Notícias
Serão implantados 30 km de redes e duas estações elevatórias para garantir a coleta e a destinação adequadas do esgoto gerado por 5,6 mil imóveis no bairro, que passará a ter 100% de cobertura
As obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário no bairro Granja Lisboa e parte do território da Granja Portugal, em Fortaleza, foram visitadas pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, acompanhado do prefeito da Capital, Evandro Leitão e de autoridades, durante a manhã do último sábado (12).
As intervenções, que iniciaram neste mês, são executadas pela Ambiental Ceará, parceira da Cagece na operação e universalização do esgotamento sanitário, e compreendem a entrega de 30 km de redes e a construção de duas estações elevatórias de esgoto, garantindo acesso à coleta e destinação adequada a 5,6 mil imóveis.
O governador Elmano de Freitas expressou sua alegria e destacou a importância da obra para a população. “Estou muito feliz de estar vistoriando essa obra, visitando o bairro. Essa obra é muito importante para o povo de Fortaleza e, principalmente, dessa região da Granja Portugal”, reforçou em pronunciamento.
No início do ano, em evento no Palácio da Abolição, o Governo do Estado lançou um pacote de investimentos para ampliação da rede de esgotamento sanitário em 17 municípios atendidos pela PPP. Para a Capital, foram destinados recursos no valor de R$ 88 milhões para as obras em curso. A previsão de conclusão é para setembro deste ano.

Fotos: Carlos Gibaja – Casa Civil
De acordo com o presidente da Ambiental Ceará, André Facó, frente ao desafio de universalizar o serviço até 2033, a parceria entre as iniciativas [público e privada] veio para acelerar os ganhos gerados com o saneamento.
“Eu sempre falo que saneamento não é só uma infraestrutura. Na verdade ela leva dignidade à população, leva melhoria da qualidade de vida e protege o meio ambiente. Então é, talvez, a infraestrutura mais transformadora. E essa parceria veio exatamente auxiliar a Cagece nesse desafio de transformar a realidade do Ceará”, complementou.
O presidente da Cagece, Neuri Freitas, destacou a importância da obra para a qualidade de vida da população. “A rede de esgoto vai proporcionar mais saúde, garantindo uma condição ambiental adequada e toda uma condição social, de dignidade, de saúde, de qualidade de vida para a população dessa região”, disse.
PPP do esgotamento sanitário
Por meio da Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Cagece, a Ambiental Ceará é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. A PPP atende 4,3 milhões de cearenses e, ao todo, R$6,2 bilhões serão investidos em obras. A PPP visa promover o avanço do esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, avançando para 95% em 2040.