Notícias
A Ambiental Ceará é uma empresa da Aegea, grupo líder em saneamento privado no país. A partir da assinatura do contrato de Parceria Público-Privada (PPP) de esgotamento sanitário, firmado com o Governo do Estado e a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), a empresa fica responsável pela universalização do esgotamento sanitário em 17 cidades das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. Os investimentos garantirão que 1,1 milhão de cearenses tenham acesso à coleta e tratamento de esgoto, promovendo mais saúde, dignidade humana e qualidade de vida.
Em cinco anos, a concessionária deverá dobrar a cobertura de esgotamento sanitário nos municípios que hoje é de apenas 30%. A meta é chegar a universalização até 2033, garantindo que 90% da população tenha acesso à coleta e tratamento de esgoto, avançado para 95% até 2040.
Um total de R$ 2,6 bilhões deve ser destinado para as obras de ampliação, operação e manutenção dos sistemas de esgotamento sanitário. O projeto contempla a implantação de 2.500 km de novas redes de esgoto, 18 novas Estações de Tratamento de Esgoto, 159 novas Estações Elevatórias de Esgoto e mais de 325 mil novas ligações de esgoto.
Cidades atendidas
Nesse momento, os municípios atendidos serão: Aquiraz, Barbalha, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Farias Brito, Guaiúba, Horizonte, Juazeiro do Norte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Missão Velha, Nova Olinda, Pacajus, Pacatuba e Santana do Cariri.
A Aegea foi vencedora dos dois blocos do leilão de PPP da Cagece. Com a assinatura do Bloco 2, o Estado deve ampliar a PPP para mais sete cidades, incluindo a capital Fortaleza. Assim, o investimento chegará a R$ 6,2 bilhões, com benefício direto a 4,3 milhões de cearenses.
Sobre a Aegea
A Aegea Saneamento está presente em 171 municípios, em 13 estados brasileiros, atendendo aproximadamente 22,7 milhões de habitantes. No Ceará também contará com a estratégia de investimento social da Aegea, que tem por objetivo promover o crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDH-M), para além dos serviços de saneamento, a partir da realização, apoio ou patrocínio de projetos socioambientais diretamente ligados à educação, saúde e geração de renda.