coleta e o tratamento adequados de efluentes.

PPP do esgotamento sanitário
A Parceria Público-Privada de esgoto firmada entre a Ambiental Ceará e a Cagece tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Ceará é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 24 municípios cearenses.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.