Notícias

Ver notícia

Durante o encontro, os executivos conversaram sobre ESG, tecnologias e o projeto de universalização do esgotamento sanitário em 24 cidades cearenses

O ESG na área do saneamento básico foi o tema abordado, nesta sexta-feira (26), durante o encontro entre a diretoria da Ambiental Ceará e os associados do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) Capítulo Ceará. A reunião aconteceu na sede administrativa da Ambiental Ceará, no BS Design, e foi conduzida pelo diretor-presidente, André Facó, e pela diretora de Relações Institucionais, Águeda Muniz.

No evento, André Facó destacou que o setor do saneamento básico nasce com a marca do ESG (ambiental, social e governança, em tradução livre do inglês). “As soluções de acesso à água envolvem não apenas disponibilizar esse recurso em quantidade, mas garantir a qualidade do que é ofertado. Ou seja, 99% do esgoto é constituído por água, quando tratamos esse material de forma adequada, antes de devolvê-lo para a natureza, estamos garantindo a qualidade da água de rios, açudes, lagoas e lençóis subterrâneos e cuidando do meio ambiente”, explicou.

Os diretores também ressaltaram que a agenda ESG está contemplada na essência da atividade da Ambiental Ceará, uma vez que coletar e tratar o esgoto proporciona mais saúde e qualidade de vida para as pessoas e influencia o aumento dos indicadores socioeconômicos e de produtividade. Apresentaram, ainda, os programas de responsabilidade social, que fortalecem o compromisso da empresa com as comunidades, e as ações de eficiência energética, como fechar o ano de 2024 com 100% de energia obtida a partir de fontes renováveis.

“Nós, como IBGC, ficamos muito contentes de ver a Ambiental Ceará fazendo um trabalho tão pertinente e necessário para a nossa sociedade. Podemos perceber que, por meio de práticas estruturadas, como as executadas pela Ambiental, é possível vivenciar o ESG. Este encontro é uma grande oportunidade debater esse tema que envolve todo pilar ambiental, social e governança, e de fazermos parte deste processo de transformação e desenvolvimento para o nosso estado”, destacou Renata Paula Santiago, coordenadora-geral do IBGC Capítulo Ceará.

Os convidados também conheceram o Centro de Operações Integradas (COI) da Ambiental Ceará, que acompanha, 24h por dia, cerca de 400 equipamentos, entre Estações de Tratamento e Elevatórias de Esgoto (ETEs e EEEs), além das rotinas das equipes operacionais em campo. 

PPP do esgotamento sanitário

Universalizar o esgotamento sanitário é a premissa da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Cagece e a Ambiental Ceará. A empresa é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$6,2 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Contato Saiba mais
Contato

O atendimento ao cliente permanece com a Cagece. Utilize a Central de Atendimento da Cagece para qualquer solicitação.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Ceará é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 24 municípios cearenses.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.