Notícias

Ver notícia

A iniciativa cria um canal aberto e direto de relacionamento entre a empresa e as comunidades

A missão da Ambiental Ceará de universalizar o acesso à coleta e tratamento de esgoto em 24 cidades cearenses conta com um recurso importante: o apoio da população para realizar essas transformações. Esse relacionamento é fortalecido a partir do programa Afluentes, que promove um canal aberto de comunicação entre a comunidade e a empresa, e cujo primeiro lançamento para a Região Metropolitana de Fortaleza ocorre nesta quarta-feira (16), em Guaiúba.

A iniciativa é executada em todas as concessionárias da Aegea – empresa controladora da Ambiental Ceará e líder em saneamento privado no Brasil – e, por meio do contato com lideranças de comunidades, aproxima as equipes dos moradores, permitindo que conheçam mais a fundo as necessidades de cada local e recebam sugestões acerca dos serviços prestados. Dessa forma, o Afluentes é, também, uma ferramenta que integra o dia a dia da operação.

No Ceará, a etapa inicial de implantação do projeto começou a ser feita nas cidades contempladas pela Parceria Público-Privada (PPP) de esgotamento sanitário, firmada com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). “O primeiro passo foi mapear as lideranças das comunidades, realizar encontros para apresentar a nossa equipe e construir um laço de confiança. E agora, vamos fortalecer esse canal para estar cada vez mais perto da população. Desejamos que a comunidade seja, junto com a Cagece, nossa parceira. A licença social para operar é algo muito relevante para nós”, explicou a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz.

Ao longo da operação da empresa nas 24 cidades cearenses, o Afluentes vai promover, também, reuniões periódicas com a comunidade, onde são apresentados balanços dos investimentos e ações desenvolvidas. Além disso, esses encontros são oportunidades de esclarecer dúvidas e ouvir as solicitações da comunidade.

O lançamento do Afluentes em Guaiúba acontece a partir das 10h desta quarta-feira (16), no Centro de Artes e Cultura (Cearc). Em seguida, o cronograma de apresentação do programa segue nas cidades de Maranguape, Maranguape, Eusébio, Aquiraz, Cascavel, Pacajus, Chorozinho, Horizonte, Itaitinga, Pacatuba e Maracanaú. Ao longo do mês de julho e início de agosto, o Afluentes foi lançado nos seis municípios da Região Metropolitana do Cariri que fazem parte da PPP.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Ceará trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental Ceará e saiba mais sobre obras, programas e projetos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.