Notícias

Ver notícia

A implantação de 1,26 km de rede de esgoto no entorno da Lagoa da Prejubaca foi a primeira expansão do sistema feito por meio da PPP no município

A Ambiental Ceará – empresa parceira da Cagece na universalização do esgotamento sanitário – entregou, nesta quinta-feira (4), obra de esgoto realizada no entorno da Lagoa da Prejubaca, em São Gonçalo do Amarante. A implantação de 1,26 km de rede foi a primeira de expansão do sistema, executada pela empresa no município, e resultou na ativação de todo o sistema de esgoto em volta da lagoa, representando um passo importante para a despoluição daquele ambiente natural.

A intervenção beneficiou diretamente cerca de 500 moradores do bairro Palestina, próximo da Lagoa da Prejubaca, que agora podem conectar os imóveis na rede de coleta de esgoto, destinando o material para ser tratado corretamente. 

Paulo Henrique Pascoal, gerente de parcerias da Cagece, explica que a parceria entre a Cagece e a Ambiental Ceará tem como objetivo “alcançar a universalização do sistema de esgotamento sanitário, para promover o acesso a esse serviço para a população, unindo a conservação do meio ambiente e o benefício social para o município e a região”.

“Nossa primeira entrega de obra, em São Gonçalo do Amarante, tem um enorme valor ambiental e social para o município. Contribuir com a despoluição da Lagoa da Prejubaca a partir do serviço de esgotamento sanitário vai, certamente, incrementar o movimento na região e, claro, trazer mais qualidade de vida para o dia a dia de quem mora e frequenta o local. Agora, inicia a etapa em que contamos com a participação de cada morador do bairro Palestina, que foi contemplado com essa obra de expansão de rede de esgoto, para conecte seu imóvel e passe a destinar o material gerado em casa para o tratamento correto”, destaca o diretor-executivo da Ambiental Ceará, Fernando Lima.

Além da obra de expansão da rede de esgoto no município, a empresa realizou outras melhorias no sistema de esgotamento sanitário de São Gonçalo do Amarante desde que começou a operar na cidade, em setembro do ano passado. Entre as ações estão a limpeza preventiva em mais de 37 km de redes pré-existentes de esgoto, contribuindo de maneira significativa para a redução de extravasamento de esgoto no município. 

Outra iniciativa foi o nivelamento de 24 Poços de Visita (PVs), mais conhecidos como tampas de esgoto. Essa ação deixa os tampões no mesmo nível do pavimento de ruas e avenidas, trazendo mais segurança para o dia a dia no trânsito. 

Expansão contínua

Durante a entrega da obra na Lagoa da Prejubaca, a Ambiental Ceará anunciou, ainda, uma nova frente de obras no município, que deve beneficiar mais de 1.700 moradores do bairro Carioca e adjacências. No local, serão implantados 4,8 km de novas redes coletoras de esgoto, permitindo que mais de 500 imóveis tenham acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto. 

A nova intervenção inclui, também, a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) que vai bombear os efluentes coletados, direcionando para uma estação de tratamento e garantindo o funcionamento pleno do sistema da região. As obras têm previsão de serem concluídas em dezembro deste ano.

PPP de esgotamento sanitário

Universalizar o esgotamento sanitário é a premissa da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Cagece e a Ambiental Ceará. A empresa é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$6,2 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Ceará é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 24 municípios cearenses.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Ceará trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Contato Saiba mais
Contato

O atendimento ao cliente permanece com a Cagece. Utilize a Central de Atendimento da Cagece para qualquer solicitação.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.